A data protocolar de lançamento de um automóvel nem sempre é suficiente para identificar sua modernidade. Uma troca de gerações pode ser provocada mais pela datação estética que pela atualidade tecnológica. Há modelos que já chegam ao mercado defasados enquanto outros dão adeus quando ainda têm recursos de sobra para encarar os rivais. Este é o caso do SUV médio Volkswagen Tiguan. Como se trata de um modelo importado, ele responde às demandas de mercados mais sofisticados, como o europeu e o norte-americano, enquanto aqui no Brasil ainda está bem próximo do que os rivais oferecem – a nova geração, já lançada lá fora, deve chegar em março do ano que vem, numa versão para sete passageiros. Para aumentar o poder de atração do Tiguan nesta fase de transição, no ano passado a Volkswagen tirou de cena as configurações mais caras, que tinham o propulsor 2.0 TSI, e passou a oferecer apenas configurações mais acessíveis com o motor 1.4 TSI, o mesmo que anima o Jetta e o Golf nacionais.

Volkswagen Tiguan 1.4 TSI

O motor turbo 1.4 do Tiguan rende 150 cv de potência e torque de 25,5 kgfm, disponível entre 1.500 rpm e 3.500 giros. A tração é dianteira – não há mais opção de tração integral na linha – e o câmbio é o automatizado DSG, de dupla embreagem e seis velocidades. Segundo a Volkswagen, esse trem de força consegue levar o Tiguan do zero aos 100 km/h em 9,2 segundos. Com 1.501 kg, sua relação peso/potência é de 10 kg/cv.

Visualmente, o modelo vendido atualmente é o mesmo desde a linha 2012, quando foi promovido um face-lift. Com motor 1.4, as barras de teto, molduras das janelas e faixas laterais são pretas, no lugar dos cromados utilizados por boa parte dos carros atualmente. As rodas de liga leve têm 17 polegadas, mas podem chegar ao aro 18” a partir de um pacote opcional. Por dentro, os bancos são de tecido – o que surpreende um pouco, mas se justifica por tratar-se de uma configuração de entrada, única mantida na linha. De série, vem central multimídia com sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto, mas opcionalmente é possível escolher uma versão com GPS nativo. O preço parte de R$ 128.270, mas já é possível ver as concessionárias entregando o modelo sem opcionais com descontos expressivos – abaixo de R$ 100 mil. Não à toa, das 941 unidades emplacadas nos onze primeiros meses de 2017, 390 exemplares, ou 40% delas, foram em novembro.

Volkswagen Tiguan 1.4 TSI

Sistema start/stop, direção elétrica, seis airbags, controlador de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado manual, controles eletrônicos de estabilidade e tração, volante multifuncional com acabamento de couro e ajuste de distância e profundidade, computador de bordo, freio de estacionamento elétrico com função auto-hold e sensor de estacionamento traseiro chegam para todos. Ar-condicionado digital com duas zonas de controle, chave presencial, câmara de ré e sensores crepuscular e de chuva são pagos à parte. Há ainda a opção do teto solar panorâmico, que custa R$ 7.025. Completo, o Tiguan 1.4 na cor branca da unidade testada chega aos R$ 141.332.

Ponto a ponto

Desempenho – O motor turbo utilizado no Tiguan é o mesmo que a Volkswagen adota nas versões 1.4 de modelos como Jetta e Golf. São 150 cv e um bom torque de 25,5 kgfm já a partir de 1.500 giros. O resultado é um carro sempre animado, pronto para uma acelerada mais forte. Ultrapassagens e retomadas são realizadas com facilidade e o câmbio automatizado DSG, de dupla embreagem e seis velocidades, interage bem com o propulsor e as trocas são feitas de maneira ágil e no tempo certo. Apesar dos 1.501 kg em ordem de marcha, o zero a 100 km/ é feito em 9,2 segundos. Já a velocidade máxima vai a 195 km/h. Nota 8.

Estabilidade – Apesar de ser um SUV médio, o Tiguan não é um carro muito grande. Sua dirigibilidade se assemelha bastante à de um hatch esportivo e a suspensão bem calibrada contribui para garantir o equilíbrio em caminhos mais sinuosos. As rolagens de carroceria são imperceptíveis e a sensação de segurança é constante. Nota 9.

Volkswagen Tiguan 1.4 TSI

Interatividade – A visibilidade é boa à frente e atrás e o sistema de entretenimento tem tela sensível ao toque, além de ter GPS e uso bastante simples. O volante é multifuncional e há borboletas para trocas de marcha. Mas os ajustes do banco do carona surpreendem, porque não é possível reclinar muito o do carona. Nota 7.

Consumo – O Tiguan 1.4, única versão vendida atualmente, não é flex. Na avaliação do InMetro, ele obteve média de 10,1 km/l na cidade e 11,6 km/ na estrada, sempre com gasolina, resultando em 2,04 MJ/km de consumo energético. Foi nota A na categoria e C no geral. Nota 8.

Volkswagen Tiguan 1.4 TSI

Conforto – O espaço no Tiguan se assemelha ao de um sedã médio e ele acomoda muito bem até quatro pessoas. Nessas condições, há espaço para pernas, ombros e cabeças. Já um quinto passageiro pode apertar um pouco os ocupantes de trás. A suspensão tem calibragem correta e absorve com competência as buraqueiras das ruas brasileiras. Nota 8.

Tecnologia – O Tiguan traz um motor que não chega a ser forte e nem flex, mas é suficiente para mover o carro com competência e conta com um câmbio automatizado de dupla embreagem bastante ágil. O recheio é correto, ainda mais na versão mais completa, e não mostra defasagem em relação ao que é oferecido por utilitários esportivos, mesmo alguns lançados recentemente. A plataforma é de 2003, a mesma da quinta geração do Golf e do atual Jetta. Nota 7.

Volkswagen Tiguan 1.4 TSI

Habitabilidade – O SUV da Volks até é altinho, mas não chega a ser algo que atrapalhe a entrada e saída do modelo. O teto panorâmico e solar ajuda a ampliar a sensação de espaço, A oferta de porta-objetos é boa e o porta-malas de 470 litros fica na média do segmento. Nota 7.

Acabamento – A Volkswagen é uma das marcas mais racionais nesse aspecto e também bastante conservadora. Os plásticos têm toque macio e os encaixes são corretos. Mas não há qualquer requinte, o que decepciona por se tratar de um carro que, completo, ultrapassa os R$ 140 mil. Não há sequer couro nos bancos. Nota 7.

Volkswagen Tiguan 1.4 TSI

Design – O Tiguan é um carro discreto, pouco ousado e que ainda remete demais à identidade visual passada da Volkswagen. E que já ganhou nova geração no exterior, que chegará em breve ao Brasil. Ou seja: é um veículo que sai novo da concessionária, mas já com desenho ultrapassado. Nota 5.

Custo/benefício – O Tiguan 1.4 começa em R$ 128.270, mas chega a R$ 141.332 completo – os pacotes incluem teto solar, ar-condicionado digital de duas zonas, câmara de ré, retrovisor interno antiofuscante, rodas de liga leve aro 18, sensores de chuva e crepuscular, sistema multimídia com GPS e chave presencial para trava e ignição. São tecnologias já comuns atualmente. Um Chevrolet Equinox Premium, que recebe motor 2.0 turbo de 269 cv e é mais equipado, sai a R$ 149.900. E um Jeep Compass 2.0 aspirado de 166 cv completo sai a R$ 131.230. Ou seja, mesmo perto de sair de cena, o Tiguan ainda mantém preço próximo ao de modelos mais modernos. Nota 5.

Total – O Volkswagen Tiguan 1.4 TFSI somou 71 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

O Volkswagen Tiguan não é um esteticamente reprovável. Está até longe disso. Mas o fato da atual geração vendida no Brasil ter chegado ao mercado nacional há nove anos, em 2008, pode criar algum incômodo em consumidores novidadeiros, mais atraídos por design que por funcionalidade. Pouco mudou no carro externamente desde que chegou ao Brasil, o que o deixa com aspecto datado, mesmo quando está no showroom da concessionária. Além disso, a promessa da segunda geração por aqui no ano que vem cria certo dilema em quem pensa em comprar: é um modelo que, em breve, será substituído por outro, mais tecnológico e até maior, com expectativa de uma versão com sete lugares.

Volkswagen Tiguan 1.4 TSI

Por dentro, o acabamento do Tiguan 1.4 não condiz com o valor cobrado, que parte de R$ 128.270. Não há couro nos bancos ou qualquer requinte no habitáculo. Os plásticos até são suaves, mas o interior não impressiona. Tudo é muito racional e funcional, mas sem apelo visual ou luxo.

O maior destaque do carro é o que ele tem de mais moderno: o propulsor 1.4 turbo, de 150 cv. Ele não é flex, ou seja, roda apenas com gasolina, o que limita o motorista na hora de abastecer o modelo – principalmente em tempos de combustíveis tão caros, já que o etanol sai mais em conta. Mas o bom torque de 25,5 kgfm aparece já a partir de 1.500 giros. Isso significa vigor praticamente deste a arrancada. Tanto que seu zero a 100 km/ se dá em 9,2 segundos. Nada mau para um utilitário esportivo de 1,5 tonelada de peso.

Volkswagen Tiguan 1.4 TSI

A lista de itens de série era muito boa até pouco tempo atrás. Mas a proliferação de SUVs no mercado nacional fez com que as fabricantes atentassem para a categoria em seus diversos tamanhos. Seis airbags, central multimídia com tela sensível ao toque e controles de estabilidade e tração, aliados a uma chave presencial, não o deixa muito distante do que é oferecido por outros modelos, mas não justifica um preço acima de R$ 140 mil. Quando era comercializado com motor 2.0, essa lista era maior e mais tecnológica – tinha até estacionamento automático. O Tiguan até é um carro interessante, mas atualmente tem mais valor como negócio de ocasião, suscetível a receber um belo desconto na negociação na concessionária.

Ficha técnica

Volkswagen Tiguan 1.4 TSI

MotorGasolina, dianteiro, transversal, 1.395 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando duplo de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível, acelerador eletrônico e turbocompressor com intercooler
TransmissãoCâmbio automatizado de dupla embreagem e seis velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração
Potência máxima150 cv a 5 mil rpm
Aceleração 0-100 km/h9,2 segundos
Velocidade máxima195 km/h
Torque máximo25,5 kgfm entre 1.500 rpm e 3.500 giros
Diâmetro e curso74,5 mm x 80 mm
Taxa de compressão10:1
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Traseira independente do tipo fourlink, com barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série
Pneus235/55 R17
FreiosA discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS e EBD
CarroceriaUtilitário esportivo médio em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 4,42 metros de comprimento, 2,04 m de largura, 1,66 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Oferece airbags duplos frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina
Peso1.501 kg
Capacidade do porta-malas470 litros
Tanque de combustível63,5 litros
ProduçãoWolfsburg, Alemanha
Lançamento mundial2007
Lançamento no Brasil2009
Reestilização2011
Itens de sérieRetrovisores elétricos e aquecíveis, travamento central e alarme com comando remoto, sensor de estacionamento traseiro, freio de estacionamento elétrico com função auto-hold, controle eletrônico de velocidade, banco traseiro bipartido e corrediço com ajuste longitudinal e encosto rebatível, ar-condicionado, direção elétrica, bancos dianteiros com apoio lombar, volante multifuncional em couro, descanso de braço dianteiro central com porta-objetos e regulagem longitudinal e de altura, faróis e lanterna de neblina, rodas de liga leve aro 17, sistema multimídia com tela touch, rádio CD-Player e Bluetooth. 
PreçoR$ 128.230. 
OpcionaisTeto solar elétrico e panorâmico, ar-condicionado digital de duas zonas, câmara de ré, retrovisor interno antiofuscante, rodas de liga leve aro 18", sensores de chuva e crepuscular, sistema multimídia com tela touch, rádio CD-Player, Bluetooth e navegação, chave presencial para trava e partida do motor e shift paddles para troca de marchas
Preço completoR$ 141.332

Volkswagen Tiguan 1.4 TSI

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/CZN