A Lexus divulgou um vídeo esta semana que mostra um novo sistema que consegue captar os batimentos cardíacos do motorista e transformar estas informações na lateria do carro, através de uma tinta com capacidades de luminescência elétrica. A marca afirma que esta é uma forma dos carros estarem mais conectados com os seus motoristas.

A tecnologia foi implementada em um Lexus RC F e acabou sendo batizada de “carro da pulsação”. A tecnologia biométrica foi desenvolvida em parceria com a Lexus e a divisão de tecnologia da M&C Saatchi Australia e da Tricky Jigsaw. O sistema demorou seis meses para ficar pronto.

Carro ganha iluminação de acordo com os batimentos cardíacos do motorista

De acordo com as informações que foram divulgadas pelas marcas envolvidas, o condutor passa a ter o seu ritmo cardíaco monitorado quando entra no carro. Todos estes sinais são transmitidos por wireless para uma placa Arduino que foi customizada e que está instalada na parte de trás do carro.

A placa, por sua vez, acaba enviando os sinais para as placas exteriores do carro que refletem um padrão de cor predeterminado. Com isso esta placa acaba funcionando praticamente como um LED. O sistema pode ser desligado, sendo que neste caso o carro acaba ganhando uma cor prateada.

Por enquanto ainda não existe previsão de lançamento da tecnologia para os carros que serão comercializados para o público consumidor.