Os ferros velhos acabaram se tornando bastante comuns em diversos locais, especialmente nas grandes cidades, sendo comércios destinados a dar um cabo nos veículos que chegam ao seu ciclo final. A ideia é reutilizar determinadas partes do carro que já não pode ser mais utilizado para outros veículos e também fins variados.
Mas o que muitas pessoas não sabem é que diversas empresas e montadoras acabam tendo os seus próprios centros de reciclagem, que permitem com que os veículos que não estão sendo mais utilizados passem por diversos processos e acabem se tornando, de alguma forma, uteis de novo.
O vídeo acima mostra alguns detalhes interessantes de como funciona o centro de reciclagem que é mantido pela BMW. De acordo com as informações que são divulgadas pela própria montadora, este centro existe desde o ano de 1994. Como não poderia deixar de ser, neste local o conceito de ferro velho acaba sendo elevado a um patamar completamente diferente.
Todos os processos utilizados para desmanchar um veículo fabricado pela própria BMW acabam sendo estruturados para funcionarem em uma escala industrial, com um espaço muito parecido com os próprios centros de produção destes mesmos veículos.
Para que o centro de reciclagem funcione de uma forma mais efetiva, é preciso saber o que deve ser separado e o que pode ser reaproveitado, bem como de que forma isso pode ser feito. Para garantir que nada está sendo colocado fora e que as coisas não serão estragadas mais ainda no processo, existem diferentes espaços, maquinas e profissionais para cada tipo de item encontrado no veículo, tais como estrutura, fluídos, peças, componentes, etc.
Neste processo, diversos elementos que muitas pessoas acham que simplesmente não teria como reaproveitar passa pela reciclagem. Por exemplo, praticamente todos os vidros dos carros são triturados, que podem ser utilizados como parte da fibra de vidro. Já diversos metais passam pelo processo de fundição, e voltam ao mercado como matéria-prima. O índice de reaproveitamento dos carros pode chegar até 95%.