A Yamaha surpreendeu boa parte do público do Salão de Tóquio 2015 ao apresentar o Motobot, um robô que consegue pilotar alguns modelos de motocicletas lançados pela montadora. No vídeo que foi lançado, a máquina quer ser tão rápida a ponto de desafiar pilotos como Valentino Rossi, rodando em velocidades superiores a 200 km/h.

Uma das principais diferenças deste robô criado pela Yamaha e os sistemas autônomos que estão sendo lançados para veículos de diferentes estilos é o fato de que não existe qualquer tipo de mudança nos veículos em si, sendo possível que o robô consiga pilotar diferentes tipos de modelos de motos.

Conheça o robô que consegue pilotar uma moto

Segundo os testes que foram feitos com este robô, a grande maioria deles em um circuito fechado na Califórnia, ele consegue rodar até 4 horas sem parar. Nos testes a velocidade que ele poderia atingir foi limitada para 100 km/h.

Por enquanto a ideia do robô é permitir que a Yamaha crie e teste novos sistemas de segurança para as suas motos, visando atender os pilotos de carne e osso.