Existem diversos tipos de modelos de carros criados que possuem como principal finalidade ajudar os policiais na captura dos mais variados tipos de bandidos. Só que a grande maioria destes modelos não existem no mundo real, apenas na ficção. Por aqui, a grande maioria do planeta ainda tem que se contentar com carros comuns que acaba apenas ganhando um “giroflex” para ser chamado de viatura policial.

O vídeo acima mostra o que pode ser considerado como um carro conceito criado justamente para atender as demandas das chamadas forças policiais. Trata-se de um robô-policial, que apesar de ter um formato de veículo, acaba tendo dimensões muito menores do que os carros convencionais. Mas não pense que apenas por ter um tamanho menor este veículo não poderá surpreender.

O modelo foi criado originalmente pela empresa Sinapura Otsaw e conta com uma grande quantidade de tecnologia embutida. O veículo conta com uma grande quantidade de sensores espalhados por praticamente toda a carroceria do veículo. Ele consegue identificar suspeitos através da análise de uma série de padrões.

Empresa lança modelo de carro-robô policial

Assim que detecta um possível suspeito, ele aciona o alarme para que a equipe especializada assuma o caso e conduza a investigação. Caso seja necessário ir atrás do suspeito se utilizando de imagens áreas, de dentro do carro é possível acionar um drone que será utilizado exclusivamente na missão.

O projeto faz parte de uma série de iniciativas que estão sendo conduzidas pelas empresas de tecnologia que estão inseridas dentro do ecossistema de Singapura para criar soluções de segurança. O governo acredita que os robôs realmente poderão assumir diversas funções policiais, aumentando a eficiência e também reduzindo os riscos humanos envolvidos em qualquer operação policial.

A empresa afirma que este modelo ainda é considerado como um protótipo, mas ele pode ser utilizado já por agentes de segurança. O aluguel do robô pode ser feito pelo preço de US$ 10 mil.

Mas a empresa afirma que a ideia não é que o robô tire vagas humanas, e sim servir de apoio nas equipes.