O Fiat Uno foi, durante muitos anos, considerado como um dos carros mais populares do Brasil. Se destacava pelo preço e também pela boa resistência, e acabou se tornando um dos modelos mais utilizados quando o assunto eram veículos comerciais para serviços de reparos (e a famosa escada no teto).

Fiat Uno aparece rebocando lancha na praia

Mesmo tendo saído de linha oficialmente no Brasil ao longo do ano de 2021, e já vinha sendo vendido em números cada vez menores até então, ainda existem milhares de unidades circulando pelo país.

Agora, o Uno se tornou mais uma vez o destaque de um vídeo curioso que começou a circular pelas redes sociais. Ele mostra um Uno rebocando uma lancha para fora do mar. O vídeo é bem curto, já mostrando a lancha acoplada ao Uno. E parece que realmente o carro não parece demonstrar muitas dificuldades para conseguir retirar a lanche das água se arrastá-la pelas areias.

O vídeo mostra também que o procedimento de reboque está sendo feito de forma incorreta. O Uno está utilizando uma corda para fazer a ligação entre o carro e o apoio da lancha. Caso eles tenham saído da faixa litorânea e ido parar diretamente em uma estrada, rodovia ou rua poderia ser multado, pois não estaria de acordo com as regas do Código Brasileiro de Trânsito.

No artigo 236 estão especificadas as normas para reboque no qual cordas ou cabo flexível são proibidos, "salvo em caso de emergência", diz o CTB, sendo pouco claro em relação ao que é uma emergência. A infração é média, que dá ao condutor do veículo 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 130,16. Para estar dentro da lei, a lancha deveria estar fixada diretamente na bola de reboque ou por meio de uma barra.

Confira o vídeo: