A Hyundai divulgou um vídeo em suas redes sociais com uma experiencia um tanto quanto estranha em no primeiro momento, mas depois que percebemos o carro envolvido acaba fazendo todo o sentido. O filme faz parte de uma campanha de divulgação do Nexo, um SUV que possui tecnologia que permite com que ele seja movido a hidrogênio.

O veículo aparece parado, mas com o motor ligado. No seu escapamento, na parte de trás, existe uma mangueira que se conecta diretamente a uma grande bolha que, de acordo com a montadora, esta fechada de forma que não entre nenhum ar externo. Ou seja, apenas o material que sai do cano de escapamento vai para dentro da bolha.

Dentro desta grande bolha foi colocado uma atleta, a nadadora Mireia Belmonte, que tinha a tarefa de correr em uma esteira na bolha. A ideia era mostrar a pureza do material liberado pelo cano de escapamento do carro.

Hyundai coloca atleta correndo dentro de bolha ligada a escapamento de carro

O sistema do Nexo funciona com três tanques de hidrogênio que alimentam células de combustível. Suas partículas são quebradas para se tornarem elétrons e prótons. Os elétrons produzem uma corrente que leva energia à bateria e aciona o motor. Já os prótons são enviados por uma membrana onde reagem com elétrons, coletam oxigênio e criam água, que sai pelo escapamento.

Ainda existe uma grande dificuldade de fazer com que este tipo de carro entre de fato no mercado, uma vez que a indústria ainda não encontrou uma forma de desenvolver motores que sejam acessíveis e viáveis financeiramente e que tenham esta tecnologia. Além disso, boa parte dos esforços da indústria estão concentrados no desenvolvimento dos carros elétricos.