Um dos grandes atrativos de qualquer carro, sem sombra de dúvidas, acaba sendo o seu exterior, com suas pinturas diferenciadas, com diversos efeitos diferentes, e também com as curvas que fazem parte do desenho e do design como um todo. Mas, apesar de todo mundo pesar estes elementos na hora de comprar um veículo, é grande a quantidade de consumidores que desejam personalizar, modificando determinados itens externos e internos.

Mas o que poderia ser dito de um veículo que tivesse a capacidade não apenas de mudar de cor, mas também reproduzir uma série de padrões e formas, tudo isso no seu exterior, e sem que os motoristas tivessem que gastar com reformas e afins. Foi o que a Lexus apresentou para o mercado esta semana, uma versão criada a partir do IS, e que conta com um sistema que permite a alteração de cores de uma forma geral.

É claro que este é um modelo que dificilmente vai chegar até o consumidor final, uma vez que ele foi criado basicamente como um carro modelo, mas o resultado realmente impressiona e mostra uma nova visão dos veículos nos futuros das cidades.

Iluminado

Lexus cria carro camaleão com 42 mil LEDs

Para conseguir este efeito, a montadora colocou nada menos do que 41.999 LEDs programáveis. É como se o carro fosse todo criado com um grande telão de LED na sua carroceria, que permite a criação de uma grande quantidade de efeitos diferentes, apenas com programações e repetições de determinados padrões de cores.

O veículo apresentado acima foi batizado como LIT IS, e foi o resultado de uma parceria entre a montadora com o serviço de vídeos Vevo. A criação teve mais que apenas o objetivo de mostrar um possível caminho para os carros no futuro, uma vez que a ação fazia parte de um conjunto de ações destinadas a promover a cantora britânica Dua Lipa.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela própria empresa, cada um dos LEDs foram colocados manualmente. Além disso, foram criados diferentes modos de programação para o comportamento das luzes, como um loop de cores, ou outro que se movimenta com padrões de musicais, transformando em movimentos das luzes as ondas sonoras. Ainda existe um terceiro modo que permite alterar as cores dos LEDs de acordo com movimentos de gestos.