A Mercedes-Benz e a Bosch lançaram um serviço, em caráter de testes, que funciona como uma espécie de “valet do futuro”. A ideia é oferecer um estacionamento no qual os carros encontram seus locais para parar de forma independente, sem a necessidade de um motorista.

O serviço foi implementado no estacionamento do Museu da Mercedes-Benz, localizado na Alemanha. Eles conseguiram aprovação das autoridades para operar um veículo autônomo do nível 4, o primeiro do gênero no mundo. O serviço se utiliza de infraestrutura da Bosch e da tecnologia de veículos autônomos da Mercedes.

Toda a tecnologia pode ser acessada e controlada através de um aplicativo desenvolvido para smartphones. O motorista precisa apenas deixar o carro em um pouco específico. A partir deste momento, o veículo procura por uma vaga que esteja disponível e estaciona. Depois, através de outro comando no app, o veículo retorna até o ponto onde foi deixado para que o motorista siga viagem.

Mercedes-Benz e Bosch lançam serviço de manobrista sem motorista

Para garantir o funcionamento da tecnologia, o estacionamento conta com diversos sensores da Bosch espalhados pelos corredores. Eles conseguem monitorar tudo o que acontece ao redor e enviar as informações necessárias para que o veículo consiga se movimentar de forma autônoma.

A tecnologia garante que o carro possa até mesmo mudar de andar, através das rampas do estacionamento, caso ele não encontre a vaga naquele nível. Além disso, sempre que o carro detectar algum tipo de obstáculo ele para, inclusive pessoas que possam estar caminhando pelo estacionamento.

"Esta aprovação estabelece um precedente para obter outras no futuro para o serviço de estacionamento autônomo em garagens em todo o mundo", disse Michael Hafner, chefe de tecnologias de condução e direção autônoma da Daimler, em comunicado.