Enquanto ainda estamos longe dos modelos de carros voadores que seriam considerados ideais para revolucionar a forma como o transporte acontece nos dias de hoje em grande parte do mundo, muitas empresas estão apostando pesado em outras tecnologias que podem acabar sendo tão impactantes quanto.

O vídeo acima mostra os testes que estão sendo feitos por uma empresa na Rússia. A companhia Hoversurf, que conta com sede na cidade de Moscou, apresentou ao mundo aquele que pode ser a primeira tentativa de criar uma moto drone. Ou seja, a ideia da empresa foi basicamente criar um veículo que conseguisse ir até uma certa altura e que tivesse a capacidade de levar apenas uma pessoa.

O projeto foi batizado com o nome de Scorpion-3 e foi classificado como sendo uma hoverbike, que é basicamente uma bicicleta que pode voar, se utilizando basicamente de quatro hélices e também com a ajuda de um motor elétrico localizado em cima de cada uma delas.

Um detalhe interessante com relação a este projeto está na forma como ele pode ser controlado. De uma forma geral, os pilotos podem começar a controlar o equipamento subindo em cima da Scorpion e levantando voo. Mas o drone também pode ser controlado a distância, através de um software especifico.

Segredos

Modelo de moto voadora é apresentado por empresa russa

Apesar da empresa estar buscando uma certa divulgação na mídia especializada, uma vez que lançou alguns vídeos no Youtube mostrando o que pode ser feito com o veículo, até o momento a grande maioria dos detalhes mais importantes estão sendo mantidos em segredo.  Não se sabe sobre o tempo de autonomia no ar, a altura máxima de voo e nem outras informações técnicas sobre o desempenho.

A informação confirmada pela empresa com relação a este projeto é apenas a intenção que realmente existe de transformar este veículo em algo comercial, com produção em larga escala. Para isso, a empresa já estaria planejando adicionar ao conjunto um pequeno motor a combustão, para atuar como extensor de alcance.

O principal público alvo que está sendo visado pela empresa são aqueles que gostam de praticar esportes de aventuras, por exemplo. Mas existem planos de venda deste veículo também para empresas que precisam desempenhar determinadas atividades, tais como vigilância, monitoramento, exploração geológica, entregas, serviços de salvamentos e outros.