A nova geração do Renault Duster passou pela avaliação de colisão da Latin Ncap para testar a segurança que o veículo oferece para os seus passageiros. E se o resultado não foi ruim, também não pode ser considerado excelente. A proteção para adultos recebeu 4 de 5 estrelas, enquanto que a nota para proteção para as crianças ficou em apenas 3 estrelas.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição responsável pelos testes, a avaliação foi realizada com uma unidade que foi importada da Romênia. O modelo ainda não está sendo vendido por aqui, com previsão de lançamento no ano que vem.

A nova geração do carro conta com airbag duplo, controle eletrônico de estabilidade e Isofix. De acordo com a entidade, novos testes serão realizados com as versões fabricadas na América Latina, assim que elas estiverem disponíveis.

Novo Duster fica com 4 estrelas em teste de colisão para adultos

Sobre o impacto frontal, a instituição afirma que a proteção oferecida para a cabeça e o pescoço do motorista e do passageiro foi boa. O tórax do motorista recebeu proteção marginal e o do passageiro, adequada dos sistemas de retenção. Os joelhos do motorista apresentaram proteção marginal porque foram expostos ao risco de serem feridos quando atingiram estruturas perigosas atrás do painel.

Além disso, os joelhos do passageiro mostraram proteção boa e marginal quando expostos ao risco de sofrer ferimentos ao atingir estruturas perigosas atrás do painel. As tíbias do motorista receberam proteção adequada e as do passageiro ganharam proteção boa e adequada. A área dos pés foi considerada instável, bem como a estrutura do habitáculo, que não conseguiu suportar mais carga.

Em relação ao impacto lateral, o veículo ofereceu boa proteção para a cabeça, abdome e pelve, enquanto o tórax recebeu proteção marginal. Impacto lateral de poste: não foi realizado porque o modelo não tem airbags de proteção lateral de cabeça como equipamento padrão.

Baixe aqui o relatório completo (Download PDF)