O novo Kia Sportage passou pela mais recente bateria de testes de segurança e de colisão da Latin NCAP. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo relatório final, o modelo teve um resultado final de 3 estrelas, de um total de 5 possíveis. Significa que ele conseguiu ter um resultados satisfatório, mas com diversos pontos de atenção.
Nos relatório que apresenta o resultado final detalhado, o Sportage conseguiu atingir 82,31% de proteção para ocupantes adultos, 71,57% para ocupantes infantis, 47,56% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas, além de 55,81% em assistência à segurança. O modelo foi submetido às provas de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres e ESC.
Outros quesitos importantes são a proteção oferecida para cabeça e pescoço do motorista e do acompanhante, que foi considerada como boa, e a proteção para joelhos do motorista e do passageiro, que foi considerada como marginal. Além disso, a área dos pés foi considerada estável, assim como toda a estrutura do habitáculo. No impacto lateral, cabeça, pélvis, peito e abdômen obtiveram boa proteção.
O que fez com que o carro também não conseguisse ter uma nota mais elevada foi a ausência de equipamentos de segurança extras que são oferecidos apenas como opcionais. "O veículo tem outros equipamentos opcionais que, se disponibilizados de forma mais ampla, poderiam melhorar a classificação", diz o Latin NCAP.
Por aqui, somente a versão vendida como topo de linha conta com itens de segurança que melhora consideravelmente a proteção dos passageiros e das pessoas que estão ao redor, como controlador de velocidade adaptativo, câmera com projeção de imagens em mudanças de faixa e frenagem de emergência em cruzamentos