Os brinquedos da marca LEGO fizeram parte do cotidiano de muitas crianças, e ainda fazem de uma forma ou de outra. Mas, nos dias de hoje, as crianças estão cada vez menos interessadas nas possibilidades reais de montagem que as peças de Lego proporcionam e cada vez mais de olho no que acontece no ambiente virtual.

Mesmo assim ainda existem muitas pessoas que investem o seu tempo criando as mais variadas coisas se utilizando dos bloquinhos de construção da Lego. E uma oficina norte-americana resolveu colocar em prática um projeto diferenciado: criar um carro com peças de Lego e que tivessem também conjuntos mecânicos de verdade.

A Green Gecko Technic Workshop criou um modelo, que foi batizado com o mesmo nome da companhia, de carro que consegue ter autonomia e funciona de uma maneira muito parecida do que os carros normais. O modelo conta com suspensão independente, direção pneumática, portas que abrem e fecham, além de um motor V8 que funciona por ar comprimido, a uma pressão de 3,8 bar, girando até 1500 rpm e que manda a potência para as rodas de trás.

Oficina cria carrinho de LEGO que se locomove sozinho

Uma das partes mais complexas do modelo criado pela oficina dos Estados Unidos é o sistema de transmissão, que tem a capacidade de receber a energia do motor a compressão por meio e um virabrequim, que é basicamente o responsável por mover as rodas motrizes.

O modelo realmente conta com um projeto bastante sofisticado quando comparado com as outras tentativas de criação de carros se utilizando de peças de Lego. Outra parte que merece destaque no projeto é o eixo diferencial, que acaba tendo como principal função dividir o torque entre as duas rodas, permitindo que giram em velocidades diferentes entre elas e, assim, o brinquedo contorna melhor as curvas.