A Nissan, em parceria com a Sony, produziu um vídeo que mostra um piloto conduzindo um carro de verdade do modelo GT-R. Nenhuma novidade até esse ponto, se não fosse a forma como este veículo foi conduzido: através de um controle de videogame, mais precisamente eu um DualShock 4, utilizando para o console PS4.

O vídeo acima faz parte da campanha de promoção para o lançamento do novo game da série Gran Turtismo, considerado como uma das franquias mais bem sucedidas de toda a história dos videogames.

A Nissan foi a responsável por realizar as modificações necessárias nos carros que permitiram com que ele fosse controlado se utilizando de um controle de videogame. Para que isso fosse possível, o modelo foi equipado com um total de quatro robôs, que acabam cuidando de todo o trabalho de virar o volante, acelerar e frear o veículo.

Piloto comanda Nissan GT-R com controle de videogame

O sistema também consegue operar toda a transmissão do carro, de acordo com os comandos que são enviados pelo piloto através do controle. Para que os sistemas consigam receber e responder a todos os comandos, os robôs trabalham com seis computadores, sendo que todos eles foram montados na parte de trás do carro. O sistema montado consegue atualizar as ordens vindas do joystick 100 vezes por segundo.

Outro componente fundamental neste sistema criado é um microprocessador, que consegue interpretar todos os sinais que são enviados pelo DualShock. De acordo com as informações que foram confirmadas pela empresa, o controle consegue mandar sinais para o carro de até 1 quilometro.

O profissional responsável por controlar o modelo a distância foi Jann Mardenborough, piloto da marca e vencedor do GT Academy – competição do jogo Gran Turismo que tem como prêmio a chance de virar piloto profissional pela Nissan. Os testes foram realizados no circuito de Silverstone, localizado na Inglaterra.

De acordo com os registros, o carro alcançou uma velocidade máxima de 211 km/h e uma média de 122 km/h durante todo o trajeto. A volta mais rápida registrada levou 1 minuto e 17,47 segundos.