Os testes de batida acabaram se tornando bastante reconhecidos no mercado de automóveis justamente por ser uma forma consistente de testar os sistemas de segurança dos veículos de uma forma geral. Os carros de verdade são colocados em grandes esteiras que simulam batidas que podem acabar acontecendo no dia a dia de qualquer trânsito.

Mas o que aconteceria se um carro construído todo com peças de Lego fosse colocado em um ambiente simulando praticamente o mesmo tipo de teste de batida que os veículos de verdade acabam fazendo. Foi exatamente este registro, que pode ser visto no vídeo acima, feito pelo Automóvel Clube da Alemanha (Adac).

O vídeo acima foi feito para fazer parte de uma campanha comercial. Foi criada uma réplica de um Porsche 911 GT3 RS. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa que produziu o vídeo, foram utilizadas 2.700 peças. O modelo teve um custo total de 300 euros.

Porsche de Lego passa por crash-test

O teste foi feito basicamente em um laboratório que é utilizado para os testes de batida de carros de verdade. Para registrar o que aconteceria com as peças de Lego, o carro foi lançado a uma velocidade de 46 Km/h antes de se chocar com uma barreira. E o resultado acabou sendo um pouco diferente do que estava sendo esperado pelos pesquisadores:

"O resultado foi diferente do esperado. O chassi do carro não teve problemas com a alta velocidade, e houve pequenos danos no impacto. Foi basicamente a desmontagem dos componentes", explica Johannes Heilmaier, chefe da unidade de crash-test da Adac.