Para quem andava por algumas rodovias da Suécia, parecia ser uma grande ação promocional para divulgar o lançamento do novo filme da série Star Wars. Mas, na verdade, se trata de um caminhão elétrico e autônomo que já está atuando, fazendo entregas diárias. Mesmo parecendo com o capacete de um stormtrooper, o veículo costuma acertar seus destinos.

O veículo foi criado através de uma parceria entre a desenvolvedora Einride e a companhia logística DB Schenker. Robert Falck, CEO da startup sueca Einride, disse que a empresa estava em conversas de parceria com grandes fornecedores para ajudar a escalar a produção e entregar pedidos, e não descartou futuras ligações com grandes fabricantes de caminhões.

"Esta permissão pública para estradas é um marco importante ... e é um passo para a comercialização de tecnologia autônoma nas estradas", disse o ex-executivo da Volvo à Reuters. "Como somos uma empresa de software e operacional, uma parceria com uma empresa de manufatura é algo que consideramos um avanço", disse ele, acrescentando que espera selar um acordo até o ano que vem.

Suécia conta com caminhão autônomo que faz entregas

O veículo foi batizado com o nome de T-Pod. De acordo com as informações que foram divulgadas pelas empresas que estão diretamente envolvidas no desenvolvimento do veículo, o caminhão conta com um peso total de 26 toneladas quando carregado e não conta com uma cabine de motorista.

O objetivo principal do desenvolvimento de um veículo deste porte é oferecer uma opção que reduza consideravelmente os custos operacionais de frente rodoviário. As contas apresentadas pela empresa demonstram que a redução de custos pode acabar chegando a 60% quando comparado com um serviço de frente feito com um caminhão tradicional, a diesel.