A Toyota divulgou um vídeo que mostra as primeiras imagens oficiais do Mirai, que deverá se tornar o primeiro carro do mundo movido a hidrogênio e que será fabricado em larga escala. A montadora já confirmou o início das vendas para os Estados Unidos e também para o Japão a partir do próximo ano.

O veículo apresentado pela montadora segue o formato de um sedã com quatro portas, sendo que em termos de tamanho ele pode ser comparado com Camry, vendido no Brasil.

De acordo com as informações preliminares técnicas apresentadas pela montadora, o carro vai rodar 480 Km com apenas um tanque de hidrogênio. O abastecimento deste tanque acontece em, no máximo, cinco minutos e o carro é totalmente inofensivo ao meio ambiente, já que do escapamento sairá apenas vapor d’água.

Toyota apresenta carro movido a hidrogênio

Para construir este veículo a equipe de engenharia criou um sistema com uma célula de combustível onde o hidrogênio se combina com o oxigênio do ar, o que acaba resultando em água e eletricidade. O sistema funciona de uma forma muito parecida com as baterias, mas ao invés de utilizar mais energia, será preciso apenas mais hidrogênio.

Essa eletricidade criada no sistema acaba sendo armazenada em uma bateria convencional e transmitida para o motor elétrico. A bateria também ganha um reforço de carga com a utilização dos freios regenerativos.

Para o lançamento do carro em larga escala a Toyota já confirmou parceria com distribuidores de combustível para instalar o sistema de recarga de hidrogênio nos veículos.

No Japão o carro vai custar algo em torno dos R$ 156 mil. Não existe previsão de vendas aqui no Brasil.