O poder do som costuma gerar diversas cenas na ficção, especialmente em desenhos animados. Afinal de contas, todo mundo já deve ter visto alguma vez na vida uma animação na qual as pessoas conseguem quebrar uma taça de vidro apenas com o seu grito. Mas, o que parece um exagero, trata-se de uma situação completamente plausível e que realmente tem bases na física.

E para provar que o som realmente tem o poder de quebrar coisas, foi feito um experimento que resultou no vídeo acima. As imagens mostram que foi possível quebrar a taça de um vinho apenas com o barulho do escapamento.

Toyota Supra aparece quebrando taça com ronco do escapamento

Para conseguir chegar neste resultado, foi utilizado um Toyota Supra com um sistema de escapamento esportivo, além de um sistema programável de injeção eletrônica e um sistema anti-lag para o turbocompressor. E estes utensílios acabam se quebrando justamente devido a todas as alterações que foram feitas no sistema.

Mas existe uma diferença do que aparece no vídeo do caso do cantor que consegue quebrar uma taça. No segundo caso, é preciso atingir uma nota tão alta que acabaria coincidindo com a frequência de ressonância da taça. Já no caso do escapamento, a taça se estilhaça devido à onda devido a alta pressão que sai do escapamento do Toyota Supra.