A versão hatch do Toyota Yaris passou recentemente por uma avaliação de colisão promovida pela Flobal NCAP. De acordo com o relatório oficial emitido pela entidade sobre os resultados obtidos, a nota do Yaris ficou 3 de 5 estrelas. O modelo utilizado é o vendido na África do Sul. A versão vendida por aqui ainda não passou pelo teste.

O modelo atualmente aparece como um dos carros mais vendidos do Brasil. Vale lembrar que o protocolo do Global NCAP é diferente do Latin NCAP. A avaliação foi feita com a versão de entrada do carro, que, assim como o modelo vendido no Brasil, conta com dois airbags. O teste  considerou a segurança de passageiros adultos e crianças em uma colisão frontal a 64 km/h.

O relatório afirma que que a estrutura do Yaris sul-africano foi considerada como instável. Mas alguns elementos acabaram fazendo com que sua nota subisse um pouco, como os alarmes de presença de cinto de segurança dos bancos da frente.

Toyota Yaris consegue três estrelas em teste de segurança

A entidade também considerou que o modelo conseguiu alcançar um bom desempenho na proteção da cabeça e do pescoço do motorista. Em contrapartida, a proteção para outras partes do corpo, como pernas, acabou sendo considerada insuficiente.

A expectativa é que o Yaris brasileiro passe pelo teste da Latin NCap nos próximos meses. Tudo indica que o desempenho do carro nacional seja melhor, uma vez que o modelo vendido por aqui conta com sistema de controle de estabilidade como item de série, o que não acontece com o carro sul-africano. Além disso, o teste do Latin NCAP coloca o carro à prova também no crash test lateral, enquanto o único teste realizado pelo Global NCAP foi o de colisão frontal.