A tecnologia está cada vez mais presente nos carros. Os motoristas conseguem acessar os mais variados sistemas de um veículo se utilizando de comandos que, muitas vezes, não necessitam de contato físico. Mas parece que os ladrões também estão se armando com tecnologia para se aproveitar das brechas nos sistemas para roubar carros.

O vídeo acima foi liberado pela polícia do Reino Unido e mostram bandidos realizando o que está sendo chamado como um “furto hacker”. Diferentemente dos roubos de carros comuns do dia a dia, os dois ladrões não se utilizaram de qualquer tipo de ferramenta física para entrar no carro. O veículo também não sofreu qualquer dano no momento em que os ladrões entraram.

A técnica que teria sido utilizada, de acordo com a investigação promovida pela polícia local, consegue enganar os sensores de chave presencial, que são conhecidos como sistema keyless (em inglês). Os carros que contam com este sistema abrem suas portas quando o dono, portando a chave, se aproxima do veículo.

Vídeo flagra “hackers” furtando carro no Reino Unido

Para conseguir enganar o sistema, os bandidos se utilizam de uma outra tecnologia de transmissão de sinais, que podem ser encontradas em aparelhos encontrados facilmente em qualquer lugar do mundo.

Funciona da seguinte forma: primeiramente os bandidos se aproximam da porta da garagem para captar o sinal que está sendo emitido pela chave do carro, que naquele momento está dentro de casa. Depois disso, o sinal da chave acaba sendo retransmitido para outro aparelho perto do carro, que acaba sendo enganado e abre suas portas.

A tecnologia deste carro também acaba não exigindo que o motorista gire a chave para dar partida no motor. Basta pressionar um botão, o que acaba tornando o roubo ainda mais fácil para os bandidos que entendem de tecnologia.

O mais impressionante é que toda a ação dura um pouco mais de um minuto. De acordo com as informações que foram divulgadas pela polícia do Reino Unido, o Mercedes-Benz furtado não foi recuperado.