Todos os motoristas sabem que o óleo é fundamental para que o carro possa cumprir a sua tarefa de levar as pessoas de um ponto até outro. Este, inclusive, pode ser considerado como um dos itens mais importantes da revisão que deve ser feita antes de qualquer viagem mais longa. Mas o que acontece quando um veículo precisa rodar completamente sem óleo no tanque?

Para mostrar o que efetivamente acontece quando um veículo anda por uma grande quantidade de tempo sem qualquer quantidade de óleo no tanque, os produtores de um canal de vídeos do Youtube resolveram fazer um teste até o limite. Para isso, resolveram comprar um veículo Mercedes Classe C 180 do ano de 1994 e que tinha um total de 321.000 km rodados.

Eles sabiam que o motor não aguentaria ser forçado sem qualquer tipo de óleo, mas o que eles queriam saber era quanto tempo aquele carro efetivamente conseguiria aguentar andando sem este item. Antes de começar a experiências, eles fizeram alguns testes para conferir se o motor 1.8 de 122 cv realmente estava em bom estado, o que foi comprovado.

Depois disso, o veículo teve todo o seu óleo de dentro do carter e começou a passar pelo teste de fogo.

Teste explosivo

Vídeo mostra quanto tempo carro roda sem óleo

Quando o motor de um carro começa a funcionar sem qualquer tipo de óleo, todas as peças envolvidas no processo de colocar um carro em movimento acabam entrando em atrito direto. Isso faz com que o veículo acabe sofrendo com um superaquecimento interno. Além disso, as peças começam a fazer uma série de ruídos, acelerando o desgaste.

Depois de alguns minutos rodando, o motor começa a fazer um barulho completamente diferente do que estava fazendo anteriormente. O carro também perde desempenho e passa a andar com muita dificuldade. Até que o motor não consegue aguentar mais muito tempo e explode. O carro conseguiu aguentar por 17 minutos.