A Volkswagen não está de olho apenas na criação de carros elétricos, mas também está pensando nas necessidades que este tipo de veículo vai acabar criando nos consumidores. A montadora apresentou um conceito nesta semana de um robô que tem como principal funcionalidade dar uma carga elétrica em modelos que estejam estacionados.

O robô funciona sob demanda e sem que seja preciso a interferência humana. O funcionamento do dispositivo é relativamente simples. Assim que o motorista estacionar o seu veículo ele pode avisar se precisa de uma carga. Este aviso poderá ser dado através de um comando em um aplicativo de celular.

Assim que receber a solicitação, o robô vai até o carro com um carregador e inicia o processo. Ao final do processo de carregamento, o robô consegue desconectar e voltar para o seu local de origem.

Volkswagen cria robôs para carregar carros elétricos

"O robô de carregamento móvel desencadeará uma revolução quando se trata de carregar em diferentes instalações de estacionamento, como em estacionamentos de vários andares, vagas de estacionamento e estacionamentos em subterrâneos", disse Mark Möller, chefe de desenvolvimento do Grupo Volkswagen.

"É porque trazemos a infraestrutura de carga para o carro e não o contrário. Com isso, estamos fabricando quase todos os estacionamentos elétricos, sem medidas de infraestrutura individuais complexas."

Para garantir que o robô consiga chegar de uma forma precisa até o carro que está precisando de energia, ele conta com diversos dispositivos, alguns deles presentes também em modelos de carros que possuem graus de autonomia, como câmeras, scanners a laser e sensores ultrassônicos. Dessa forma, o robô consegue se guiar dentro do estacionamento com uma certa facilidade.