O Fox, um dos modelos mais vendidos da Volkswagen no mercado brasileiro, passou por uma nova avaliação de segurança promovida pela Latin NCap. E a notícia não foi muito boa para o carro da empresa alemã. O Fox conseguiu apenas 3 estrelas, de 5 possíveis na avaliação final. Isso significa que um carro perdeu nota, já que na avaliação de 2015 ele tinha obtido nota 4.

A queda no desempenho de carros que estão sendo avaliados agora e que já tinham passado pelo processo anteriormente está sendo observada em muitas empresas. Um dos principais motivos é o endurecimento dos critérios de segurança que foram adotados pela entidade responsável pelos testes de colisão.

As mudanças nas regras foram adotadas no ano de 2016, quando a Latin NCap passou a incluir o teste de impacto lateral na avaliação geral. Além disso, a entidade também passou conferir um peso maior de pontos para os veículos que contam com mais equipamentos de segurança, como o controle de estabilidade.

Volkswagen Fox leva 3 estrelas em teste de colisão

O desempenho de 3 estrelas foi dado tanto para o modelo hatch quanto o modelo perua, chamado no Brasil de SpaceFox e Suran em outros mercados. 3 estrelas também foi a nota obtida pelos carros no quesito de proteção para crianças.

Segundo o que consta no relatório da entidade, o impacto lateral provocou "alta intrusão" no veículo, mas estrutura lateral do assento, juntamente com os elementos de absorção de energia localizados na porta e no banco, ajudou o "boneco de testes" a manter os valores de ferimentos abaixo dos limites máximos permitidos.

Foi destacada a presença de ancoragens do tipo Isofix de série como ponto positivo, mas como ponto negativo foi apontado que na posição central traseira o modelo ainda segue com cinto de segurança de apenas dois pontos. A falta do sistema de controle de estabilidade também acabou contribuindo para a queda na nota.

Confira o relatório completo da avaliação feita pela Latin NCap para o Fox e o SpaceFox.