A Volkswagen divulgou uma quebra de recorde obtida pelo seu mais novo protótipo elétrico, chamado ID R. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o modelo conseguiu atingir belas marcas durante testes realizados em Pikes Peak, um circuito que fica em meio às montanhas de Colorado Springs, nos Estados Unidos.

O vídeo acima mostra o potente carro 100% elétrico de 680 cv e tração integral em ação, conduzido pelo piloto francês Romain Dumas. Os números revelam que o carro terminou o circuito em 7:57.148, dezesseis segundos abaixo (uma eternidade) dos 8:13.878, em 2013, protagonizados pelo Peugeot 208 T16, que trazia um 3.2 V6 de 886 cv.

Os engenheiros fizeram  um trabalho completo no desenvolvimento deste carro, com foco no desempenho. O veículo passou por uma avaliação completa para o alívio do peso, além das linhas criadas especialmente para melhorar a aerodinâmica do veículo.

Volkswagen ID R elétrico bate recorde nas pistas

O carro conta com dois motores, que funcionam somente com eletricidade. Um dos motores fica na parte da frente do veículo, enquanto que outro está localizado na parte traseira. O modelo não pesa mais do que 1.110 kg, focado realmente na leveza para que consiga correr mais.

O modelo teve o seu projeto criado pensando especialmente na perda de downforce causada pelo ar rarefeito de Pikes Peak confeccionando um chassi plano e bem aerodinâmico. A asa teve que ganhar proporções enormes para que a aerodinâmica funcione como deveria.

Uma curiosidade em relação ao desenvolvimento do projeto foi o fato de que ele foi criado apenas em 250 dias. Entre o anúncio e o início do projeto Pikes Peak em 18 de outubro de 2017 e a corrida recorde em Pikes Peak em 24 de junho de 2018. O desenvolvimento do protótipo e a sua criação. O projeto foi criado por mecânicos da Volkswagen, de Wolfsburg e também de Hannover.