A Volkswagen utilizou recursos de Inteligência Artificial para criar um encontro emocionante: um dueto entre a cantora Elis Regina e sua filha, Maria Rita. O vídeo faz parte de uma campanha criada pela montadora para comemorar os seus 70 anos de atuação no mercado brasileiro.
Elis Regina morreu há 41 anos e, como a grande maioria dos brasileiros sabem, ela acabou deixando dois filhos ainda pequenos. Maria Rita acabou se tornando uma cantora apenas depois de muitos anos, conseguindo conquistar um grande espaço na MPB moderna. Dessa forma, um encontro entre as duas cantando nunca aconteceu na vida real, mas foi proporcionado a partir de tecnologias modernas, como deepfake.
Além da duas estrelas da música, outro destaque do vídeo da campanha é a ID.Buzz, modelo que lembra a Kombi mas 100% elétrica. Ao longo das imagens, podemos ver Maria Rita cantando um dos grandes sucessos da música brasileira que, apesar de ter ficado conhecido na voz de Elis, foi composto por Belchior: “Como nossos pais”.
O vídeo também faz um passeio pela história da empresa alemã no mercado brasileiro, passando por alguns veículos que fizeram história, como Fusca e Brasília.
Como o vídeo foi criado?
O vídeo foi criado pela agência AlmapBBDO e produzido pela Boiler Filmes, com direção de Dulcidio Caldeira. Parte da finalização de efeitos especiais do curta foi finalizada em uma empresa norte-americana especializada, que atua em diversos projetos feitos em Hollywood.
Elis Regina foi recriada a partir da combinação da tecnologia de IA para reconhecimento facial e os movimentos de uma atriz que foi a dublê da cantora já falecida. O recurso de deepfake empresa inteligência artificial para modificar ou sobrepor um rosto digital sobre uma imagem real. O sistema passa a ser alimentado por várias imagens da mesma pessoa e cria um resultado muito próximo do realismo. Mas a voz de Elis é real, apenas remasterizada e tratada para o vídeo.
De acordo com os dados divulgados pela Volkswagen, o projeto levou 108 dias para ficar pronto, om 2.454 horas de produção.