Um carro histórico; assim que podemos definir o Ford Cabriolet 1934, um exemplo do sucesso do método de produção de Henry Ford (conhecido como método Fordista). Elegante, social e perfeito para o cidadão americano, o resultado disso foi que ganhou diversos ídolos, incluindo o peculiar ladrão John Dillinger.
Detalhes do Ford Cabriolet 1934
Este modelo tinha um grande ar de inovação, o capô era maior, estendido, com uma aparência mais robusta, próximo ao para-brisas; as portas tinha uma ótima articulação e os eixos se tornarão mais distantes e as rodas menores, transformando-se em 17 polegadas.
O motor teve um grande acréscimo, se tornando mais resistente e um pouco mais potente, agradando assim a sociedade americana que estava em uma fase difícil, mas em momento algum deixava de consumir seus tão sonhados carros, que naquela época eram o verdadeiro sonho americano e a um preço acessível devido ao método fordista (muito estudado por sociólogos e economistas).
O carro era tão bom que o famoso ladrão John Dillinger (famoso por roubar bancos e conhecido como uma espécie de Robin Hood) mandou uma carta para Henry Ford elogiando o saudoso carro.
Seu custo ficava na casa do 600 dólares e foram produzidos mais de 900 mil ao longo dos anos de 1933 e 1934.
O motor era um V8 de muita qualidade para a época, que dava um som sensacional para o carro, que, além disso, contava também com um sistema conversível e uma transmissão manual de mudança bruta de velocidade.
Por que "Cabriolet"?
O termo cabriolet é muito antigo e tem como significado original "carruagem", mais, propriamente, aquele estilo clássico de carruagem com cobertura, as que eram consideradas de luxo em sua respectiva época.
Em carros, é empregado justamente por estes modelos parecerem carruagens e isso deve-se a ser o começo do automobilismo, portanto tudo ainda era muito ligado aos métodos dominantes antigos.
Resultados de Henry Ford
Esse carro é um resultado do duro trabalho de Henry Ford, que passou por guerras, lei seca e muitos outros fatores da história americana sem se abalar e continuando com seu sonho, sendo o precursor do uso de produção em esteira, no conhecido método fordista, ou seja, ele aumentou monstruosamente os níveis de produção sem ter que aumentar tanto a escala de funcionários, apenas mecanizando mais a produção e a dividindo em etapas pré-definidas.
Sendo assim, se temos sucesso no automobilismo hoje em dia, devemos muito ao gênio Henry Ford!