A montadora Ford, conhecida mundialmente pela qualidade na criação de veículos automotores, fez grande parte na história de evolução desse segmento. Com isso, ao decorrer de décadas, foi aprimorando todo o seu desenvolvimento para que seus consumidores pudessem ter a melhor experiência quando escolhessem um Ford para sua futura aquisição.

Porém, como toda grande montadora existente, a Ford passou por muitas dificuldades no final da década de setenta e por isso decidiu investir na remodelagem de todos os seus modelos existentes e para isso se baseou nos veículos modernos que eram criados na América.

Após diversos estudos e análises perante seus clientes a Ford chegou a um consenso comum e criou um projeto que revolucionaria o seguimento automobilístico. Esse projeto se chamava Ford Del Rey. Esse sedan luxuoso foi baseado nos modelos Ford Granada MKII e no Ford Taunus.

Ford Del Rey

História do Ford Del Rey

Pode-se dizer que o veículo da montadora Ford foi considerado durante muitos anos o maior sedan de luxo da montadora. Seu lançamento foi realizado na década de 80, mais precisamente em 1981 e o termino sua produção se deu 1991. Após o encerramento das produções o veículo passou o bastão de sedan de luxo da Ford para então o novo Versailles.

A criação de carros confortáveis, confiáveis e de extrema qualidade foram fatores marcantes na hora de se criar o sedan era partir da dia de um Corcel diferenciado. Com diversos modelos em sua trajetória, o sedan Del Rey trazia aos seus adeptos duas versões: a versão de quatro portas e a versão esportiva de duas portas. Ambas as versões possuíam duas opções de motorização: 1.6 CHT e 1.8 AP. Todo esse conjunto de motorização e design acompanhado por três volumes bem produzidos tornava o Ford Del Rey um dos melhores carros já fabricados pela Ford.

Primeiro modelo lançado

Como anteriormente informado o primeiro modelo teve seu lançamento em 1981 e encontrava-se a venda nas versões prata e ouro. A versão básica possuía certo requinte e qualidade não vista nos carros da época, porém o grande diferencial era encontrado na versão ouro, pois a versão completa possuía itens de série que na época não eram encontrados nos carros de sua categoria nacional.

Entre os requintes encontrados podemos dar como exemplo a presença de travas elétricas, vidros elétricos, rodas de liga leve, retrovisores com comando interno, faróis de neblina, relógio digital embutido no retrovisor central e bancos de veludo. Em seu terceiro ano de fabricação a Ford disponibilizou a seus clientes a opção de câmbio automático combinado com seu novo motor CHT que por muitos era considerado uma revisão melhorada com motor encontrado no Corcel GT. Com um motor muito econômico e com retomadas insuficientes a Ford deu início de uma grande quantidade de reclamações de desempenho que gradativamente acarretam em um upgrade ao sedan.

Ford Del Rey

Segundo modelo lançado

Após as diversas reclamações referentes a motorização do Ford Del Rey, a montadora optou em 1985 realizar uma remodelação total no seu sedan de luxo. O novo Del Rey contava com uma grade remodelada com direito até de molduras para revitalizar os faróis de neblina. Nesta época a Ford já produzia outros veículos de qualidade extrema e decidiu criar o seguimento Guia para este sedan luxuoso.

O Del Rey deixou de existir nas versões prata e ouro e passou a ser fabricado nas versões Guia, GLX e a mais básica GL. Em 1987 a Volkswagen e Ford se fundiram e com isso o sedan foi muito beneficiado, pois começava assim a fabricação de motores 1.8 AP. O carro passou a ter como velocidade máxima os 150 km/h e o que antigamente era um problema foi definitivamente extinto, a falta de retomada não era mais um problema deste sedan totalmente renovado. Além deste novo motor o sedan contou com alguns outros diferenciais mecânicos como por exemplos novas molas e freios remoldados.

Junto com esse novo motor, o Ford Del Rey passou a se utilizar de uma terceira luz de freio que em meados de 1986 tornou-se obrigatório nos Estados Unidos. Com essa mudança o Brasil decidiu aderir a esse método de segurança e com isso o modelo de 1897 já possuía esse item de fábrica. Esse "brake light", (criado por Arteb fabricador do produto ficou conhecido mundialmente e é utilizado até hoje por sua visão em evitar colisões automobilísticas) teve sua primeira implementação nas terras brasileiros no sedan de luxo da Ford.

Quase próximo ao fim da década do sedan da montadora Ford, o golpe final na produção do veículo se deu quando o mercado nacional foi amplamente aumentado e trazido a uma nova era automobilística, pois a venda de carros importados fora autorizada em solo brasileiro. Pode-se dizer que essa era foi uma reviravolta nacional pois os brasileiros começariam a sentir o gosto de aquirir veículos com desgnis perfeitos e motorizações jamais vista em solo brasileiro.
Com essa concorrência desleal, os fabricantes se sentiram na obrigação de remodelar todos os carros fabricados no Brasil e por isso o fim da produção de diversos modelos incluindo o sedan Del Rey foi decretado.

Após todas essas mudanças, o fim do Ford Del Rey foi decretado em 1991 e até hoje sua repercussão é considerada como um marco na história de automóveis, pois o carro chegou ao patamar de 350.000 de unidade vendidas.

Curiosidades sobre cada modelo

Propaganda Ford Del Rey

Como o carro se permutou por quase uma década, diversos modelos foram fabricados. Como existe uma grande diversidade de modelos cada um possui sua peculiaridade ou algum tipo de curiosidade e sendo não podemos deixar de contar todos os detalhes deste carro que fez grande parte na história automobilística.

O primeiro modelo do Ford Del Rey, conhecido como Prata, na verdade não possuía essa nomenclatura, esse nome foi dado porque a versão topo de linha do veículo carregava a nomenclatura Ouro e como não se havia nenhuma nomenclatura para o modelo mais básico o nome Prata se encarregou de fazer o resto. Referente ao modelo mais completo do veículo, o Ford Del Rey Ouro foi conhecido por esse motivo pois detinha uma questão de referencia quando comparado aos demais concorrentes da época. O modelo completo trazia itens de série não localizados em outros veículos como por exemplo teto solar e vidros e travas elétricas.

Após a renovação dos modelos vieram as nomenclaturas GL e GLX e L que variavam de acordo com os itens de fábrica. O principal ícone do avanço do Del Rey foi a fabricação dos então Ford Del Rey Ghia que possuíam essa nomenclatura em homenagem aos carros de ótima qualidade Karmann Ghia.

Propaganda do Ford Del Rey

Um mercado devoto ao Sedan

Como estamos falando de um carro que já completou mais de 20 anos de lançamento, ter a possibilidade de ver um Ford Del Rey Ghia andando pelas cidades da Metrópole em perfeito estado é praticamente impossível. Alguns dos apaixonados pelo veículo informam que existem diversas lojas de restauração dedicada a carros como o Ford Del Rey.

Para você que sente paixão em comprar carros mais antigos com o intuito de reformá-los, diversos sites eletrônicos oferecem peças que atualmente são consideradas “difícil de se achar” uma vez que peças originais dificilmente são fabricadas para carros descontinuados.

Entre os sites podemos citar o Jocar que oferece um nicho muito grande de peças originais e paralelas. Outro site que é muito conhecido neste ramo e que não pode passar batido é o site Gustavo Brasil, que é conhecido por direcionar suas vendas apenas a carros especiais.

Se você pretende dar um visual totalmente original e renovado a seu sedan, o mercado brasileiro oferece diversos profissionais de altíssima qualidade que tem por objetivo a reconstrução desses veículos antigos que para muitos são considerados pontos marcantes em sua trajetória.

A empresa Rota V8 é muito conhecida no mercado de restauração de veículo e através de seu site oferece peças vendidas no exterior, preços e orçamentos direcionados totalmente a essas relíquias. Não contentes a empresa ainda realiza a venda de carros reformados e a importação de itens automobilísticos. Como o foco da empresa é a paixão por carro antigo, a rota V8 oferece diversos tipos de encontros a seus clientes e amigos, que juntos exibem seus troféus.

Mudando um pouco de cidade, outra empresa que possui muitos fãs deste sedan de luxo e que já tiveram seus carros restaurados é a empresa Z28 Garage. A empresa fica localizada em Campinas (SP) e há cinco anos no mercado possui um grande reconhecimento pois é dotado de uma grande expertise em mecânica, funilaria e pintura de carros antigos.

Ford Del Rey

Como adquirir um Ford Del Rey

Como o veículo foi e ainda é considerado um sonho de consumo de muitos brasileiros, atualmente se torna mais comum a procura pela compra desses carros para os mais variadas intenções. Como estamos falando de um carro que já possui 21 anos de história alguns pontos importantes devem ser considerados na hora de se analisar um veículo deste porte usado. O primeiro passo de análise de qualidade do Del Rey é o seu interior.

O Ford Del Rey foi eleito o carro com o melhor acabamento da década de 80, motivo pelo qual sempre sem atente em verificar a qualidade dos bancos e dos acentos. Vendo isso o segundo passo para a análise de uma boa compra é verificar a originalidade do Del Rey, pois o veículo possui uma peculiaridade que comprova a originalidade do carro. Se você verificar com cautela na hora da fabricação dos sedans, a Ford aplicava certa massa entre o corpo (lataria) do carro e as borrachas de sustentação do para brisa. Se ao analisar for verificado que a condição desta massa é boa, dar-se-á ponto positivo para carro, pois a originalidade do sedan já começou com o pé direito.

Além dos bancos e acentos o assoalho é outro ponto essencial de se analisar, pois o importante neste momento é a verificação do assoalho abaixo do carpete (que pode ser encontrado em qualquer loja de autopeça). Ao levantar o tapete verifique se o assoalho parece sujo e se possui uma mancha que nos remete ao piche, uma vez que em sua falta com certeza o antigo dono já realizou a troca desta peça. Nunca se atente somente a parte interna do assoalho e analise a parte de baixo do sedan e verifique se o veiculo se encontra com infiltrações ou muita ferrugem.

Ao analisar a pintura do Del Rey verifique se a pintura está bem tratada. Se estiver, isso pode não significar um bom sinal, pois um veículo de 20 anos não pode possuir uma pintura sem rugas se o dono nunca tiver colidido o veículo. Para verificar se o carro já foi batido ou encontra-se desalinhado, o método mais fácil é analisar os frisos laterais que devem se manter em uma reta contínua do porta mala do veículo até o para-choque dianteiro. Se por algum motivo o friso lateral encontrar-se desnivelado o sedan com certeza já foi batido e reformado.

Lataria verificada, vamos passar ao ponto que mais interessa nessa hora de realizar uma boa compra: a motorização. Primeiro ligue o veículo e analise a aceleração sobre o motor em marcha lenta. Se o motor engasgar ou dar indícios de um batimento disrítmico com certeza temos uma bomba em nossas mãos. Analise o cambio e entenda que o carro era considerado de luxo na década de 80 então as marchas devem acontecer facilmente e sem nenhum arranhão.
Após todas essas dicas somente se atente em possíveis vazamentos e suspensão desse super carro.

Curiosidades sobre o veículo

Comerciais do Ford Del Dey dos anos 80:

Agora se você é dono de um sedan luxuoso faça parte do Clube do Del Rey e troque ideias de manutenção, curiosidades e até marque aquele encontro com amigos que possuem a mesma paixa que a sua. Você pode participar de um fórum dedicado totalmente a assuntos do sedan, então se você possui dúvidas não deixe de participar.