Nos anos 60 os brasileiros que tinham condições e dinheiro para importar um sedã de luxo conseguiam fazer isso com uma certa facilidade. Mas o problema não estava na hora de comprar o carro, e sim no momento da manutenção. Afinal de contas, as peças dos carros não chegavam ao País. Além disso, existia muita pouca mão de obra qualificada para arrumar estes carros.
Mas algumas montadoras acabaram identificando um nicho de brasileiros que não estavam sendo completamente atendidos na suas expectativas. Afinal de contas, luxo era poder andar em um carro que oferecesse mais espaço interno, que tivesse um motor forte mas que conseguisse rodar macio nas ruas esburacadas das grandes cidades brasileiras. A Ford foi uma destas montadoras. No final da década de 60 lançou uma versão do Galaxie, chamada LTD.
Primeiro com câmbio automático
Eram vários elementos que chamavam a atenção dos consumidores para este lançamento. Ele acabou entrando para a história como o primeiro carro nacional com câmbio automático. Mas não era só isso que ele tinha a oferecer.
Além do motor V-Block de 4,8 litros entregando 190 cavalos de potência, o interior do veículo realmente era um luxo só: os motoristas poderiam contar com a direção hidráulica, com ar-condicionado, bancos traseiros com apoio para o braço na parte central e apliques feitos com madeira de jacarandá-da-baía tanto na parte de dentro das portas quanto no painel.
Já na parte de fora o carro também apresentava alguns elementos muito interessantes e exclusivos da época, como o teto feito de vinil preto, a grade completamente redesenhada e exclusiva para esta versão, além dos frios e de emblemas também exclusivos LTD.
Aval da crítica
Logo após o lançamento o carro foi avaliado por uma série de e especialistas e de veículos de imprensa especializados. A boa notícia para a Ford é que o carro acabou passando com louvor em diversas categorias, como conforto, silêncio do motor durante a condução do veículo, e também acabamento. Apenas algumas notas negativas foram dadas para o sistema de freios, algo que acabou sendo arrumado posteriormente pela Ford. Além disso o desempenho e a estabilidade do veículo também deixaram a desejar para alguns dos avaliadores.
A montadora deixou claro na época que o carro tinha sido feito, sim, pensando em desempenho, mas não era o foco principal. A ideia realmente era oferecer mais conforto para os motoristas que que gostavam de ir com calma. Além disso, o carro se mostrava ainda mais confortável para quem ia na parte de trás, sendo um prato cheio para os mais abastados que poderiam andar com um motorista.
Mais exclusivo
No ano de 1971 a Ford lançou uma nova versão com algumas alterações. Mesmo que o Galaxie LTD não tivesse grandes concorrentes aqui no Brasil, a ideia da montadora era realmente conseguir consolidar o veículo como a primeira opção em termos de conforto e exclusividade. O nome também sofreu uma alteração, sendo que o carro foi batizado como LTD Landau.
Dentre as principais mudanças que foram feitas no carro estavam a troca do vidro traseiro que foi substituído por um menor. A coluna da capota também passou por algumas mudanças, bem como os freios de disco.
Algumas outras mudanças foram feitas nos modelos que foram lançados no ano de 1973 e também no ano de 1976, principalmente na parte externa do carro, com mudanças nas lanternas. A partir daí o carro se manteve praticamente o mesmo, apenas com algumas atualizações, até o ano de 1983, quando o modelo foi descontinuado.