A Ford é uma empresa norte americana especializada na produção de veículos, no Brasil a empresa já atua há muitos anos, participando do desenvolvimento do mercado automobilístico brasileiro sendo considerada muito tempo como uma das melhores marcas do mercado. Por outro lado, devido ao alto custo de seus veículos a marca rapidamente começou a perder espaço. Atualmente, a Ford luta para voltar a ser uma das principais marcas em atuação no Brasil, porém não é somente no Brasil e Estados Unidos que a marca oferece seus modelos, a empresa também trabalha muito forte no mercado Europeu e foi justamente nesse mercado que a empresa lançou um veículo muito famoso, conhecido como Ford Scorpio e caso fosse vendido no Brasil e mantivesse o mesmo nome, iria se chamar escorpião.
O Ford Scorpio desde sua primeira unidade foi designado a participar do mercado executivo, um mercado que vem ficando bastante conhecido entre os consumidores brasileiros, mas que já é um mercado muito competitivo, tanto no mercado norte americano quanto no mercado europeu. O modelo chegou ao mercado europeu com a difícil missão de substituir o Ford Granada, modelo que também já era bastante conhecido entre os consumidores europeus, mas que aprovaram bastante o novo desenho e também os equipamentos oferecidos no Ford Scorpio.
No mercado norte americano, o modelo também foi lançado com uma variação denominada Scorpio Merkur, modelo que não atuava no segmento de veículos executivos e que também não foi muito bem aceito no mercado norte americano, tanto que o modelo saiu de linha rapidamente, mesmo com seus vários equipamentos e esforço que a Ford teve para manter o modelo em linha de produção, mesmo assim não foi possível alcançar a aceitação dos consumidores. Diferente do mercado europeu, onde o nome Scorpio começou a ser utilizado somente durante o final de 1994, no mercado norte americano o modelo já foi lançado com esse nome, mas como dito acima, acabou não conseguindo agradar.
Em sua primeira geração, o modelo ficou bastante conhecido como a terceira geração do Escort, até mesmo nas cores adotadas pela empresa, como no caso da popular cor dos para-choques em cores cinza, além disso, o desenho de sua dianteira também era muito parecido com o Escort, a grande diferença era seu tamanho, pois parecia uma versão esticada do Escort. Como exige o mercado europeu, o modelo foi lançado com várias versões de motorização, contando com uma primeira gama de motor, com potência baixa, como no caso de motor de 1.8 litros e motores de 2.0 litros.
Porém, foram lançados motores com 8 válvulas, sendo motores de 2.4 litros e 2.8 litros, com essa motorização o modelo conseguiu cativar os consumidores europeus, porém mesmo assim a marca ainda estava longe de conseguir chegar a um lugar ao sol, até mesmo porque seus principais concorrentes era BMW e Mercedes, sendo que o modelo atuava como uma alternativa para os clientes que não gostavam dessas marcas. Assim como exige o mercado de veículos executivos, o Scorpio logo em sua primeira versão já foi lançado com vários equipamentos.
Equipamentos e Informações
Para conseguir manter a qualidade e também conseguir competir no mercado europeu, que na época era disparado um dos maiores mercados de todo o mundo, a marca resolveu colocar alguns equipamentos que na época era possível ver somente em modelos de luxo, justamente por isso, o Ford Scorpio conseguiu rapidamente ganhar o reconhecimentos dos europeus. Entre os principais equipamentos oferecidos pelo modelo na época, estavam o couro aquecidos, assentos ajustáveis, ar condicionado, teto solar elétrico, computador de bordo, pára-brisas aquecido, controle de cruzeiro, tração nas quatro rodas. Com todas essas características, o modelo recebeu vários prêmios e também foi muito elogiado pelos consumidores, pois além de ser um modelo bonito, também oferecia muita segurança e uma dirigibilidade muito macia, sem contar que seu interior era muito confortável, principalmente durante o inverno europeu, onde até mesmo os acentos se mantinham na temperatura ideal.
A versão com tração nas quatro rodas se tornou bastante popular, até mesmo porque não era um equipamento comum para os modelos dessa categoria de veículo, porém a Ford ainda não estava satisfeita com os equipamentos oferecidos no modelo, sendo que essa versão foi somente a primeira e durante seu tempo de "vida" o modelo foi muito atualizado para conseguir preencher todos os pré-requisitos impostos pelos consumidores. O grande problema da versão do Scorpio, que na época ainda era denominada de Granada, era o alto custo pelos valores em relação à manutenção, os consumidores tinham modelos com motores que rendiam consideravelmente, porém acabavam não tendo o resultado ideal, sendo um problema que muitos consumidores enfrentaram na época.
Justamente por isso, a Ford resolveu optar pelos motores da marca Cosworth, que eram considerados motores com uma ótima qualidade em relação à potência, além disso, o motor era muito durável, sendo fatores que chamaram muito a atenção da marca e também dos consumidores. A maioria dos motores que equiparam o Granada praticamente alcançavam os 200 cavalos de potência e com a Cosworth o motor conseguiu manter a potência, porém tinha maior durabilidade e menor custo em relação à manutenção.
No Reino Unido e na Irlanda, o modelo também recebeu uma versão com desenho do Scorpio, porém a marca preferiu não mexer em seu nome, isso aconteceu porque a Ford já tinha lançado alguns modelos nos dois países e a recepção por parte do consumidor não foi muito boa. Como o modelo Granada já estava muito popular, a marca resolveu não arriscar, lançando a versão atualizada, porém mantendo o mesmo nome para que os consumidores de alguma forma não rejeitasse o novo projeto.
Mesmo sendo dura a missão da Ford, a marca conseguiu fazer com que o Scorpio se tornasse um modelo bastante conhecido entre os consumidores europeus, pois o custo final do veículo acabou não atrapalhando no fluxo de vendas, sendo que a marca investia pesado, porém era um mercado desenvolvido e com a economia estável. Com esses requisitos, os consumidores conseguiam investir alto em um veículo, não sendo um problema em si para marca, como acontece no Brasil atualmente, onde é vendido modelos de alta qualidade, porém a parte financeira não consegue acompanhar os valores de seus veículos.
Versões
O Ford Scorpio começou a ser vendido no ano de 1985 e se manteve na linha de produção até o ano de 1998, durante esse período, o modelo passou por algumas modificações, inclusive em seu nome, pois como o mercado europeu foi um dos seus principais alvos, sua primeira versão tinha o nome Granada, somente no final de 1994 que o modelo recebeu o nome Scorpio. Porém, a modificação do nome não mudou a essência do modelo, pois ambos compartilhavam a mesma plataforma e a linha de equipamentos foi seguida praticamente até o final da produção, a única diferença ficou principalmente no desenho do modelo, que foi se modificando conforme o passar do tempo para atender as necessidades dos consumidores.
A versão Merkur Scorpio foi fabricada entre os anos de 1988 a 1990, como dito acima, não foi uma versão muito bem aceita dentro do mercado norte americano, essa versão não foi vendida para os europeus, pois continha um desenho e especificações que foram feitos sob medida para os consumidores dos Estados Unidos, porém o modelo que parecida ser exclusivo acabou não sendo tão aceito como a marca acreditou que seria. A versão Merkur Scorpio foi oferecida somente com um motor de 2.9 litros, que rendia cerca de 140 hp, contando com uma transmissão manual de 5 velocidades, porém a grande maioria vendida foi de modelos lançados com um câmbio automático de 4 velocidades.
A versão Merkur foi fabricada até o ano de 1990, porém muitos afirmam que a Ford já tinha abandonado o modelo desde o final de 1989, quando o modelo realmente decaiu e perdeu praticamente todo o seu fluxo de vendas. Na versão vendida no ano de 1992, o modelo já contava com um design totalmente diferente, não lembrando mais o Escort e também se apresentado como um modelo mais luxuoso, uma de suas principais modificações aconteceu na parte dianteira, onde a Ford aplicou uma nova grade. O modelo foi um dos destaques do Salão do Automóvel Britânico que aconteceu um ano antes de seu lançamento, em 1991.
Porém, a marca ainda guardava algumas novidades para os próximos anos, sendo que durante o ano de 1994 a Ford resolveu lançar uma nova geração do modelo, suas novidades eram inúmeras, principalmente pelo desenho, onde a marca modificou totalmente sua dianteira, fazendo com que o modelo parecesse bem mais luxuoso de que suas outras versões. Os faróis receberam algumas curvas, diferente das outras versões onde os faróis mantinham um padrão retangular, sua grade dianteira também foi modificada, também contava com um desenho ovalado, diferente das outras versões onde a grade também se mantinha em um desenho retangular.
Nessa geração, a marca vendeu o modelo com as seguintes opções de motorização: 2,0 L 8 válvulas , 2.0 L 16 válvulas, 2.3 L de 16 válvulas, 2.9 L de 12 válvulas, 2.9 L 24 válvulas V6, essas versões são somente motor a gasolina, mas como não poderia ser diferente, a Ford também apresentou o modelo com uma versão a diesel, assim como pede a maioria dos consumidores europeus, essa versão contava com um motor de 2.5 litros. O modelo contava com duas opções de câmbio, assim como sua geração anterior, sendo um câmbio de 5 velocidades manual e um câmbio automático de 4 velocidades.
Segunda Geração do Ford Scorpio
Mesmo trazendo um desenho diferenciado, o modelo acabou não trazendo equipamentos diferentes, até mesmo porque ele era muito completo desde sua primeira versão, por isso a Ford acabou tendo dificuldades em oferecer novidades em relação a seu interior e os equipamentos que compunham o modelo. Na época, os consumidores europeus já exigiam um modelo com melhor consumo, não deixando de lado a potência, porém não exagerando em relação ao consumo de combustível.
Para isso, a marca resolveu oferecer alguns equipamentos que melhoram na pilotagem e consequentemente fazem com que o veículo tenha um melhor custo benefício em relação a seu consumo diário. Entre os principais equipamentos estava o controle de tração, equipamento esse que não poderia ser visto em outras versões, justamente por isso o sistema foi muito bem aprovado pelos consumidores europeus. Alguns sistemas foram mantidos, como no caso do controle de velocidade de cruzeiro, um sistema que ficou bastante popular, até mesmo porque oferecia muita qualidade para o motorista, não sendo necessário ficar com o pé no acelerador durante longos períodos.
Este modelo contava com diversos equipamentos, daqueles que são sempre presentes em veículos executivos, que é o caso do alarme, vidro elétrico, trava elétrica, sistema de freios com ABS, faróis para nevoeiros e vários outros itens. Nessa segunda geração, a marca também caprichou, não deixando a desejar em relação a conforto, beleza e potência, sendo com certeza o que os consumidores procuram em um veículo, porém muitos acreditam que a Ford não acreditou no potencial do modelo, pois rapidamente tirou a segunda geração de linha, diferente da primeira versão do Granada e Scorpio que ficaram quase 10 anos sendo vendidos dentro do mercado europeu.
Mesmo utilizando os motores Cosworth, a Ford não fez questão em colocar o emblema da marca em alguns modelos, sendo possível ver a marca dos motores somente com a abertura do capô, onde a Cosworth fazia questão de deixar seu emblema para mostrar o que movia aquele determinado veículo. Porém, outras versões do modelo já contavam com um emblema da Cosworth, essa logo da marca podia ser encontrado na tampa do porta malas.
Segundo rumores, o que prejudicou muito a Ford foram os valores baixos dos modelos usados, segundo informações, alguns modelos com 2 anos de uso poderiam ser encontrados por menos da metade do preço de um modelo novo, com isso a marca acabou perdendo fluxo de venda e descontinuou o modelo no ano de 1998.