A direção hidráulica é também conhecida como direção assistida. Seu principal objetivo é reduzir o esforço do motorista ao fazer manobras com o volante.
Durante muito tempo a direção hidráulica foi considerada um produto de luxo para os brasileiros, acostumados aos carros duros e populares que eram vendidos no mercado nacional. Hoje ela é um artigo essencial em todos os carros, desde os mais leves aos mais pesados.
Como funciona
O seu sistema contém uma bomba hidráulica, reservatório de óleo, tubulações de alta e baixa pressão, além do mecanismo de direção. E para que sua direção hidráulica funcione bem é preciso que todo o conjunto de peças esteja funcionando corretamente e em bom estado.
Se o seu carro tem direção hidráulica, na hora de fazer uma manobra, você simplesmente comanda todo o conjunto de peças, sem nenhum esforço e conta com uma força externa produzido pelo próprio mecanismo. Ou seja, o maior trabalho não é feito pelo motorista, e sim, pela própria hidráulica. Ela ocorre com a ajuda do fluido, que de um lado e outro da cremalheira, fica em alta pressão.
Quando o motor é ligado, a bomba hidráulica recebe o comanda para ser ativada, utiliza o fluido do reservatório e manda toda a pressão produzida para o mecanismo de direção. E quando suas peças não estão funcionando bem, ou tem problemas na manutenção, o mecanismo envia a ordem para a direção comum.
Direção Comum x Direção Hidráulica
A direção comum é quando o motorista vira o volante e a cremalheira é exclusivamente movida pela força do volante, isto é, que o motorista faz sobre ele. Desta forma, ela é dura e muito pesada, principalmente para mulheres e pessoas com pouca força.
Já a direção hidráulica conta com todo um sistema engendrado funcionando. Veja o seu processo:
- O motorista vira o volante
- O volante gira a barra de torção automaticamente
- Ela, por sua vez, contem o pinhão – uma espécie de engrenagem- que gira sozinho sobre a cremalheira.
- O pinhão consegue mover a barra dentada, a cremalheira, para o lado oposto que o volante foi girado.
- A cremalheira liga algumas peças, que se parecem com pequenos braços interligados a ela, e desloca as rodas girando em direção a força recebida no volante.
Em casos de veículos maiores, como os ônibus e caminhões, o sistema contém mais peças para suportar o peso e a força necessárias para fazer as rodas girarem na direção que o motorista deseja em questões de segundo.
Todo o sistema da direção hidráulica funciona pela pressão do óleo que é entra em cena quando o motorista mexe no volante. No volante tem uma válvula que abre e fecha quando há uma pressão de força sendo exercida no volante. È ela que permite que o óleo que sai quando a válvula se abre exerça uma pressão sobre o pistão e por conseqüência, acione a barra de direção.
A direção hidráulica, no entanto, gasta mais combustível, porque sua bomba funciona o tempo todo, jogando fluido sem parar para que quando necessário, ela esteja já pronta para funcionar, e como conseqüência, ela desperdiça potência. Mas o consumo excessivo, por causa da potência exigida, não faz uma grande diferença, se considerar o conforto que a direção hidráulica propõe aos motoristas.
Direção Hidráulica Progressiva
A direção hidráulica progressiva é um mecanismo um pouco diferente, que torna o volante mais rígido de acordo com a velocidade. Sua direção, que é eletrônica, lê a velocidade necessária e liga a válvula para comandar o fluxo de óleo no sistema, e é justamente o fluxo que faz a direção ficar mais leve ou pesada.
Em comparação, é preciso entender que nos carros com direção hidráulica tradicional, a direção fica mais maleável a medida que o carro corre. Ou seja, quanto mais você correr, melhor fica a direção. Assim, a bomba permite uma maior quantidade de fluido de acordo com as rotações do motor, o que facilita na direção. Já o sistema eletrônico, a direção hidráulica progressiva, a centralina é que recebe as informações necessárias da velocidade.
Essas informações são repassadas por um sistema de sensores e quando chegam na válvula, elas determinam a sua abertura ou fechamento e assim controlam a quantidade de fluido que irá passar. Ele é recomendado porque mantém a direção de uma única forma, sem fazer diferença a velocidade que você está com o carro, e por assim ser, ela é mais segura e estável.
Cuidados básicos com a Direção Hidráulica
- Verifique o nível do fluido sempre que possível. E quando for necessário completar o fluído, só faça isso com um que seja compatível com todas as diretrizes do manual do proprietário. Caso contrário, você pode detonar sua direção hidráulica.
- Se a quantidade de fluido está muito baixa leve o seu carro para uma vistoria. E se ao completar, o fluido volta a abaixar, é preciso fazer uma análise cuidadosa do sistema de direção hidráulica e encontrar os possíveis problemas. Possivelmente o problema será um vazamento e somente especialistas no assunto poderão ajudá-lo de forma eficaz.
- Faça revisão das peças de tempos em tempos. O bom funcionamento do seu sistema depende do bom condicionamento de todas as peças. A cada 50 mil km é necessário fazer um chek up geral, é claro que este e o prazo máximo e nada impede que você faça a revisão antes.
- E se por algum motivo não haja óleo no sistema, não se desespere! A direção funciona da mesma forma, mas não hidraulicamente, mas de forma mecânica. Você notará que para girar o volante precisará exercer uma força muito maior.
Principais problemas com a Direção Hidráulica
Um profissional especializado no sistema de direção hidráulica deverá analisar o seu carro em caso de algum problema notado. Assim, ele poderá identificar as falhas e detectar a raiz do problema. Quando consultar o especialista, descreva atenciosamente todos os problemas que percebeu e dê o máximo de detalhes.
Muito provavelmente o especialista fará perguntas do tipo: Para qual dos dois lados a direção está mais pesada? Ela para de funcionar repentinamente ou aos poucos? Por isso, esteja pronto para responder as perguntas e se necessário faça uma observação do seu veículo em funcionamento antes de procurar a ajuda profissional.
Alguns problemas mais comuns:
Problema | Solução |
---|---|
Componentes estão muito frouxos ou rígidos | Verifique os componentes da suspensão e aperte os parafusos. Não se esqueça de dar uma olhada nas borrachas também |
Correia está frouxa e as vezes com mal contato | Faça uma análise da correia, esticando ela e exercendo uma tensão necessária |
Correia ressecada, com cortes ou com óleo | Se estiver danificada, troque a correia imediatamente |
Mangueiras fora de ordem | Verifique as mangueiras e linha hidráulica e limpe os componentes. Se houver peças com problemas, troque todas. E em caso de peças não originais, é preciso colocar peças compatíveis com o sistema hidráulico. |
Pressão diferente nos Pneus | Uma calibragem pode ser necessária e solucionar o problema |
Pneus desgastados | Troque os pneus que estejam desgastados ou danificados |
Reservatório com baixo nível | Complete o reservatório com o fluído hidráulico, mas leia as observações do manual do proprietário para conhecer os fluídos compatíveis e não estragar a sua direção hidráulica |
Rodas desalinhadas | Alinhe as rodas do carro |
Como desmontar o sistema hidráulico
Para desmontar o seu sistema de direção hidráulica é altamente recomendável procurar um profissional especializado e utilizar somente ferramentas compatíveis e adequadas ao sistema. Além disso, é preciso seguir a risca as diretrizes dadas pelo fabricante.
Saiba tudo sobre o vazamento
A maior parte dos defeitos na direção hidráulica é o vazamento do óleo. Isto pode ocorrer devido ao desgaste normal das peças ou devido algum problema causado. O fato é que independente das causas, o vazamento não pode ser reparado e todas as peças devem ser substituídas o quanto antes.
Em geral, os vazamentos são causados pela danificação da cremalheira. Ela pode estar oxidada ou riscada. E muitas vezes, os vazamentos são provenientes da vedação com defeitos, por impurezas ou naturalmente.
Veja quais são os pontos de vazamento:
- Vedador superior do pinhão com a válvula;
- Vedador inferior do pinhão com a válvula;
- Vedador da própria cremalheira;
- Vedador da tampa da cremalheira;
- Barra de torção do pinhão com a válvula;
- Conexão da tubulação rígida;
- Conexão da tubulação no pinhão com a válvula;
- Conexão da tubulação das mangueiras de pressão.
Para checar os vazamentos, utilize a bancada de testes e análise a pressão e a vazão das peças do sistema.
Tabela de defeitos
Abaixo selecionamos uma lista com os principais defeitos apresentados pela direção hidráulica. Observe os sintomas, as causas e as possíveis soluções para resolver o seu problema.
Sintoma | Causa | Solução |
---|---|---|
Chiado constante | Correia que está fora de tensão | Estique a correia; Em caso de danificação a troque |
Ruído na bomba | Ar no sistema | Verifique o sistema |
Ruído na bomba | Fluído abaixo do normal | Complete o fluido |
Volante com dificuldade para retornar | Pressão muito baixa dos pneus ou problemas no mecanismo | Calibragem, manutenção ou troca dos parafusos. Pode se ainda lubrificar e alinhar e observar se o problema foi solucionado |
Trepidação | Pneus muito gastos | Troque os pneus |
Trepidação | Montagem não correta das rodas e pneus | Monte corretamente os pneus |
Vazamento do fluído na região do pinhão e da válvula | Vedação | Troque todo o conjunto da vedação. Ela deve estar já desgasta naturalmente |
Volante duro para virar | Ar no sistema ou vazamento | Trocar peças |
Volante duro para virar para um dos lados | Pressão dos pneus | Calibragem ou regular pressão da bomba |
Vale a pena colocar Direção Hidráulica
Muitos motoristas ficam em dúvida na hora de comprar um carro completo ou colocar a direção hidráulica fora da fábrica. O fato é que especialistas recomendam já comprar o carro completo, pois sem a originalidade das peças, você perde a potência e a garantia do veículo. E se a fábrica não oferece carros equipados com tais peças, não adianta nem sonhar, pois o carro não suportará as mudanças.
Em mercados paralelos, como o Paraguai e o Mercado Livre é possível comprar as peças necessárias por preços abaixo da diferença cobrada na fábrica pelo carro Zero. Mas a garantia do bom funcionamento do veículo é perdida e nem sempre vale a pena pagar alguns reais mais barato.
É sempre perigoso e muito arriscado mexer na parte elétrica do carro. Instalar a direção hidráulica pode não ser um bom negócio. O melhor é comprar já um carro completo, pagar um pouco mais pelo sistema hidráulico e ar condicionado, se desejar.
A direção hidráulica é recomendável para todos quando existente no modelo desejado, mas principalmente para mulheres que não querem fazer grandes esforços para estacionar em uma vaga apertada. Embora encareça o preço original do veículo, o sistema hidráulico vale a pena se comparar o custo x benefício.