Estamos conectados o tempo todo. E atualmente temos a tendência de estranhar as pessoas que por algum motivo também não estão conectadas o tempo todo. O celular está conosco praticamente 24 horas por dia. E se antes já estávamos o tempo todo disponíveis, bastando apenas que a pessoa do outro lado do mundo discasse nosso número, agora estamos também precisando de reações imediatas. Os smartphones estão conectados o tempo todo na internet, nas redes sociais, nos serviços de e-mail, etc. Mas até o momento ainda tinha um local que tornava um pouco mais difícil da pessoa responder, que era dentro do carro, especialmente quando as pessoas estavam dirigindo.

Ford SyncMas as montadoras estão cada vez mais de olho neste momento em que as pessoas continuam desejando estar conectadas. Afinal de contas, algumas pessoas passam muito tempo dentro do seu automóvel , e com o aumento significativo de carros rodando pelas grandes cidades é natural que os congestionamentos acabem piorando, e consequentemente as pessoas passem ainda mais tempo nos seus carros. Cada vez mais as montadoras estão investindo em itens de série relacionados a conectividade dentro do carro. Ou seja, permite que através de tecnologias sem fios se atenda o celular sem tirar as mãos do volante, escutando o que a pessoa do outro lado da linha está falando, etc.

E visando justamente este público que não está mais acostumado a ficar algumas horas fora da rede é que montadoras como a Ford esta investindo no lançamento de sistemas que permitem com que os motoristas fiquem o tempo conectados. E para isso a Ford não poupou esforços e foi diretamente em quem realmente entende de informática para montar um sistema que permite com que os usuários estejam o tempo todo sincronizados. A parceria entre uma das montadoras mais bem sucedidas do mundo com a maior empresa da área de informática acabaram resultando no Ford Sync.

Sincronia perfeita

Ford SyncO Ford Sync é uma interface digital que usa software especializado para permitir aos motoristas e passageiros controlarem seus telefones celulares e aparelhos de MP3 por meio de conexões sem fio e comandos de voz. Simplificando: é um sistema de comunicação e entretenimento. Mas com uma grande diferença se comparado a outros sistemas presentes em outros carros. Geralmente é necessário a aquisição de diferentes dispositivos para permitir que se tenha uma comunicação efetiva dentro do carro. Mas a Ford decidiu juntar tudo em um mesmo sistema, permitindo que o usuário esteja o tempo todo online com a rede.

A solução foi pensada sempre justamente pensando na segurança dos motoristas. Afinal de contas, todos sabemos que é extremamente perigoso soltar as mãos do volante para atender ao telefone celular ou ainda para responder alguma mensagem de texto. Além der muito perigoso, em muitos países isso é ilegal. O motorista ao fazer indo está cometendo uma infração prevista dentro do código brasileiro de transito e poderá ser punido severamente. Muitos especialistas em segurança também acreditam que apenas o ato de ficar trocando de estação no rádio do carro, o que é comum, acaba reduzindo a quantidade de atenção necessária para se dirigir com segurança.

A tecnologia Ford Sync foi desenvolvida visando um nicho especifico do mercado, que é aqueles jovens que pertencem a conhecida geração Y. Uma das principais características deste grupo é que ele abrange muitas pessoas que estão tendo sua primeira experiência de compra de um carro. Mas apesar deste grupo estar aprendendo ainda sobre os carros e quais são os melhores para atender suas necessidades, em termos de dispositivos eletrônicos eles já estão mais do que inseridos. Pesquisadores da Ford dizem que esses compradores desejam permanecer conectados a esses dispositivos em qualquer lugar, a qualquer momento.

Conferindo o funcionamento do Ford Sync

O grande segredo por trás do funcionamento do Ford Sync é um sistema integrado que foi desenvolvido pela Microsoft que se chama Auto. O grande desafio dos pesquisadores era construir um sistema e uma interface que conseguisse conexão com praticamente todas as plataformas de sistemas de dispositivos móveis que existem no mercado. Ou seja, a Ford não queria lançar um sistema que tivesse apenas suporte para os equipamentos da Apple, ou somente para os equipamentos que tivessem o sistema operacional da própria Microsoft. O objetivo era criar um sistema que permitisse que o usuário conectasse seu dispositivo, independente da marca e do modelo. E segundo os pesquisadores de ambas as empresas envolvidas neste lançamento, eles conseguiram.

Os passageiros podem conectar seus telefones celulares por meio da tecnologia Bluetooth integrada do Sync. O software busca o catálogo de endereços e transfere os nomes e números para um banco de dados interno. O Sync é capaz de realizar chamadas com voz ativada e mãos livres. Aperte um botão no volante e você pode falar o nome ou número com o qual quer falar. Por exemplo, se você estiver falando ao telefone e andando pelo estacionamento, não há necessidade de encerrar a ligação depois de entrar no carro e ligá-lo. Um botão no volante imediatamente conectará o telefone ao Sync, sem interromper a conversa.

A tecnologia do Sync é superior ao Bluetooth, e permite com que os usuários ditem um SMS que poderá ser enviado pelo telefone. Além disso, o Ford Sync permite que os motoristas utilizem outros recursos que estão disponíveis nos seus dispositivos, como identificador de chamadas, chamada em espera, teleconferência, dentre outros.

O equipamento lançado com os carros que possuem Ford Sync também disponibilizam entradas USB. Os usuários que querem conectar o seu MP3 que não tenha Bluethoot, poderá fazer isso através destas portas disponíveis no painel dianteiro. Com o telefone ligado o usuário poderá utilizar comandos de voz para ativar recursos no seu aparelho celular ou até mesmo do seu MP3.

O sistema do Sync é atualizável. A Ford e a Microsoft têm planos para permitir que a assistência técnica do fornecedor execute atualizações quando os veículos passarem por manutenção programada. Atualmente ele pode ser encontrado em veículos como Ford Focus, Fusion, Five Hundred, Edge, Freestyle, Explorer e Explorer Sport Trac; Lincoln MKX e MKZ; e Mercury Milan, Montego e Mountaineer.