Muitos brasileiros que acalentam o sonho de comprar o tão sonhado primeiro carro e pretendem investir cerca de R$ 25.000 a R$ 30.000 para a realização desse desejo acabam vivendo um dilema quando fazem a opção por um hatch de entrada. É que aqui no Brasil, três desses modelos abrem uma forte competição entre si: o Ford Ka, o Fiat Uno e o Chevrolet Celta.
No comparativo de hoje você vai descobrir o que diferencia cada um deles.
Uno
Vendido a partir de R$ 24.260, você vai encontrá-lo com dois tipos de motor e em sete diferentes versões. A Fiat entrega ainda opções com duas ou quatro portas.
Com traços modernos, o Uno é classificado como um carro charmoso. Para os críticos automotivos, ele mantém um bom padrão em termos de acabamento interno. Na maioria da área, você vai encontrar acabamento em plástico, porém de boa qualidade, especialmente se comparado ao material utilizado pelo Celta e pelo Ka.
O motor 1.0 do Uno vai te dar um retorno de 73 cv na versão a gasolina. Se utilizada a versão com álcool, aumenta para 75 cv. O torque, para quem já realizou testes, acabou sendo compatível com a potencia. Se comparado aos seus dois concorrentes principais (Celta e Ka), consegue uma boa média de desempenho, sendo inferior apenas ao Celta. Se ele bebe muito? A média é de 11,9 km por litro de gasolina na cidade, e 14,4 na estrada. Nada mal frente aos demais concorrentes 1.0.
O fato de ser possuir versões com duas ou quatro portas e ter um maior porta molas (285 litros) o coloca em boa posição quanto ao item conforto.
Para os especialistas, há alguns desafios do Uno quando ele é comparado. Na maioria das críticas, observa-se uma necessidade para a redução do custo. Afinal, não percebe-se tantas mudanças em termos de acabamento há um bom tempo.
Para compensar esses pontos negativas, a Fiat apostou na linha Mille Economy. O que não deixa de ser uma importante estratégia.
Algumas importantes novidades do Uno foram lançadas em 2010, a exemplo das molas mais rígidas. A calibração recebeu uma atenção especial na parte dos amortecedores. O objetivo da Fiat foi garantir mais estabilidade e, por consequência, mais conforto.
Até março de 2012, 59.168 unidades do Uno foram emplacadas no país.
Ficha Técnica
Motorização
Motor: 1.0
Cilindradas (cm3): 999
Combustível: Bi-combustível (G/A)
Potência (cv): 73(G) / 75(A)
Torque (kgf.m): 9,5(G) / 9,9(A)
Taxa de Compressão: 12,15
Alimentação Injeção eletrônica: multiponto sequencial
Cilindros: L4 -Válvulas / Cilindro 2
Mecânica
Câmbio: Transmissão de 5 marchas manual
Tração: Dianteira
Direção: OPCIONAL
Suspensão Dianteira: independente
Suspensão Traseira: Barra de torção traseira
Desempenho / Autonomia
Velocidade Máxima (Km/h): 151(G) / 153(A)
Aceleração 0-100 km/h (s): 14,7(G) / 13,8(A)
Consumo Cidade (km/l): 15,6(G) / 10,5(A)
Consumo Estrada (km/l): 20,1(G) / 12,9(A)
Dimensões / Capacidade
Altura (mm): 1480
Largura (mm): 1636
Comprimento (mm): 3770
Distância entre eixos (mm): 2376
Capacidade do tanque (l): 48
Porta Malas / Caçamba (L): 280
Peso (kg): 884
Pneus
Pneus Dianteiros: 165/70 R13
Pneus Traseiros: 165/70 R13
Teste do Fiat Uno
O programa Vrum testou o modelo Way 1.0:
Teste do modelo Attractive 1.4:
Versões disponíveis
- Fiat Uno Vivace Flex 1.0 2P: R$ 24.260,00
- Fiat Uno Vivace Flex 1.0 4P: R$ 25.930,00
- Fiat Uno Economy Flex 1.4 2P: R$ 27.460,00
- Fiat Uno Way Flex 1.0 4P: R$ 27.890,00
- Fiat Uno Economy Flex 1.4 4P: R$ 29.180,00
- Fiat Uno Way Flex 1.4 4P: R$ 31.870,00
- Fiat Uno Sporting Flex 1.4 4P: R$ 33.340,00
Mais fotos
Ford Ka
Garante três diferentes versões para o motor 1.0: Flex, Fly Flex e Pulse Flex. Já na versão esportiva, com motor 1.6 Flex, lembra detalhes do Ford Mustang. As rodas de liga contam com 15 polegadas, um spoiler dianteiro e faixas no capô garantem o ar de aventura.
O porta malas garante 263 litros.
A Ford quis dar uma roupagem mais moderna ao modelo e acertou em cheio ao modificar o pára-choque dianteiro com um desenho totalmente novo. Em relação ao Uno, tentou vencer as dificuldades de acabamento interno colocando uma nova estrutura de tecidos até mesmo nas portas. Operou uma boa modificação no painel apostando na iluminação.
Para contrabalancear na questão do preço, oferece alarme, trava elétrica com controle remoto no chaveiro e aviso eletrônico de revisão.
Os críticos automotivos elogiam bastante a estabilidade, a facilidade de direção e a boa suspensão do modelo. Em termos de desempenho, criticam uma certa fragilidade do motor. Entre 60 a 100 km/h, mostrou-se relativamente mais lento que o Celta.
Recentemente, a Ford comemorou a produção de 850 mil unidades do Ford Ka no Brasil, desde 1997 quando a fábrica do modelo foi inaugurada em São Bernardo do Campo (SP).
A montadora aposta que a versão 2013 do modelo vai garantir mais sucesso em função da redução de preço permitida pela política de redução do IPI em vigor no Brasil.
O Ford Ka vendeu 15.140 unidades até abril de 2012.
Ficha Técnica
Motorização
Motor: 1.0
Cilindradas (cm3): 999
Combustível: Bi-combustível (G/A)
Potência (cv): 68,5(G) / 72,7(A)
Torque (kgf.m): 8,9(G) / 9,3(A)
Taxa de Compressão: 12,8
Alimentação:Injeção eletrônica - multiponto sequencial
Cilindros: L4
Válvulas/Cilindro: 2
Mecânica
Câmbio: Transmissão de 5 marchas manual
Tração: Sianteira
Direção: N/D
Suspensão: Dianteira independente
Suspensão Traseira: N/D
Desempenho/Autonomia
Velocidade Máxima (Km/h): 160(G) / 162(A)
Aceleração 0-100 km/h (s): 16,2(G) / 14,8(A)
Dimensões / Capacidade
Altura (mm): 1420
Largura (mm): 1641
Comprimento (mm): 3836
Distância entre eixos (mm): 2452
Capacidade do tanque (l): 45
Porta Malas / Caçamba (L): 263
Peso (kg): 936
Pneus
Dianteiros: 165/70 R13
Traseiros: 165/70 R13
Teste do Ford Ka
Confira o teste na versão 1.0:
Teste da versão Sport 1.6:
Versões disponíveis
- Ford Ka Flex 1.0 3P: R$ 21.240,00
- Ford Ka Fly Flex 1.0 3P: R$ 23.150,00
- Ford Ka Pulse Flex 1.0 3P: R$ 25.850,00
- Ford Ka Sport Flex 1.6 3P: R$ 32.550,00
Celta
E finalmente chegamos ao Celta, potencial vencedor dessa briga.
Os críticos apontam que o Celta precisa avançar em termos de reformulação. Para muitos consumidores, um dos incômodos está na parte interna do veículo, que não garante muito conforto. O porta malas garante apenas 260 litros.
O que coloca o Celta em boa condição de disputa é o conjunto mecânico. O motor 1.0 garante 77 cv com gasolina, e 78 cv com álcool e faz uma média de 12,6 km por litro de gasolina na cidade, e 15,1 km por litro na estrada. As vantagens também estão no consumo de combustível.
Em termos de custos com seguro, o Celta é sempre mais barato. Logo depois vem o Ka e o Uno.
Em relação ao volume de produção, a Chevrolet está feliz da vida. O produção do Celta já ultrapassou a casa das 1,5 milhão de unidades. Fabricado em Gravataí, no Rio Grande do Sul, desde o ano 2000 o Celta gaúcho desponta com 1,9 milhão de unidades produzidas em conjunto com o Prisma, sua versão sedã.
Ficha Técnica
Motorização
Motor: 1.0
Cilindradas (cm3): 999
Combustível: Bi-combustível (G/A)
Potência (cv): 77(G) / 78(A)
Torque (kgf.m): 9,5(G) / 9,7(A)
Taxa de Compressão: 12,6
Alimentação: Injeção eletrônica - multiponto
Cilindros: L4
Válvulas / Cilindro: 2
Mecânica
Câmbio: Transmissão de 5 marchas manual
Tração: Dianteira
Direção OPCIONAL
Suspensão: Dianteira independente
Suspensão Traseira: N/D
Desempenho
Velocidade Máxima (Km/h): 156(G) / 161(A)
Aceleração 0-100 km/h (s): 13,8(G) / 13,4(A)
Consumo Cidade (km/l): 13,8(G) / 9,5(A)
Consumo Estrada (km/l): 16,9(G) / 12,2(A)
Dimensões/Capacidade
Altura (mm): 1429
Largura (mm): 1626
Comprimento (mm): 3788
Distância entre eixos (mm): 2443
Capacidade do tanque (l): 54
Porta Malas / Caçamba (L): 260
Peso (kg): 860
Pneus
Pneus Dianteiros: 165/70 R13
Pneus Traseiros: 165/70 R13
Teste do Chevrolet Celta
Confira o teste do Celta realizado pelo programa Vrum:
Versões disponíveis
- GM Celta LS Flex Power 1.0 3P: R$ 24.468,00
- GM Celta LS Flex Power 1.0 5P: R$ 26.144,00
- GM Celta LT Flex Power 1.0 5P: R$ 27.526,00