Os modelos SUV’s / Crossovers fazem parte de uma das categorias de automóveis premium que mais cresce no gosto dos amantes pelas quatro rodas.

Com o aumento da popularidade desse tipo de carro, é interessante buscar os detalhes mais importantes para acertar na escolha e sair com o modelo que realmente preenche todas as suas expectativas.

Crossovers: Ford Edge x Range Rover Evoque

Pensando nisso, o nosso comparativo de hoje, coloca dois gigantes frente a frente: Ford Edge e Range Rover Evoque para disputar quem vence como o melhor da categoria, confira:

Ford Edge

O Ford Edge é uma das novas promessas que a montadora aposta na categoria que apresenta números de crescimentos incríveis.

O carro conta com duas versões, sendo que uma tem teto solar panorâmico e a outra não.

Você é do tipo de pessoa que já está familiarizado com os modelos da Ford? Então, certamente o Edge não irá decepcionar você, pois ele chegou com tudo e está preparado para entrar na briga com os concorrentes mais consolidados que já fabricam modelos dessa categoria há mais tempo.

Ford Edge

Um dos grandes destaques do carro é sem dúvida o seu conforto, que chega perto de outros grandes modelos como o Fusion. Além disso, a estabilidade do modelo da Ford deixa muitos concorrentes grandes para trás.

O Edge conta com um controle especial de tração e um excelente dispositivo que funciona eletronicamente para prevenir capotagens.

O modelo é muito bem equipado e possui muitos itens exclusivos, tais como o sistema de navegação por satélite e a central multimídia que funciona através de comando de voz.

O câmbio automático do modelo não permite que o motorista também faça trocas manuais, e esse é um dos pontos negativos do Edge frente aos seus concorrentes, visto que muitos motoristas desejam ter as duas opções nos automóveis da categoria, principalmente aqueles mais aventureiros que desejam sentir a verdadeira emoção dos seus carros.

Ford Edge

O modelo ainda conta com acionamento da tampa traseira elétrico e um rebatimento do banco traseiro também elétrico.

Por fazer parte da categoria de produtos premium, a Ford oferece um atendimento que é diferenciado também no pós-venda, já que os compradores do carro poderão ter um sistema especial que leva e traz o carro para a oficina, consultor, carro reserva, entre outras facilidades.

Realmente ter um carro desses não é para qualquer um e se você é um privilegiado, notará logo de início que a montadora terá olhos mais que especiais voltados para você.

Análise detalhada

Além das informações em linhas gerais, vamos aos detalhes que realmente interessam e vão fazer a diferença para que a sua escolha seja a mais certa e você descubra se o Edge realmente é o modelo certo:

O preço do Edge gira em torno de R$ 158 mil. Esse é um dos valores mais altos da categoria, principalmente pelo fato do modelo da Ford ser produzido no Canadá e por tal fato ter um custo maior.

Quando o assunto é suspensão, o carro se mostra eficiente e apesar da suspensão ser um pouco elevada, o automóvel se mostra bem seguro e estável.

  • Ford Edge 2013 - Foto 1
    Ford Edge 2013 - Foto 1
  • Ford Edge 2013 - Foto 2
    Ford Edge 2013 - Foto 2
  • Ford Edge 2013 - Foto 3
    Ford Edge 2013 - Foto 3
  • Ford Edge 2013 - Foto 4
    Ford Edge 2013 - Foto 4
  • Ford Edge 2013 - Foto 5
    Ford Edge 2013 - Foto 5
  • Ford Edge 2013 - Foto 6
    Ford Edge 2013 - Foto 6
  • Ford Edge 2013 - Foto 7
    Ford Edge 2013 - Foto 7
  • Ford Edge 2013 - Foto 8
    Ford Edge 2013 - Foto 8
  • Ford Edge 2013 - Foto 9
    Ford Edge 2013 - Foto 9
  • Ford Edge 2013 - Foto 10
    Ford Edge 2013 - Foto 10

Nos testes de frenagem ele se deu bem e mostrou que é um modelo equilibrado.

O motor do Edge é muito moderno, e ele poderia receber destaque se quando o assunto fosse o câmbio a coisa continuasse da mesma maneira. Um dos grandes problemas do modelo é que o câmbio é automático e permite apenas trocas dessa maneira, sem a opção de passagens manuais. Isso certamente deixou muitos compradores bem longe da marca.

Em questões de carroceria, o carro é um dos mais elogiados, pois o seu design agrada muito quem gosta desse estilo, e o acabamento é especial e de ótima qualidade.

Dentro do carro você encontra vários itens de conforto, tomadas e uma cabine com porta-trecos para quem adora esse tipo de acessórios.

A segurança do automóvel é um dos outros destaques, pois conta com ESP, 4airbags e um sistema anti-capotamento que é de série e especial para quem sabe o que é dirigir um automóvel dessa categoria.

Apesar de o Edge ser mais barato do que o Evoque, ele ainda continua sendo um modelo que não coloca a relação custo benefício ao seu favor.

Range Rover Evoque

Quem nunca viu um Evoque na rua e se apaixonou pelo carro à primeira vista? Realmente esse é um dos modelos mais especiais da categoria, e na maioria dos comparativos se mostra como líder sem deixar nenhuma sombra de dúvidas. O Evoque chega com um jeito todo futurista e forte que impressiona quem o olha pela primeira vez.

Uma das grandes vantagens do Evoque é que ele consegue atrair os olhares tanto de quem dirige quanto de quem está por perto e tem o desejo de comprar esse automóvel sensacional logo de cara.

Range Rover Evoque

Se você é do tipo de pessoa que deseja um carro que chame a atenção pelo seu design totalmente diferenciado, não tenha dúvidas, o Rover Evoque é sua escolha perfeita. Mas, não pense que toda a vantagem dele está apenas na aparência, pois o modelo vai muito além e impressiona também em tecnologia e no desempenho.

No modo esportivo do Evoque, o modelo conta com um painel com uma iluminação especial vermelha que já desperta a vontade de acelerar e sentir a emoção do carro.

A eficiência mecânica do Evoque é quase imbatível e vale a pena optar pela compra do pacote Tech que conta com cinco câmeras, fones de ouvido sem fio, duas telas de cristal líquido e uma suspensão adaptativa magnética.

Range Rover Evoque

O interior do automóvel é caprichado e conta com alumínio e couro. Os bancos da frente têm memória e bancos elétricos.

Quer saber sobre mais diferenciais? Você pode escolher qual tom deseja para o interior e até mesmo para o teto do seu Evoque. Incrível não?

Análise detalhada

Assim como fizemos com o Edge, vamos detalhar os itens que realmente importam para saber se o Range Rover está mesmo com essa bola toda ou se é só primeira impressão:

O preço do modelo sem o pacote tech pode girar em torno de 199 mil e o custo benefício é bastante interessante já que o carro oferece vários atrativos especiais para quem conhece e deseja um carro dessa categoria.

A direção elétrica do Evoque é incrível e não há nenhuma crítica que se possa fazer nesse sentido. Ela é extremamente precisa e leve, o que facilita e muito a vida de quem depende desse tipo de automóvel. Em questão de suspensão o carro também fica na frente, pois a ação magnética se mostra muito eficaz e funciona de maneira excelente. Em quesitos de frenagem, há ainda alguns detalhes que a marca pode melhorar.

  • Range Rover Evoque - Foto 1
    Range Rover Evoque - Foto 1
  • Range Rover Evoque - Foto 2
    Range Rover Evoque - Foto 2
  • Range Rover Evoque - Foto 3
    Range Rover Evoque - Foto 3
  • Range Rover Evoque - Foto 4
    Range Rover Evoque - Foto 4
  • Range Rover Evoque - Foto 5
    Range Rover Evoque - Foto 5
  • Range Rover Evoque - Foto 6
    Range Rover Evoque - Foto 6
  • Range Rover Evoque - Foto 7
    Range Rover Evoque - Foto 7
  • Range Rover Evoque - Foto 8
    Range Rover Evoque - Foto 8
  • Range Rover Evoque - Foto 9
    Range Rover Evoque - Foto 9
  • Range Rover Evoque - Foto 10
    Range Rover Evoque - Foto 10

O motor do Evoque é interessante e tem um desempenho muito eficiente, porém o motorista pode encontrar um pouco de dificuldade na hora de embalar. Seria muito mais interessante se o tempo de troca para o turbo fosse menor.

Falar da carroceria do Evoque é falar da carroceria número um da categoria. O veículo consegue passar uma incrível sensação de segurança e também de solidez como nenhum outro. O acesso aos bancos traseiros e a visibilidade também são pontos muito fortes da categoria. Vale escolher o modelo com quatro portas que facilita muito a vida de quem carrega mais pessoas no banco de trás.

Os detalhes de alumínio e couro que citamos no início da matéria são caprichados e fazem sucesso na vida a bordo. O sistema de TV é um dos outros destaques, pois conta com 3 telas especiais de cristal líquido: opção top de linha da categoria.

A segurança também manda muito bem com 6airbags, faróis ativos especiais que dentro das curvas apontam o facho de luz e assistentes de direção.

Apesar de o pacote tecnológico ser incrível, o preço pago por ele pode ser bem mais alto do que os das versões mais básicas, então ao menos que você deseje impressionar ou pagar mais por todos os itens tecnológicos, vale a pena optar por versões que oferecem melhor custo benefício como é o caso da versão Pure.

Conclusão

Falar de SUV’s / Crossovers hoje, é colocar o Evoque a frente, pois o modelo se mostrou como uma das melhores opções de mercado atualmente.

Os motivos para escolher o Evoque são muito claros, pois é com esse modelo que o motorista terá um carro bonito que agrada com seu design futurista e inovador, potente com desempenho excelente que o coloca como um dos melhores retornos positivos e com pacotes tecnológicos impressionantes que fazem você se sentir numa verdadeira nave ao dirigir esse SUV poderoso.

Range Rover Evoque

E aí, gostou do comparativo? Você já tem um desses modelos ou está pensando em comprar? Compartilhe sua experiência conosco para saber na prática a opinião de quem já conhece esses dois modelos.