Todos os amantes de carros sabem que quando uma marca lança um modelo novo no mercado, as marcas concorrentes já estão de olho para brigar de igual para igual e se destacar com potenciais competitivos.
No caso dos sedans compactos, temos como destaque o novo Chevrolet Prisma, o Hyundai HB20S e o Volkswagen Voyage que não se destaca como as primeiras opções. Os sedans compactos são modelos que ganham a atenção dos motoristas, principalmente pelas suas características que reúnem diversos estilos em um único automóvel.
Se o seu próximo carro será um sedan compacto, você está no lugar certo, pois preparamos um guia especial com o comparativo entre essas marcas líderes no segmento.
Confira agora mesmo e tire todas as suas dúvidas antes de comprar o seu.
Os sedans compactos
Já foi o tempo em que os carros sedans compactos eram considerados modelos antiquados e sem muitos atrativos. Hoje em dia, esse tipo de automóvel está ganhando o gosto de quem deseja ter todos os benefícios de um carro que não é tão caro quanto às opções mais sofisticadas, mas também não faz feio.
Volkswagen Voyage
Apesar de o Voyage ficar atrás por alguns quesitos dos seus outros dois concorrentes diretos, ele ainda se mostra como a opção que tem diferencial em algumas vantagens que os outros não possuem. O comprador do Voyage poderá dispor de opções como volante de couro, bancos de couro e um sensor especial de luminosidade, itens que nenhum dos outros concorrentes possui.
Além disso, o Voyage também chega com um volante que é multifuncional, mas em contrapartida o sistema ABS não acompanha o EBD, que é item de série nas concorrentes.
Chevrolet Prisma
É interessante analisar a chegada do novo Prisma, pois ele não só chegou depois de alguns dos seus principais como ganhou a frente de marcas consolidadas, mostrando a força que o modelo possui no mercado.
Hyundai HB20S
Você leu até aqui e já está achando que o Prisma é o líder da parada? Calma, as coisas podem ser um pouco diferentes quando comparamos o novo Prisma com a aposta da Hyundai em sedan compacto: o HB20S.
No comparativo, observamos alguns pontos mais relevantes para que o comprador sinta realmente a diferença em cada opção e escolha a melhor. O erro de grande parte das pessoas é valorizar apenas algumas coisas, como por exemplo, o preço. Não adianta escolher um sedan compacto por ele ser mais barato ou possuir um item diferente. É fundamental analisar todos os detalhes, pois quando o assunto é carro, o conjunto faz toda a diferença e você precisa escolher o que realmente oferece os benefícios para que a sua experiência ao longo de uso seja exatamente como você esperava.
3. Voyage: o lanterninha
Na briga entre o HB20S e Prisma, o Voyage ficou bem atrás, pois o modelo, apesar de ser uma versão totalmente nova não agrada tanto como os seus rivais, principalmente quando o assunto é a sua versão básica que nem com brake-light de série conta.
Em questões de atrativos da carroceria, o Voyage se mostra eficiente, com uma beleza sóbria, mas nada tão grande como o HB20S e o Prisma. O modelo quando está cheio exige muito e é necessário um pouco de paciência para conseguir lidar com esse problema. O motor é mediano e não consegue render nem de perto igual aos seus rivais.
2. Prisma: será que poderia ser melhor?
A parte interna do Prisma pode demonstrar um pouco de orçamento reduzido, mas em geral os seus itens se mostram eficientes até o ponto que começamos a analisar questões ergonômicas... Mas, como assim questões ergonômicas? Bom meu amigo, a questão um pouco negativa da parte interna do Prisma é que os assentos do carro e os níveis de direção encontram falhas e até o motorista se sentir confortável ao dirigir, certamente se levará um tempo um pouco maior do que o imaginado.
Nem tudo são pontos negativos. A central de multimídia do automóvel merece ser destacada e o motorista tem a opção de comprar e incorporar ao seu kit, também a câmera de ré: item indispensável para algumas pessoas que precisam daquela ajudinha nessa hora tão complicada para muitos motoristas.
Quando você deixa de analisar os pontos internos e coloca o seu Prisma para andar, o carro começa a mostrar grande potencial. A suspensão do Prisma faz um equilíbrio interessante quando você passa em algum tipo de buraco ou curvas negativas.
Você terá um grande e seguro companheiro, mas com o carro na estrada uma questão negativa ainda deve ser levada em conta: os pneus não são essa maravilha toda.
A versão dos pneus do Prisma 1.0 é mais estreita do que os dos 1.4 e quando eles trabalham naqueles tipos de curvas mais acentuadas, eles podem revelar que o carro ainda possui alguns pontos falhos.
O motor do Prisma segue os seus objetivos e pode-se dizer que ele é econômico, pois quando o motorista necessita, ele realmente cumpre o que promete. O porta-malas é espaçoso e perfeito para quem tem família grande ou adora viajar e colocar tudo o que precisa dentro do local.
Até aqui você já deve estar pensando: certamente, o Prisma é a melhor escolha de todas na categoria de sedan compacto... Mas, como todo líder não consegue ficar no topo por muito tempo, o novo Prisma também encontrou um concorrente a altura que chegou para competir de uma vez por todas e quem sabe até superar o status de liderança, confira a seguir.
1. HB20S: balançou a categoria
Esse sedan chegou rapidamente no mercado da sua categoria e com uma enorme expectativa entre os compradores de sedans, afinal estamos falando de um modelo da consolidada Hyundai que prometia balançar o mercado e isso realmente aconteceu.
As linhas de design do HB20S são surpreendentes, porém como quase tudo na vida tem um preço mais caro por isso. A versão mais simples do HB20S tem o valor de R$ 38.995 e isso o deixa mais caro do que os seus concorrentes.
Além disso, a corrida e a fila de espera pelo sedan deixam muitos compradores impacientes, principalmete quando eles descobrem os preços do automóvel que é bem salgado.
O que aconteceu com o HB20S foi algo parecido com o Elantra, e podemos considerar que ele seria uma versão que segue as linhas desse modelo, e por isso, pode perder alguns adeptos e pontos ao seu favor.
A versão Comfort vêm com direção hidráulica, air bags e ar condicionado, porém não tem vidros elétricos e nem travas, o que deixa os compradores um pouco confusos com a escolha de economia utilizada pela marca.
Falando em estilo temos que admitir que o HB20S realmente se destaca e muito. Apesar de ter um visual um pouco mais careta do que os seus antecessores, principalmente em sua traseira, ele mostra que a Hyundai ainda continua sendo especialista na criação de estilos surpreendentes nos seus carros.
Mas, como nem tudo é perfeito, temos mais um problema na marca que é a falta de uma maçaneta para abrir a tampa do porta-malas. Sem essa maçaneta o comprador só consegue abrir o porta-malas com a chave ou através do assoalho.
A chave do carro não tem nenhum comando de abertura remota, assim como acontece com o modelo Prisma.
O porta malas do HB20S é grande e suporta até 450 litros.
Análise detalhada
Nessa análise, o Voyage se mostrou inferior aos seus dois concorrentes e por tal motivo, vamos demonstrar os itens das marcas Prisma e HB20S que possuem características que podem brigar uma a altura da outra.
Quando você entrar no HB20S não espere muitas surpresas, pois se você já entrou no seu antecessor HB20 saberá muito bem o que o carro lhe reserva. O painel do HB20S tem um clima mais esportivo, principalmente pelo seu painel especial que conta com relógios separados e mostradores analógicos. Já no caso do Prisma a coisa é um pouco diferente e fica devendo um pouco.
A versão da Chevrolet é praticamente todo digital em seu painel, só trazendo o conta-giros analógico. Na comparação entre os dois modelos, o da GM acaba sendo o mais simples. No teste de construção do HB20S o volante aparece com certas rebarbas, mas nada que não faça o acabamento do carro receber elogios, pois ele é bem cuidado.
No banco, o motorista encontra um assento um pouco mais longo que serve para que o apoio das pernas fique bem disposto aliado a uma posição de direção mais baixa, que combina muito com o carro. A modernidade e o motor são ótimos e mostram que a simplicidade esconde grandes forças e funciona de maneira surpreendente.
Quando você ligar o motor do seu HB20S já vai perceber que o motor pequeno é potente e consegue atingir uma velocidade rápida sem muito esforço.
No teste de curvas, apesar de não ser o melhor entre outros modelos da Hyundai, o HB20S se mostrou eficiente e forte, sem surpresas desagradáveis e acredite: em muitos aspectos a versão 1.0 pode ser muito melhor do que a versão mais potente 1.6. Se você passar por aquela curva um pouco mais acentuada, dificilmente você vai sentir gritos na borracha do HB20S, pois os seus pneus não cantam e olha que eles são bem mais estreitos do que os do Prisma.
Em questões de carroceria, o HB20S também se mostra eficiente, pois nele não há inclinações daquelas muito exageradas ou rolagens.
O câmbio seria completamente preciso caso a embreagem do carro não mostrasse a hesitação em determinados momentos, o que causa uma trepidação que incomoda um pouco o motorista.
O Hyundai tem um banco de passageiros com uma distância interessante entre o teto que faz com que os passageiros um pouco mais altos, não sofram nas viagens e fiquem mais confortáveis ao andar no modelo. Mas, nesse quesito o Prisma fica na frente com um entre eixos 2cm maior, que oferece vantagem ao modelo.
Tabela comparativa
HB20S / 1.0 Confort Plus | Prisma / 1.4 LS | Voyage | |
---|---|---|---|
Preço oficial - básico | R$ 39.495,00 | R$ 37.190,00 | R$ 37.913,00 |
Procedência | Brasil | Brasil | Brasil |
Garantia | 5 anos | 3 anos | 1 ano |
Dimensões | |||
Motor | 1.0 | 1.0 | 1.0 |
Potência (cv)(E)(G) | 80/75 | 80/78 | 76/72 |
Comprimento (mm) | 4.230 | 4.275 | 4.215 |
Largura (mm) | 1.680 | 1.705 | 1.893 |
Altura (mm) | 1.470 | 1.484 | 1.462 |
Distância entre eixos (mm) | 2.500 | 2.528 | 2.465 |
Porta malas (Lts) | 450 | 500 | 480 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.014 | 1.031 | 1.065 |
Desempenho | |||
0-100 km/h (E)(G)s | 14,9 / 15,9 | - | 13,1 / 13,6 |
Velocidade máxima (km/h) | 162/157 | - | 167/165 |
Consumo cidade (km/l) | - | - | - |
Consumo estrada (km/l) | - | - | - |
Tanque combustível (Lts) | 50 | 54 | 55 |
Equipamentos | |||
ABS | - | - | série |
ABS + EBD | série | série | - |
Air bag motorista e passageiro | série | série | série |
Alarme | série | série | série |
Ar condicionado | série | série | série |
Bancos com regulagem de altura | série | série | série |
Bancos de couro | - | - | opcional |
Chave canivete | série | série | série |
Computador de bordo | série | série | série |
Direção Hidráulica | série | série | série |
Faróis de neblina | opcional | opcional | opcional |
Luz de Freio Brake Light | série | série | série |
Radio CD/MP3 | série | opcional | série |
Retrovisores elétricos | opcional | opcional | opcional |
Rodas de liga leve | opcional | opcional | opcional |
Sensor luminosidade | - | - | opcional |
Sensor de estacionamento | - | série | opcional |
Trava elétrica | série | série | série |
Vidros elétricos | série | série | série |
Volante com regulagem de altura | opcional | série | opcional |
Volante revestido de couro | - | - | opcional |
Volante multifuncional | - | - | série |
Seguro | |||
Valor | R$ 1.935,94 | R$ 1.851,02 | R$ 2.062,93 |
Franquia | R$ 2.400,00 | R$ 2.169,00 | R$ 2.475,00 |
Fonte: AutoInforme
Conclusão
Eis a hora tão esperada, pois depois de tantas informações, ainda fica a dúvida crucial: depois de tudo qual é a melhor marca?
Antes de qualquer coisa, gostaríamos de ressaltar que os comparativos testam itens em linhas gerais, mas a experiência pode ser diferente dependendo do tipo de usuário. Se mesmo depois do comparativo você acreditar que a versão que não recebeu tanto destaque como é o caso do Voyage, ainda é a sua opção favorita, pesquise e não desista da compra. A ideia aqui é mostrar algumas dicas fundamentais para quem têm dúvidas e está entre essas três opções há muito tempo.
Em terceiro lugar, colocamos o Voyage, a opção que pode ser a mais gostosa de dirigir, mas têm alguns problemas que não a faz ultrapassar os concorrentes. Depois do Voyage, vem o Prisma que em linhas gerais derrubou diversas concorrentes de outros modelos que não foram citados aqui, mas quando o assunto é o seu rival HB20S ele ainda fica em segundo lugar.
O HB20S apesar de algumas falhas, principalmente em seu preço ainda oferece as melhores vantagens e uma experiência incrível para quem deseja conquistar o seu sedan compacto com os melhores benefícios da categoria.
E você, já comprou o seu? Venha nos contar a sua experiência e compartilhe a sua opinião, pois cada usuário sabe como ninguém os benefícios e diferenciais do seu sedan.
Boa sorte na escolha!