Todos os amantes de carros sabem que quando uma marca lança um modelo novo no mercado, as marcas concorrentes já estão de olho para brigar de igual para igual e se destacar com potenciais competitivos.

No caso dos sedans compactos, temos como destaque o novo Chevrolet Prisma, o Hyundai HB20S e o Volkswagen Voyage que não se destaca como as primeiras opções. Os sedans compactos são modelos que ganham a atenção dos motoristas, principalmente pelas suas características que reúnem diversos estilos em um único automóvel.

Se o seu próximo carro será um sedan compacto, você está no lugar certo, pois preparamos um guia especial com o comparativo entre essas marcas líderes no segmento.

Confira agora mesmo e tire todas as suas dúvidas antes de comprar o seu.

Os sedans compactos

Sedans compactos: Voyage x Prisma x HB20S

Já foi o tempo em que os carros sedans compactos eram considerados modelos antiquados e sem muitos atrativos. Hoje em dia, esse tipo de automóvel está ganhando o gosto de quem deseja ter todos os benefícios de um carro que não é tão caro quanto às opções mais sofisticadas, mas também não faz feio.

Volkswagen Voyage

Apesar de o Voyage ficar atrás por alguns quesitos dos seus outros dois concorrentes diretos, ele ainda se mostra como a opção que tem diferencial em algumas vantagens que os outros não possuem. O comprador do Voyage poderá dispor de opções como volante de couro, bancos de couro e um sensor especial de luminosidade, itens que nenhum dos outros concorrentes possui.

Além disso, o Voyage também chega com um volante que é multifuncional, mas em contrapartida o sistema ABS não acompanha o EBD, que é item de série nas concorrentes.

Chevrolet Prisma

É interessante analisar a chegada do novo Prisma, pois ele não só chegou depois de alguns dos seus principais como ganhou a frente de marcas consolidadas, mostrando a força que o modelo possui no mercado.

Hyundai HB20S

Você leu até aqui e já está achando que o Prisma é o líder da parada? Calma, as coisas podem ser um pouco diferentes quando comparamos o novo Prisma com a aposta da Hyundai em sedan compacto: o HB20S.

No comparativo, observamos alguns pontos mais relevantes para que o comprador sinta realmente a diferença em cada opção e escolha a melhor. O erro de grande parte das pessoas é valorizar apenas algumas coisas, como por exemplo, o preço. Não adianta escolher um sedan compacto por ele ser mais barato ou possuir um item diferente. É fundamental analisar todos os detalhes, pois quando o assunto é carro, o conjunto faz toda a diferença e você precisa escolher o que realmente oferece os benefícios para que a sua experiência ao longo de uso seja exatamente como você esperava.

Sedans Compactos - Traseiras

3. Voyage: o lanterninha

Na briga entre o HB20S e Prisma, o Voyage ficou bem atrás, pois o modelo, apesar de ser uma versão totalmente nova não agrada tanto como os seus rivais, principalmente quando o assunto é a sua versão básica que nem com brake-light de série conta.

Em questões de atrativos da carroceria, o Voyage se mostra eficiente, com uma beleza sóbria, mas nada tão grande como o HB20S e o Prisma. O modelo quando está cheio exige muito e é necessário um pouco de paciência para conseguir lidar com esse problema. O motor é mediano e não consegue render nem de perto igual aos seus rivais.

2. Prisma: será que poderia ser melhor?

A parte interna do Prisma pode demonstrar um pouco de orçamento reduzido, mas em geral os seus itens se mostram eficientes até o ponto que começamos a analisar questões ergonômicas... Mas, como assim questões ergonômicas? Bom meu amigo, a questão um pouco negativa da parte interna do Prisma é que os assentos do carro e os níveis de direção encontram falhas e até o motorista se sentir confortável ao dirigir, certamente se levará um tempo um pouco maior do que o imaginado.

Novo Chevrolet Prisma

Nem tudo são pontos negativos. A central de multimídia do automóvel merece ser destacada e o motorista tem a opção de comprar e incorporar ao seu kit, também a câmera de ré: item indispensável para algumas pessoas que precisam daquela ajudinha nessa hora tão complicada para muitos motoristas.

Quando você deixa de analisar os pontos internos e coloca o seu Prisma para andar, o carro começa a mostrar grande potencial. A suspensão do Prisma faz um equilíbrio interessante quando você passa em algum tipo de buraco ou curvas negativas.

Novo Chevrolet Prisma - TraseiraVocê terá um grande e seguro companheiro, mas com o carro na estrada uma questão negativa ainda deve ser levada em conta: os pneus não são essa maravilha toda.

A versão dos pneus do Prisma 1.0 é mais estreita do que os dos 1.4 e quando eles trabalham naqueles tipos de curvas mais acentuadas, eles podem revelar que o carro ainda possui alguns pontos falhos.

O motor do Prisma segue os seus objetivos e pode-se dizer que ele é econômico, pois quando o motorista necessita, ele realmente cumpre o que promete. O porta-malas é espaçoso e perfeito para quem tem família grande ou adora viajar e colocar tudo o que precisa dentro do local.

Até aqui você já deve estar pensando: certamente, o Prisma é a melhor escolha de todas na categoria de sedan compacto... Mas, como todo líder não consegue ficar no topo por muito tempo, o novo Prisma também encontrou um concorrente a altura que chegou para competir de uma vez por todas e quem sabe até superar o status de liderança, confira a seguir.

1. HB20S: balançou a categoria

Esse sedan chegou rapidamente no mercado da sua categoria e com uma enorme expectativa entre os compradores de sedans, afinal estamos falando de um modelo da consolidada Hyundai que prometia balançar o mercado e isso realmente aconteceu.

As linhas de design do HB20S são surpreendentes, porém como quase tudo na vida tem um preço mais caro por isso. A versão mais simples do HB20S tem o valor de R$ 38.995 e isso o deixa mais caro do que os seus concorrentes.

Hyundai HB20S - Traseira

Além disso, a corrida e a fila de espera pelo sedan deixam muitos compradores impacientes, principalmete quando eles descobrem os preços do automóvel que é bem salgado.

O que aconteceu com o HB20S foi algo parecido com o Elantra, e podemos considerar que ele seria uma versão que segue as linhas desse modelo, e por isso, pode perder alguns adeptos e pontos ao seu favor.

A versão Comfort vêm com direção hidráulica, air bags e ar condicionado, porém não tem vidros elétricos e nem travas, o que deixa os compradores um pouco confusos com a escolha de economia utilizada pela marca.

Hyundai HB20S - Interior

Falando em estilo temos que admitir que o HB20S realmente se destaca e muito. Apesar de ter um visual um pouco mais careta do que os seus antecessores, principalmente em sua traseira, ele mostra que a Hyundai ainda continua sendo especialista na criação de estilos surpreendentes nos seus carros.

Mas, como nem tudo é perfeito, temos mais um problema na marca que é a falta de uma maçaneta para abrir a tampa do porta-malas. Sem essa maçaneta o comprador só consegue abrir o porta-malas com a chave ou através do assoalho.

A chave do carro não tem nenhum comando de abertura remota, assim como acontece com o modelo Prisma.

O porta malas do HB20S é grande e suporta até 450 litros.

Análise detalhada

Nessa análise, o Voyage se mostrou inferior aos seus dois concorrentes e por tal motivo, vamos demonstrar os itens das marcas Prisma e HB20S que possuem características que podem brigar uma a altura da outra.

Quando você entrar no HB20S não espere muitas surpresas, pois se você já entrou no seu antecessor HB20 saberá muito bem o que o carro lhe reserva. O painel do HB20S tem um clima mais esportivo, principalmente pelo seu painel especial que conta com relógios separados e mostradores analógicos. Já no caso do Prisma a coisa é um pouco diferente e fica devendo um pouco.

A versão da Chevrolet é praticamente todo digital em seu painel, só trazendo o conta-giros analógico. Na comparação entre os dois modelos, o da GM acaba sendo o mais simples. No teste de construção do HB20S o volante aparece com certas rebarbas, mas nada que não faça o acabamento do carro receber elogios, pois ele é bem cuidado.

No banco, o motorista encontra um assento um pouco mais longo que serve para que o apoio das pernas fique bem disposto aliado a uma posição de direção mais baixa, que combina muito com o carro. A modernidade e o motor são ótimos e mostram que a simplicidade esconde grandes forças e funciona de maneira surpreendente.

Quando você ligar o motor do seu HB20S já vai perceber que o motor pequeno é potente e consegue atingir uma velocidade rápida sem muito esforço.

No teste de curvas, apesar de não ser o melhor entre outros modelos da Hyundai, o HB20S se mostrou eficiente e forte, sem surpresas desagradáveis e acredite: em muitos aspectos a versão 1.0 pode ser muito melhor do que a versão mais potente 1.6. Se você passar por aquela curva um pouco mais acentuada, dificilmente você vai sentir gritos na borracha do HB20S, pois os seus pneus não cantam e olha que eles são bem mais estreitos do que os do Prisma.

Em questões de carroceria, o HB20S também se mostra eficiente, pois nele não há inclinações daquelas muito exageradas ou rolagens.

O câmbio seria completamente preciso caso a embreagem do carro não mostrasse a hesitação em determinados momentos, o que causa uma trepidação que incomoda um pouco o motorista.

O Hyundai tem um banco de passageiros com uma distância interessante entre o teto que faz com que os passageiros um pouco mais altos, não sofram nas viagens e fiquem mais confortáveis ao andar no modelo. Mas, nesse quesito o Prisma fica na frente com um entre eixos 2cm maior, que oferece vantagem ao modelo.

Tabela comparativa

Tabela comparativa - HB20S, Prisma e Voyage
HB20S / 1.0 Confort Plus Prisma / 1.4 LS Voyage
Preço oficial - básico R$ 39.495,00 R$ 37.190,00 R$ 37.913,00
Procedência Brasil Brasil Brasil
Garantia 5 anos 3 anos 1 ano
Dimensões
Motor 1.0 1.0 1.0
Potência (cv)(E)(G) 80/75 80/78 76/72
Comprimento (mm) 4.230 4.275 4.215
Largura (mm) 1.680 1.705 1.893
Altura (mm) 1.470 1.484 1.462
Distância entre eixos (mm) 2.500 2.528 2.465
Porta malas (Lts) 450 500 480
Peso em ordem de marcha (kg) 1.014 1.031 1.065
Desempenho
0-100 km/h (E)(G)s 14,9 / 15,9 - 13,1 / 13,6
Velocidade máxima (km/h) 162/157 - 167/165
Consumo cidade (km/l) - - -
Consumo estrada (km/l) - - -
Tanque combustível (Lts) 50 54 55
Equipamentos
ABS - - série
ABS + EBD série série -
Air bag motorista e passageiro série série série
Alarme série série série
Ar condicionado série série série
Bancos com regulagem de altura série série série
Bancos de couro - - opcional
Chave canivete série série série
Computador de bordo série série série
Direção Hidráulica série série série
Faróis de neblina opcional opcional opcional
Luz de Freio Brake Light série série série
Radio CD/MP3 série opcional série
Retrovisores elétricos opcional opcional opcional
Rodas de liga leve opcional opcional opcional
Sensor luminosidade - - opcional
Sensor de estacionamento - série opcional
Trava elétrica série série série
Vidros elétricos série série série
Volante com regulagem de altura opcional série opcional
Volante revestido de couro - - opcional
Volante multifuncional - - série
Seguro
Valor R$ 1.935,94 R$ 1.851,02 R$ 2.062,93
Franquia R$ 2.400,00 R$ 2.169,00 R$ 2.475,00

Fonte: AutoInforme

Conclusão

Eis a hora tão esperada, pois depois de tantas informações, ainda fica a dúvida crucial: depois de tudo qual é a melhor marca?

Antes de qualquer coisa, gostaríamos de ressaltar que os comparativos testam itens em linhas gerais, mas a experiência pode ser diferente dependendo do tipo de usuário. Se mesmo depois do comparativo você acreditar que a versão que não recebeu tanto destaque como é o caso do Voyage, ainda é a sua opção favorita, pesquise e não desista da compra. A ideia aqui é mostrar algumas dicas fundamentais para quem têm dúvidas e está entre essas três opções há muito tempo.

Em terceiro lugar, colocamos o Voyage, a opção que pode ser a mais gostosa de dirigir, mas têm alguns problemas que não a faz ultrapassar os concorrentes. Depois do Voyage, vem o Prisma que em linhas gerais derrubou diversas concorrentes de outros modelos que não foram citados aqui, mas quando o assunto é o seu rival HB20S ele ainda fica em segundo lugar.

O HB20S apesar de algumas falhas, principalmente em seu preço ainda oferece as melhores vantagens e uma experiência incrível para quem deseja conquistar o seu sedan compacto com os melhores benefícios da categoria.

E você, já comprou o seu? Venha nos contar a sua experiência e compartilhe a sua opinião, pois cada usuário sabe como ninguém os benefícios e diferenciais do seu sedan.

Boa sorte na escolha!