O assunto do momento no Mercado automobilístico é a categoria de SUV’s / Crossovers que faz um enorme sucesso entre os apaixonados por carros utilitários esportivos que prometem funcionar no asfalto e na terra.
Escolher um desses carros exige muita atenção, pois quem conhece sabe o quanto o mercado está disputado e com o crescimento de vendas, as montadoras estão de olho uma nas outras para trazer algo melhor que supera as concorrentes e leva mais custo benefício para os compradores.
Para pegar dois dos melhores modelos da categoria, o nosso comparativo de hoje selecionou os concorrentes Renault Duster e Ford EcoSport. Se você está na dúvida entre esses dois, fique ligado, pois ao longo do comparativo você vai encontrar todos os motivos para escolher um deles como o seu favorito.
1ª Rodada: O EcoSport encontra um rival a sua altura
O Ford EcoSport é um modelo com mais de oito anos de existência e podemos considerar facilmente que ele reinava em absoluto até a chegada do Renault Duster. Hoje, com esse novo rival que saiu do forno há pouco tempo, a Ford já se reinventou para não ficar atrás e garantir o seu lugar.
Os dois modelos possuem versões 4x4 que são especiais para quem deseja um estilo bem off Road. Mas antes de analisar o carro em linhas detalhadas é fundamental colocar os dois nas pistas: lugar que realmente interessa no comparativo para ver quem realmente se destaca.
2ª Rodada: Comparativo geral
O EcoSport é o veterano da parada e sem dúvida a sua configuração 1.6 é a preferida entre quem conhece, tem ou deseja ter o veículo. Para ter noção dessa preferência, as vendas da versão 1.6 correspondem a mais de 65% das vendas totais. Muita coisa, não é mesmo?
Observando esse detalhe importante, a Renault também não ficou atrás com o seu modelo Duster e preparou a versão 1.6. As versões do Duster 4x2 conseguem ser distinguidas facilmente pelas rodas que têm liga leve e acabamento prateado e também pelos para-choques que são da mesma cor que o veículo.
A suspensão traseira é simples, mas nem por isso deixa de ser eficiente e ainda mostra que tem um ajuste preciso. Nas estradas, descobrimos que a suspensão não é desconfortável e tem firmeza o bastante para impedir as temidas rolagens excessivas nas curvas que são tão comuns em utilitários esportivos.
O Eco e o Duster possuem ambos os modelos de pneus com aro 16 e em questão de espaço interno, os dois estão lado a lado em conforto, pois os itens são bem parecidos entre os rivais. Em relação ao painel, o EcoSport está na frente, pois conta com design especial inspirado em nada menos do que os modelos de um Land Rover. Mas, em contrapartida o Duster oferece um amplo espaço interno, pois enquanto os ocupantes do Eco têm apenas 135 cm de largura nos bancos dianteiros, o Duster conta com 141 cm e ainda temos 296 litros de porta-malas contra 475 litros do Duster.
Um grande truque de estilo do Duster são alguns centímetros a mais de comprimento que embora sejam poucos já são suficientes para trazer uma ideia de que o carro é mais robusto.
No EcoSport o estepe fica nas costas, enquanto no Duster o pneu reserva fica na parte de porta-malas.
Os ocupantes dos dois modelos podem dispor de vários benefícios dentro dos veículos, tais como: computador de bordo, luzes no porta-luvas, porta-objetos, retrovisores elétricos, mas bem que os dois modelos poderiam contar com um porta-garrafas.
O EcoSport conta com o conhecido estepe com acabamento superior e liga leve, enquanto o Renault conta com um útil porta-objetos no teto do veículo. Depois dessa visão geral, já podemos notar que em questões de equipamentos e desempenho, o Duster chegou mesmo para marcar o seu espaço e deixar o seu rival apreensivo, mas será que ele realmente supera o veterano EcoSport? Essa é a parte de maior expectativa dessa luta de gigantes, então vamos ao que interessa e ver qual vence em cada detalhe para tirar as nossas conclusões:
3ª Rodada: Comparativo detalhado
Duster 1.6
O valor estimado do modelo gira em torno de R$51 mil.
Quando o assunto é a direção do Duster temos um problema: ela é precisa, mas ao mesmo tempo é lenta e isso faz com que a agilidade em manobras seja reduzida. Mas não encare isso como motivo para escolher o EcoSport, pois o rival sofre do mesmo problema.
O motor do carro é o mesmo do Sandero e conta com uma mecânica bastante segura e adequada ao perfil do utilitário esportivo. O câmbio conta com engates precisos que o deixam ainda mais eficientes.
Falar em design pode ser meio duvidoso, já que alguns amam e outros nem tanto. Mas apesar das opiniões diferenciadas sobre o design, uma coisa é certa: ele chama muita atenção. Só não espere que essa atenção seja motivo para que o EcoSport perca o brilho, pois não é.
O conforto do Duster é igual ao do Ford, mas ele sai na frente em questão de espaço com a tradicional qualidade dos carros da família Logan. A segurança do Duster ganha mais pontos do que a do Eco, pois os airbags duplos e os freios ABS do utilitário são itens de série. O preço está na média do rival e oferece um ótimo custo benefício para quem deseja compra-lo.
EcoSport 1.6
O valor estimado de venda do modelo da Ford é de R$60 mil
Se você vai andar no asfalto terá uma suspensão firme, mas quando o assunto é terra a coisa pode ficar um pouco mais complicada. Ao menos o carro não apresenta problemas com os buracos. O câmbio do Eco fica atrás do rival quando o assunto são as retomadas e leva um pouco de vantagem pelo consumo rodoviário.
A carroceria agrada muito os seus apreciadores e não deixa o design do modelo ficar atrás do Duster.
A vida a bordo dentro do Duster e do Eco são bastante semelhantes, já que eles nasceram para agradar os ocupantes com muitas opções cheias de mimos na parte interna. Apesar dos itens serem praticamente os mesmos nos dois modelos, o Eco ganha na qualidade superior dos seus plásticos e das suas texturas.
Já falamos que o Eco custa R$ 60 mil e esse valor merecia sem sombra de dúvidas um pacote de segurança de série com no mínimo freios ABS assim como o seu rival. Pela falta de itens de segurança como esse ele perde alguns pontos no comparativo.
O custo benefício do carro é interessante, pois a revisão possui valores fixados e o modelo é bem aceito no mercado.
Rodada final: qual é o melhor?
Esse é mais um daqueles comparativos cheios de semelhanças que são decididos nos mínimos detalhes. Até aqui podemos perceber que os dois modelos são muito parecidos, e que apesar do veterano da montadora Ford ser uma opção veterana, o Duster da Renault chegou sem medo ao mercado, mostrando que pode surpreender.
No comparativo, a versão preferida por quem compra ou já tem esse um desses carros é 1.6, 4x2, pois elas oferecem algumas vantagens no piso urbano que sofre de irregularidades.
Talvez um dos grandes problemas dos dois modelos é que eles dividem muita a opinião e há quem diga que eles são veículos feitos para terra e para o asfalto que não funcionam nem na terra e nem no asfalto, ou seja, não cumprem o que prometem. Essa consideração tem muito fundo de verdade, já que ao pagar o preço por um desses modelos, seria mais interessante gastar um pouco a mais por um esportivo ou optar por uma opção mais urbana.
No nosso veredicto, o Duster fica a frente do jipinho da Ford, mas a escolha vai muito de gosto, já que o design que divide opiniões em relação à carroceria do Duster ainda causa muitas discussões e há quem diga que não gosta por considerá-lo o “patinho feio das pistas”.
Se você levar em consideração um porta-malas de 475 litros, os itens de série, equipamentos de segurança e desempenho, há motivos suficientes para colocar o Duster na frente. Além de tudo isso, ainda há a questão do preço, ponto muito importante a ser analisado já que o Renault Duster chega por uma média de 9 mil a menos do que o Ford EcoSport e com o grande diferencial de já vir com airbag e ABS de série.
Então, vitória mais do que justificada para o Renault Duster: o novato que conseguiu superar (mesmo que por pouca diferença) o seu grande rival veterano. E você, gostou do comparativo? Sabemos o quanto esse comparativo é polêmico, afinal, como já dissemos há quem ame os dois modelos e há quem os odeie. Você faz parte de qual time? Compraria um dos dois ou tem alguma experiência para compartilhar?
E se você é novato, vá de Duster sem medo, ao menos que você prefira investir um pouco mais em outros modelos de categorias superiores.