A Ford quer ter a possibilidade de retomar veículos que não estão sendo pagos utilizando a tecnologia. A montadora entrou com um pedido de patente nos Estados Unidos de um sistma que permite com que a empresa consiga reaver o veículo caso o comprador não esteja em dia com os pagamentos das parcelas do financiamento.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa especializada norte-americana, o sistema patenteado pela montadora permite com que o carro ande sozinho até um guincho para que ele possa ser removido, ou possa ainda retornar para a montadora. Antes disso, a empresa poderá ainda acessar o veículo remotamente para interromper momentaneamente alguns recursos e até impedir que o veículo seja ligado ou destravado.
O pedido de patente funciona em carros autônomos e semiautônomos e tem como principal objetivo incentivar que os responsáveis pelas compras não atrasem os pagamentos das parcelas. O sistema enviará, em um primeiro momento, avisos sobre a situação, sendo que apenas depois de algumas mensagens o sistema vai intervir de forma remota no veículo.
Dentre os sistemas que poderão ser desativados de forma remota durante os avisos de inadimplência estão itens importantes, como ar-condicionado, rádio, vidros elétricos e GPS. Em situações mais graves, o motor do carro poderá ser desligado.
O sistema prevê ainda que ele tenha uma espécie de modo de emergências, que permite a desativação do sistema de retomada do veículo caso o motorista precise utilizar o carro para se dirigir até um hospital ou se alguém acabar ficando preso dentro do veículo durante um bloqueio. Para identificar essas situações, o sistema deve se utilizar de informações coletadas pelo diversos sensores.
Por enquanto, ainda não existe previsão de que este sistema comece a ser implantado nos veículos vendidos de comercialmente.