A Ford fez um registro de patente nos Estados Unidos um tanto quanto curioso. De acordo com as informações que constam nos documentos, trata-se de uma tecnologia que vai permitir a exibição de propagandas nas telas dos sistemas multimidias e também nos alto falantes do modelo.
Segundo os documentos que constam nos pedidos de registro, a ideia é que este sistema seja muito além do que apenas um exibidor de campanhas e peças publicitárias. A ideia é que ele utilize a tecnologia para conseguir identificar os melhores momentos para que os vídeos e áudios sejam reproduzidos.
O sistema, inclusive, teria a capacidade de identificar quando os ocupantes do veículo não estiverem conversando e também não estiverem consumindo outros tipos de conteúdos multimídia. Somente neste momento que a campanha seria reproduzida. O sistema também teria a capacidade de identificar as reações dos motoristas e dos passageiros, que poderia alterar a frequência da publicidade em si.
A tecnologia prevê ainda que o sistema vai recolher informações do usuário, algo muito parecido com o que os smartphones fazem nos dias de hoje, incluindo velocidade do veículo, posição do GPS e destino definido no sistema de navegação. E com base nestes dados serão escolhidos os anúncios que vão ser exibidos.
Os dados recolhidos durante o trajeto também vão acabar sendo importantes para definir a velocidade de reprodução dos anúncios. Por exemplo, quando o motorista estiver dirigindo em uma área escolar ou tiver escolhido um modo de direção, ele poderá reduzir essa velocidade. Já em trechos que existem maior atenção e quando o motorista estiver em alta velocidade, o sistema poderá limitar os anúncios.
Por enquanto trata-se apenas de um pedido de patentes, sem previsão de lançamento comercial.