Todos os dias, acompanhamos as notícias em jornais e na televisão de acidente ao redor do Brasil. Carros em alta velocidade, batidas por distração no trânsito, falta de prática no volante, esse tipo de informação já é comum aos nossos ouvidos. Mas muitos desses acidentes poderiam ser evitados com um simples ato: colocar o cinto de segurança ao entrar no carro.

De acordo com o artigo 65 do código de trânsito brasileiro, o cinto de segurança é obrigatório para condutores e passageiros em todas as vias do território nacional. A multa para quem é pego sem ele é de R$ 127,69 por passageiro e retenção do veículo até a colocação do mesmo.

Em um acidente que o veículo esteja apenas a 40km/h o motorista pode ser arremessado para fora do carro e até contra o pará-brisas violentamente. Sem o cinto de segurança, a chances de se machucar são quatro vezes maiores.

Cinto de segurança para todos

Cinto de Segurança

Quem está no banco de trás também deve colocar a proteção, pois eles não se põe somente em perigo, na hora do acidente todos são jogados para o vidro com a pressão exercida pelo impacto podendo bater e ferir o motorista ou passageiro do banco dianteiro.

Os cintos de segurança são desenvolvidos tendo por base um adulto, então as crianças devem ficar sempre em suas cadeiras de segurança, que ficam encaixadas ao banco do veículo. Quando não couberem mais nas cadeiras, existem cintos especiais para a proteção.

Para as grávidas, a regra é não colocar o cinto sobre a barriga, de modo a não pressionar o bebê. Em carro com quatro portas os idosos devem sempre estar nos bancos de trás, com o cinto.

Você pode evitar um grave acidente!

Segurança Cinto

Cerca de 80% das vítimas fatais de acidentes de trânsito seriam evitadas se elas estivessem usando o cinto de segurança.

Lembre-se, a desculpa que você não vai causar um acidente, não pode ser aceita. Outra pessoa pode trazer até você o problema, e sem o cinto o seu corpo está solto para o impacto. O cinto pode parecer um incômodo, mas a perda de uma vida é maior do que qualquer outro problema.

Então não esqueça, tanto para um longo percurso por estradas quanto para chegar em sua casa dentro da cidade. Cuide de você e de quem você ama.  Preserve sua vida, use o cinto de segurança.