Não é apenas no Brasil que o número de acidentes fatais no trânsito está cada vez maior. Em diversos países da Europa os números preocupam cada vez mais, sendo tratado até mesmo como problema de saúde pública em determinadas nações devido ao gasto excessivo com o tratamento das pessoas que se machucam em acidentes quando estão dirigindo seus carros.

Bélgica fará campanha agressiva para uso de cinto de segurança

Cada país acaba elegendo um grande vilão para atacar. No Brasil atualmente o mais preocupa o governo são as pessoas que bebem e que dirigem, mas na Bélgica o problema maior que está sendo enfrentado ainda é a questão do cinto de segurança. Muitas pessoas andam tranquilamente pelas ruas das grandes cidades do país sem utilizar o cinto.

Agora o governo pretende lançar uma campanha agressiva para tentar conscientizar as pessoas que não devem andar de carro sem estarem protegidas pelo cinto.

Chamando a atenção

Campanha Cinto de Segurança na BélgicaCom o objetivo de chamar cada vez mais a atenção para o problema na Bélgica, o governo colocou um carro pendurado por cordas em uma rua movimentada da cidade de Bruxelas. O veículo ficou pendurado a uma altura de 60 metros, de acordo com as informações que foram divulgadas. Depois disso as cordas foram soltas e o carro sofreu uma queda livre de 10 metros. O impacto foi equivalente ao de um choque entre dois carros a 50 km/h.

A campanha entitulada "Sans ceinture, le choc est plus dur" (em português, “Sem cinto, o choque é mais duro”) pretende ficar divulgando uma série de vídeos e de imagens do que acontece quando o carro chega ao chão para tentar passar uma noção para as pessoas do que acontece em um acidente.

Adesão estagnada

A ação foi autorizada pelo governo depois que as autoridades competentes receberam números nada favoráveis sobre a utilização do item de segurança pela população. De acordo com os relatórios, a adesão ao cinto de segurança está estagnada desde 2012. Além disso, números revelam que pelo menos 65% das pessoas que morreram em virtude de um acidente de carros poderiam ser salvas se estivessem utilizando o cinto de segurança.