Muitos escritores de ficção científica previram que, no século XXI, teríamos, em nossas ruas e estradas, carros que voassem. Até agora pensávamos que isso era obra de mentes criativas e fantasiosas... mas a empresa Mix Aerospace quer tornar isso, realidade.

Essa startup francesa da área de tecnologia acaba de criar uma campanha no site Indiegogo – uma ferramenta de crowdfunding, ou seja, há a oferta pública de cotas de patrocínio –, a fim de arrecadar fundos para o lançamento do primeiro carro voador do planeta! A meta é bem alta? 2,25 milhões de euros – ou R$ 6,9 milhões.

Qual o nome do projeto?

O nome do projeto é Skylys e, segundo a empresa, é uma espécie de carro de motor híbrido, pois serve para andar em ruas comuns e também pode voar – desde que esteja acoplado a um módulo dotado de hélices.

Skylys

Skylys é poluente?

O Skylys é ecologicamente correto, uma vez que não utiliza combustível, sendo movido por eletricidade. Desse modo, não lança gases poluentes na atmosfera.

Com o dinheiro arrecadado no Indiegogo os responsáveis pela Mix Aerospace desejam transferir seu escritório central justamente para o Vale do Silício norte-americano – local onde se concentra o maior número de empresas mundialmente famosas, do setor de tecnologia. Estando alojada nesse local, é mais simples conseguir financiadores para o protótipo do veículo. Tal mudança de local já é viabilizada, a partir de 180 mil euros. Além disso, com meio milhão se pode ampliar o escritório e fazer muitos testes com o carro, de caráter técnico e mecânico. Com 100% do valor, um ano da empresa está garantido, bem como o protótipo.

Qual o objetivo da Mix Aerospace com o Skylys?

Segundo divulgação no site oficial, a intenção da Mix Aerospace não é popularizar o Skylys, tornando-o um veículo de massa – ao menos não em um primeiro momento – seria mais um carro para autoridades policiais, médicas ou de grupos de resgate. A empresa sonha em rivalizar com os helicópteros, no quesito de transporte a curtas distâncias. Como sonho, a Mix Aerospace pretende, em médio prazo, ser uma alternativa concreta para desafogar o trânsito das cidades.

Carro voador

Quanto custa uma cota para criar o Skylys?

Caso você seja uma pessoa afortunada, e deseje investir em uma cota 1 milhão de euros, já terá garantido um protótipo do Skylys para chamar de seu. Caso não tenha essa bagatela em sua conta corrente, há cotas inferiores, que darão camisetas ou chaveiros.

O carro deve ser finalizado pela Mix Aerospace em, no máximo, 4 anos, ou seja, o Skylar pode se tornar realidade até 2018.