Voar em carros é um sonho bem antigo para o ser humano. Há representações desse tipo de modelo “aeroautomotivo” há mais de um século, seja em romances de ficção científica, seja em representações de imagens ao longo desse tempo.

Tudo isso ocorre, porque a liberdade é uma das buscas mais primitivas do ser humano, superando todo e qualquer limite que lhe seja imposto. Hoje em dia, com o trânsito cada vez mais caótico das grandes metrópoles mundiais, voar sobre congestionamentos seria um sonho para a maioria das pessoas. E se, depois disso, caso desejasse, recolhesse as asas e voltasse a dirigir em terra, se o trânsito permitisse, tudo isso com o mesmo modelo? Fascinante, não é? Mas será que isso só existe no mundo do faz de conta?

A resposta é: não. Isso mesmo! Existe grandes possibilidades de automóveis que voem venham a se tornar uma realidade, ao menos para aqueles que puderem pagar por esse conforto. A seguir, veremos o caso de um dos modelos que está em fase mais avançada de testes: o Carro Voador Aeromobil 2.5.

Conheça o Carro Voador Aeromobil 2.5!

Carro voador

Embora, aparentemente, nenhuma grande montadora tenha conseguido transformar em realidade esse tipo de modelo em uma realidade, esse cenário tende a mudar no futuro. A empresa Aeromobil, da República Eslovaca, está em fase avançada no desenvolvimento de seu Aeromobil 2.5.

Essa incrível novidade tem capacidade de transportar um piloto e um passageiro. O Aeromobil 2.5 apresenta um corpo totalmente estruturado em aço, combinado à fibra de carbono, para maior segurança, durabilidade e resistência. As asas são dobráveis, voltando-se para trás, quando for necessário rodar em estradas e ruas, em qualquer centro urbano, por exemplo.

Caso se deseje voltar a voar, o procedimento a ser seguido pelo condutor deverá ser o de se dirigir a uma pista específica de pouso e decolagem, abrir as asas até que fiquem em posição adequada ao voo e chegar aos 130 km/h, para ganhar impulso.

Aeromobil 2.5

Inclusive, engana-se quem pensa que a velocidade máxima que o modelo atinge é essa. 130km/h é o necessário para começar a voar, mas quando está no ar, pode chegar a cobrir uma distância de 700 km, e, no solo, tem autonomia de 500 km.

Muito embora o Automobil esteja, por razões óbvias de segurança e credibilidade no mercado, passando por uma extensa batelada de testes de todos os tipos, seu primeiro voo já foi realizado, recentemente, e com grande êxito. A versão 2.5 é mais uma etapa de um projeto que teve início há 23 anos, em 1990, na República Eslovaca, cidade de Bratislava, por meio de um projeto criado pelo designer Stefan Klein.

O Automobil ainda não tem previsão de chegada ao mercado.