A Fórmula 1 é sem sombra de dúvidas a maior história de sucesso de uma modalidade de automobilismo esportivo mundial. São anos e anos sempre tendo a preferência entre os amantes de velocidade pelo mundo afora.

Pois com o crescimento da preocupação com o meio ambiente, e também para promover uma energia renovável e mais limpa do que a obtida dos combustíveis fósseis, que surgiu a ideia de se criar a Fórmula E, uma nova categoria de automobilismo com carros exclusivamente elétricos.

Pois a CES, a tradicional feira de alta tecnologia realizada anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos, foi o local escolhido para que a imprensa e o grande público conhecessem o primeiro dessa nova categoria: o Spark-Renault SRT-01E, desenvolvido especialmente para a Fórmula E.

Spark-Renault SRT-01E

Com a capacidade de atingir a velocidade máxima de 225 km/h, o Spark-Renault SRT-01E é o primeiro veículo a ser apresentado para a imprensa e competirá no primeiro campeonato da categoria, que tem inicio previsto para setembro desse ano.

Apesar de não ser tão rápido quanto os modelos tradicionais da Fórmula 1, o desempenho do veículo apresentado na CES é considerado formidável, e mostra que o futuro reserva modelos elétricos cada vez mais rápidos.

Com organização da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a primeira competição de Fórmula E terá 10 equipes com dois pilotos cada, exatamente como ocorre na Fórmula 1 (que tem mais equipes, mas com dois pilotos por equipe). O Spark-Renault SRT-01E é apenas o primeiro de uma série que serão mostrados ao público e à imprensa até setembro.

A primeira etapa do campeonato está prevista para ocorrer em Pequim, na China.

2014 Spark-Renault SRT-01E

Na apresentação do Spark-Renault SRT-01E ao público e à imprensa, o piloto brasileiro Lucas Di Grazzi foi o escolhido para pilotar o veículo. A demonstração ocorreu no estacionamento onde ocorre o evento da CES e visou mostrar para todos que o veículo elétrico tem um grande desempenho.

Como já dito, a ideia da FIA é fazer com que se invista mais no desenvolvimento de tecnologia de veículos movidos a energia elétrica. E por este motivo, a entidade máxima do automobilismo resolveu organizar um campeonato a ser disputado apenas por veículos totalmente movidos por essa fonte de energia. Essa é a mais nova categoria do automobilismo mundial: a Fórmula E.

Ponto positivo para os mandachuvas e figurões da FIA, já que com essa competição, a chance de aumento de investimentos realmente aumentará significativamente.