O ano de 2014 será marcado pela criação de uma nova categoria para os amentes do automobilismo esportivo mundial. Os testes da Formula E, o mais novo campeonato organizado de forma oficial pela Federação Internacional de Automobilismo, FIA, começaram em 2012, com o ex-piloto de Formula 1, Lucas de Grassi, como piloto. Ao menos 42 foram encomendados para iniciar a disputa do primeiro título da categoria. Se você é amante dos esportes de corrida e não deixa de jogar um jogo similar nem no computador ou video-game, saiba mais sobre a Formula E neste post especial que preparamos para você. Leia e divulgue tudo sobre este campeonato!

Detalhes da Formula E

Formula E

Um dos cuidados foi procurar uma empresa que cuidasse de forma exclusiva dos pneus de todas as equipes. A fabricante escolhida foi a Michelin; já no quesito motor e transmissão eletrônica, a fornecedora será a vitoriosa empresa McLaren. Várias grandes cidades se interessaram em abrir suas ruas e circuitos para receber a primeira edição da Formula E. No Brasil, quem deve receber a etapa é o Rio de Janeiro. A corrida também deve ser realizada em Roma, na Itália; em Londres no Reino Unido; Los Angeles, nos Estados Unidos; Pequim, na China; Buenos Aires, na Argentina; e Berlim, na Alemanha. A competição contará com 40 carros, 20 pilotos e 10 equipes, ou seja, cada equipe poderá ter quatro carros e dois pilotos. A velocidade máxima será de 220 km/h, sendo que os carros devem chegar de 0 a 100 km/h em 3 segundos. Assim como na Formula 1, haverá treinos livres e qualificações antes da corrida principal.

A primeira temporada da Formula E está agendada para acontecer de setembro de 2014 a junho de 2015, com no máximo 12 corridas em diferentes países. Ao menos três equipes já estão confirmadas para atuar na Formula E: a britânica Drayson Race, a oriental China Corrida e a norte-americana Andretti Autosport. Enquanto uma corrida de Formula 1 tem duração máxima de 2 horas, caso venha acontecer algo que não dê para completar o número de voltas marcado, na Formula E a duração máxima é de 45 minutos, tempo limite para que a etapa seja interrompido seja em qual volta estiver.

E você aí, amante de corridas de carros, que adora assistir aos domingos pela TV, falta pouco para conhecer mais uma grande alternativa para se manter na frente da telinha! É torcer para, que, como em todas as competições, tenhamos ao menos um brasileiro.