Quando se pensa em salões de automóveis, é inevitável imaginar conceitos incríveis, daqueles que poderiam facilmente frequentar filmes de ficção científica. Ultimamente, no entanto, a indústria vê os motorshows como lugares para mostrar aquilo que precisa vender. Se os alemães já são conhecidos pela objetividade, o resultado é o que pode ser visto no Salão de Frankfurt deste ano, aberto ao público entre os dias 12 e 22 de setembro. A maioria das marcas mostrou carros prontos para deixar os estandes e ir direto para as concessionárias – casos da Mercedes-Benz, com o GLA, e da Audi, com o face-lift do A8. Dos conceitos que apareceram, boa parte é usada para antecipar uma futura identidade visual – como a Citroën, com o C-Cactus. O evento alemão ainda é o maior do mundo, com mais de 40 marcas espalhadas por 12 pavilhões do Frankfurt Trade Fair. Mas deixa claro que, nos dias de hoje, para a indústria automotiva, mais importante que impressionar é se sustentar.

Como sempre acontece em Frankfurt, as principais atrações são as marcas germânicas. E as do segmento premium mostraram suas armas em diferentes áreas. A Mercedes-Benz tratou de fazer as honras ao descortinar a versão de produção do crossover GLA, que inclusive, deve ter no Brasil uma de suas linhas de montagem nos próximos anos. E também atraiu a atenção para o protótipo do Classe S cupê e o CLA 45 Racing Series que, segundo a Mercedes, está pronto para ser produzido. Já a BMW concentrou sua energia na linha ecológica – revelou o esportivo híbrido i8, de nada menos que 361 cv. O elétrico i3 fez bonito ao circular por vias instaladas dentro do pavilhão da marca como uma espécie de “cartão de visitas ambulante” da gama “verde”. A concorrente Audi mostrou o face-lift do A8, a versão conversível do A3 e dois impressionantes conceitos – Sport Quattro e Nanuk Quatro. E a Porsche fechou a ala das alemãs chiques em Frankfurt com o poderoso 918 Spyder híbrido, que tem a missão de desbancar a Ferrari LaFerrari e a McLaren P1.

Destaques do Salão de Frankfurt 2013

Na ala das germânicas generalistas, a dose de racionalidade da Volkswagen ficou por conta do Golf. A marca pegou carona no sucesso do hatch médio e mostrou em Frankfurt o novo Golf R. Além da versão mais “apimentada”, estavam no estande a Sportsvan, o Cabrio e até mesmo uma elétrica. A tecnologia do e-Golf é a mesma usada no subcompacto Up! elétrico. Com esses e mais 12 modelos similares que deve lançar até 2015, a Volkswagen pretende ser líder a mobilidade elétrica na Europa – título atualmente ostentado pela francesa Renault. A Opel, divisão alemã da General Motors, mostrou o imponente conceito Monza, mas voltou suas atenções para seu modelo de vendas – o  Insignia, em suas versões sedã e perua. 

Italianos e franceses costumam guardar suas principais novidades para o Salão de Paris. Mas nem por isso deixaram de chamar a atenção em Frankfurt. A Lamborghini descobriu o Gallardo Squadra Corse, versão ainda mais agressiva que a original, enquanto a Ferrari juntou gente para ver a versão Speciale da 458, de 605 cv. Mais modesta, a Fiat resumiu sua participação a uma edição especial do Panda com tração nas quatro rodas. Já a francesa Citroën, além de revelar sua futura identidade visual com o conceito C-Cactus, mostrou a imagem de requinte que deseja transmitir, através do Wild Rubys. A marca confirmou que o modelo vai virar um utilitário da linha premium DS no ano que vem. Sua parceira Peugeot fez a primeira apresentação oficial da nova geração do médio 308, enquanto a rival Renault mostrou apenas conceitos. Coube à subsidiária romena da Renault, a Dacia, mostrar a reestilização do Duster, que chegará ao Brasil no ano que vem. 

As parceiras britânicas Jaguar e Land Rover também trouxeram novidades para Frankfurt. A marca de esportivos anunciou seu breve desembarque no segmento de utilitários de alto luxo com o conceito CX-17, enquanto o fabricante de “off-roads” exibiu um “facelift” no Discovery – que agora ostenta o nome na tampa do motor, como na linha Range Rover – e uma versão com câmbio automático de 9 marchas para o Evoque. De origem norte-americana mas com várias fábricas e forte presença na Europa, a Ford destacou um de seus modelos tipicamente europeus – a S-Max Concept. O conceito é derivado do sedã Mondeo e vai originar a nova geração da minivan, que será produzida somente na Alemanha.

Longe de casa, as orientais não fizeram muito barulho. A japonesa Honda mostrou a perua Civic Tourer, enquanto a compatriota Toyota focou no compacto híbrido conceitual Yaris Hybrid R Concept. No estande da coreana Hyundai, novidade apenas para o mercado europeu: o subcompacto i10, que foi descartado para o Brasil pelos representantes da marca. Sua parceira Kia exibiu a segunda geração do Soul. Enquanto isso, meio isolada, a Changan chamava a atenção por ser a única chinesa no evento. A marca aproveitou a presença da imprensa especializada internacional para avisar: dentro de três anos, terá uma fábrica no Brasil. Onde vai chegar em breve o novo utilitário esportivo chinês S35 – e provavelmente irá encontrar muitas novidades apresentadas no evento alemão.

Os destaques do Salão de Frankfurt de 2013

Audi Sport Quattro – É o conceito que antecipa o novo esportivo da fabricante alemã. Feito para homenagear o clássico Quattro de 1980, o novo Sport Quattro deve dar origem a um carro de produção lá para 2016. O protótipo traz um conjunto propulsor híbrido, formado por um V8 4.0 biturbo de 560 cv e um motor elétrico de 150 cv. Juntos, eles levam o esportivo de 1.850 kg a 100 km/h em 3,7 segundos e a 305 km/h de velocidade máxima. O Sport Quattro do século XXI ainda consegue rodar 50 km apenas com eletricidade.

Audi Sport Quattro

BMW i8 – Depois de conceitos, modelos camuflados e diversos teasers, a BMW finalmente mostrou a versão de produção do esportivo híbrido i8. O carro traz como principal apelo o desempenho aliado a baixo consumo de combustível. O motor a combustão é um 1.5 turbo de três cilindros com impressionantes 231 cv e 32,7 kgfm de torque. O elétrico gera 130 cv e 25,5 kgfm. Juntos, eles levam o i8 a 100 km/h em 4,4 segundos e a máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Mesmo assim, o consumo fica em 37 km/l, de acordo com a BMW. Construído com uso extensivo de uma fibra de carbono reforçada de plástico, o cupê pesa apenas 1.490 kg, mesmo com o pesado conjunto de baterias e os dois motores. O i8 deve chegar ao Brasil em 2015.

BMW i8

Bugatti Veyron Jean Bugatti Edition – É a segunda de uma série de seis versões que marcarão o fim de vida do já icônico Veyron. Assim como o primeiro, que apareceu em julho, o Jean Bugatti Edition homenageia um nome importante para a história da marca francesa. No caso, o filho do fundador Ettore Bugatti e responsável por desenhar o clássico 57SC Atlantic de 1934. As alterações em relação a um Veyron Grand Sport Vitesse tradicional são apenas estéticas. O Jean Bugatti Edition traz acabamento externo em fibra de carbono, rodas cortadas por diamante, interior em couro marrom e grade dianteira feita em platina. O motor W16 de 8.0 litros e 1.200 cv segue inalterado. O preço é de “módicos” 2,28 milhões de euros, equivalente a R$ 6,9 milhões.

Bugatti Veyron Jean Bugatti Edition

Changan S35 – Changan S35 é o primeiro utilitário esportivo da marca chinesa. Esteve no próprio Salão de Frankfurt, em 2011, ainda como conceito. É equipado com um motor 1.6 e entrega potência de 123 cv, com torque de 17,2 kgfm.  No Brasil, onde deve desembarcar em breve, competirá, principalmente, com os SUV chineses Chery Tiggo e Lifan X60.

Changan S35

Citroën C-Cactus –  O visual bastante futurísta do C-Cactus deve ser a base para a próxima geração do C3. O próprio conceito já tem o porte de hatch compacto, com 4,21 metros de comprimento e 1,75 m de largura. Do lado de dentro, o painel de instrumentos foi trocado por uma tela de 7 polegadas, enquanto os comandos de ventilação e rádio são todos por outra tela – esta, sensível ao toque – no console central. O conjunto propulsor é Hybrid Air, que troca o cojunto de baterias e motor elétrico por um propulsor movido a ar comprimido. A tecnologia está em desenvolvimento pela PSA Peugeot Citroën e deve começar a equipar os carros da empresa em breve.

Citroen C-Cactus

Dacia Duster – É a primeira reestilização do utilitário romeno – que é vendido no Brasil com a marca Renault. O Duster ganhou uma nova dianteira, com faróis com novo arranjo interno com luzes de leds e grade redesenhada. Perfil e traseira pouco mudaram e mantiveram o aspecto “bruto” do utilitário. Por dentro, o Duster ficou mais moderno, com novo painel de instrumentos, tela sensível ao toque e novo console central. Na Europa, o Duster recebeu o moderno motor 1.2 turbo de 125 cv de origem Renault. O reestilizado utilitário deve desembarcar no Brasil no ano que vem – mas sem o novo propulsor.

Dacia Duster

Ferrari 458 Speciale – É a versão “anabolizada” da 458 Italia. A Speciale usa basicamente a mesma fórmula usada por seus antecessores – a F430 Scuderia e 360 Stradale. Ou seja, menos equipamentos, maior uso de materiais leves e maior potência do motor. O V8 de 4.5 litros foi preparado pare gerar 605 cv, 35 cv a mais que a versão comum, e 55 kgfm de torque, enquanto o peso é de apenas 1.290 kg. A 458 Speciale ainda tem alterações na construção para melhorar a aerodinâmica. O novo esportivo acelera de zero a 100 km/h em apenas 3 segundos e até 200 km/h em 9 segundos.

Ferrari Speciale

Fiat Panda 4X4 Antartica – Sem grandes novidades, a Fiat aposta em versões especiais de seus modelos em Frankfurt. Um deles é o Panda, que em sua variante 4X4, recebeu a configuração Antartica. Ela serve para comemorar os trinta anos da primeira vez que o hatch recebeu a tração nas quatro rodas. O modelo traz rodas de 15 polegadas, retrovisores pintados de laranja e um simpático pinguim desenhado na lateral. Os motores disponíveis são um bicilíndrico 0.9 de 85 cv e um 1.3 diesel de 75 cv.

Fiat Panda Antartica

Ford S-Max Concept – É o conceito que vai originar a nova geração da minivan da Ford. Feito sobre a plataforma do Mondeo – ou Fusion, no Brasil –, a nova S-Max vai manter a identidade visual da marca, caracterizada pela grade dianteira marcante e as linhas retas. No interior, a Ford optou por um design “clean”, com poucos botões, e muitos equipamentos. A versão de produção da S-Max deve chegar ao mercado europeu apenas no segundo semestre de 2014.

Ford S-Max

Jaguar CX-17 – O CX-17 é o primeiro ataque da Jaguar entre os utilitários. Com mira apontada para Porsche Cayenne, Mercedes-Benz ML, BMW X5 e o futuro utilitário da Bentley, o conceito traz um visual bem “plausível” que não deve ser muito alterado quando chegar às lojas – provavelmente em 2014. O desenho da frente é bem semelhante aos sedãs atuais da marca, com faróis afilados e uma chamativa grade. Atrás, a inspiração é no esportivo F-Type, com as lanternas horizontais e espichadas. O interior é bem mais futurista e traz elementos derivados do atual Range Rover, da marca parceira Land Rover. A construção é toda em alumínio, elemento que vai estar na próxima geração de carros da empresa britânica. 

Jaguar CX-17

Kia Soul – Depois de um face-lift discreto em 2011, o Kia Soul recebe a sua segunda geração. Inspirado pelo conceito Trackster, de 2012, o hatch manteve sua proposta estética, com linhas “quadradas”, mas agora ostenta uma frente mais chapada. A plataforma é a mesma do recente Cee’d – hatch médio vendido na Europa – e deve melhorar a dirigibilidade em relação à geração anterior. A Kia também trabalhou no interior, que ficou mais confortável e com melhor isolamento acústico. O novo Soul chega ao mercado europeu no início de 2014 e deve desembarcar no Brasil em algum momento do mesmo ano.

Kia Soul

Mercedes-Benz GLA – É a primeira aparição pública do pequeno utilitário alemão. E o interesse para o mercado brasileiro é grande. Afinal, durante o motorshow a Mercedes-Benz confirmou que vai voltar a fazer carros no Brasil. E o GLA é um dos grandes candidatos a ganhar passaporte nacional. Feito na plataforma do Classe A, ele também usa a mesma oferta de motores. Ou seja, por aqui, deve ter um 1.6 turbo de 156 cv. O GLA chega importado ao Brasil em 2014 com preço na faixa dos R$ 100 mil, pronto para brigar com o BMW X1.

Mercedes-Benz GLA

Peugeot 308 – A segunda geração do hatch médio da marca francesa já havia sido apresentada há algum tempo. Mas só agora fez a sua primeira aparição oficial para o público. A Peugeot promete grandes melhorias no novo 308. Tudo para poder encarar de frente Ford Focus e Volkswagen Golf, os líderes de mercado na Europa. O carro tem como base a plataforma modular EMP2 da PSA, que abaixou o peso e aumentou a rigidez do conjunto. Em termos estéticos, tanto interna quanto externamente, o 308 usa muitas influências do compacto 208 – caso do painel de instrumentos visto por sobre o volante. O hatch chega ainda este ano ao mercado europeu, mas deve demorar a desembarcar por aqui. Afinal, o atual modelo foi lançado no início de 2012 em solo nacional.

Peugeot 308

Porsche 918 Spyder – O 918 Spyder é a aposta da Porsche para o recém-criado segmento de hipercarros híbridos. Assim como Ferrari LaFerrari e McLaren P1, o 918 traz um motor a combustão aliado a um elétrico para um desempenho avassalador. Os totais 887 cv de potência levam o alemão a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, a 200 km/h em 7,7 segundos, e a uma máxima de 330 km/h. Comportamento, aliás, que já tornou o 918 Spyder o carro de rua mais rápido no histórico circuito de Nürburgring, batendo o antigo recorde do também alemão Gumpert Apollo, estabelecido em 2009. Durante o Salão de Frankfurt, por sinal, os executivos da Porsche confirmaram que três das 918 unidades produzidas do esportivo serão vendidas no Brasil. O preço ainda não foi definido, mas, na Europa, supera os R$ 2 milhões.

Porsche 918 Spyder

Volkswagen e-Up! – A mobilidade elétrica foi a grande aposta da Volkswagen para o Salão de Frankfurt. E, evidentemente, o “xodó” da marca alemã não ficou de fora. O e-Up! vai partir de 27 mil euros na Alemanha, equivalente a R$ 78 mil, e terá um motor elétrico com 82 cv e torque de 21,4 kgfm. Segundo a Volks, a autonomia é de 160 km, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 12,4 segundos e a velocidade máxima é de 130 km/h. Mais uma vez de acordo com a empresa, o custo para rodar 100 km com o e-Up! é de apenas três euros, equivalente a R$ 9.

Volkswagen e-Up!


Autor: Michael Figueredo (Auto Press)
Fotos: Michael Figueredo/Carta Z Notícias