Os alemães se orgulham de sua indústria automotiva. Tanto que não é por acaso que dedicam mais de 200 mil metros quadrados ao Salão do Automóvel em Frankfurt, na Europa. O motorshow, visto pelos anfitriões como o maior do mundo, será aberto à imprensa a partir do dia 12 de setembro e ao público geral do dia 16 até o dia 24 desse mês, com fortes apostas no segmento dos elétricos, esportivos e SUVs. 

Os anfitriões prometem diversas novidades. Só o Grupo BMW terá 20 novidades para apresentar no Salão, entre conceitos, versões renovadas e modelos inéditos – são quase 10 mil metros quadrados dedicados. Já o grupo Volkswagen pretende revelar importantes projetos, já que precisa recuperar a credibilidade com o governo local após uma série de acusações referentes ao escândalo nos testes de emissões, conhecido como Dieselgate, que perdura até hoje.

Salão do Automóvel de Frankfurt 2017

No entanto, há marcas que não aproveitarão a visibilidade do Salão. Nove fabricantes estão de fora do evento – são elas DS, Infiniti, Peugeot, Jeep, Fiat, Alfa Romeo, Mitsubishi, Volvo e Nissan que, juntas, correspondem a 20% do mercado europeu. De acordo com analistas, as empresas disputam a atenção do público com muitos produtos diferenciados – o que, no final das contas, não proporciona vendas. Por cortes de gastos, preferiram ficar de fora do evento.

Os destaques do Salão de Frankfurt 2017

Audi A8 - O destaque da Audi para o Salão de Frankfurt é a nova geração do A8. Para rivalizar com o Mercedes Classe S e o BMW Série 7, o novo A8 vem com uma gama de motores que variam de 272 a 610 cv de potência. Com vendas no último trimestre de 2017, o sedã terá preço inicial de 90.600 euros (cerca de R$ 338.300) e passa pelos 97.500 euros na versão com motor TDI 3.0 (aproximadamente R$ 364 mil).

Audi A8

Bentley Continental GT - O trunfo da Bentley para o Salão de Frankfurt é a nova geração do Continental GT. O modelo vem com um motor 6.0 litros biturbo W12, de 635 cv e impressionantes 91,8 kgfm de torque – números que garantem um zero a 100 km/h em 3,7 segundos e uma máxima de 333 km/h. A transmissão é de dupla embreagem com oito marchas. O novo Continental GT tem visual inspirado no conceito EXP 10 Speed 6, apresentado no Salão de Genebra, em 2015.

Bentley Continental GT

BMW X3 - A nova geração do BMW X3 ganhou melhorias visuais, aerodinâmicas, mecânicas e novos equipamentos. Além disso, o utilitário está 55 kg mais leve e recebeu assistência de condução semiautônoma capaz de controlar a direção, evitar colisões laterais, permanecer na faixa por conta própria e auxiliar o motorista em ultrapassagens. Outra novidade é o pacote da divisão M, que faz com o que o carro chegue aos 100 km/h, partindo da imobilidade, em 4,8 segundos. No Brasil, o novo X3 terá suas vendas iniciadas no início de 2018.

BMW X3

Citroën Aircross - A Citroën se rendeu ao clamor do mercado por SUVs. O C3 Aircross, nascido como monovolume aventureiro, agora assume caráter de SUV compacto em sua nova geração. Seu principal atributo é o visual customizável, com opções de combinações de diversas cores. Nas versões de entrada, o motor é um três cilindros 1.2 litro de 81 cv. Já nas variantes mais caras, os propulsores podem ser um 1.2 turbo com 108 cv da família PureTech, a gasolina, ou um 1.6 litro aspirado com 98 cv a diesel.

Citroën Aircross

Dacia Duster - O Dacia Duster, da marca de baixo custo da Renault na Europa, aparecerá renovado em Frankfurt. Em sua segunda geração, o modelo terá uma atualização em sua plataforma e visual, mas sem grandes “ousadias”. A expectativa é de que o novo Duster chegue ao Brasil no final de 2018, com o logo da Renault. Outra novidade da fabricante francesa é a nova geração do Megane R.S., hot hatch que terá mais de 300 cv e um sistema de esterçamento das rodas traseiras.

Dacia Duster

Ferrari Portofino - A Ferrari vai apresentar a substituta da California T. Trata-se da Portofino, um roadster com tração e motor traseiros e teto retrátil. O novo modelo de entrada virá com um motor 3.9 litros V8, biturbo, de 600 cv de potência e 77,5 kgfm de torque. A promessa é de que o modelo faça o zero a 100 km/h em 3,5 segundos.

Ferrari Portofino

Hyundai Kona - A Hyundai vai apresentar seu mais novo crossover compacto: o Kona. Feito sobre uma plataforma completamente inédita – compartilhada com o novo Kia Stonic –, o modelo tem o papel de estrear a nova linguagem visual da fabricante sul coreana, que deixou de lado o conceito de “linhas fluídas”. Na Europa, o Kona terá dois motores: um 1.0 turbo de 120 cv de potência associado a um câmbio manual de seis marchas e um 1.6 litro turbo de 177 cv combinado a uma caixa de dupla embreagem de sete velocidades e tração integral.

Hyundai Kona

Mini Electric Concept - A Mini, controlada pela BMW, vai apresentar um conceito de carro 100% elétrico. O modelo antecipa as formas do futuro carro, que já entrará em produção no ano de 2019. O lançamento faz parte da estratégia de eletrificação do grupo BMW de pelo menos 15% de sua gama até 2025. Ainda não foram divulgadas informações técnicas do modelo.

Mini Electric Concept

Opel Grandland X - Agora dona da Opel/Vauxhall, que antes era de propriedade da GM, a PSA cedeu a plataforma do Peugeot 3008 para o novo integrante da família “X” de SUVs da marca recém-adquirida. O Grandland X tem 4,48 m de comprimento e capacidade de até 514 litros em seu porta-malas, além de contar com sistemas como controle de cruzeiro adaptável, volante aquecido, tampa do porta-malas com acionamento elétrico e carregamento sem fio para smartphones. Curiosamente, o OnStar, sistema da Chevrolet, também é oferecido no novo utilitário.

Opel Grandland X

Porsche Cayenne - A Porsche vai apresentar ao público, pela primeira vez, a terceira geração do Cayenne. O SUV recebeu novos motores e mais tecnologia. Assim como aconteceu com o Audi Q7 e o Bentley Bentayga, a nova geração do Porsche Cayenne deve perder peso por conta do uso da nova plataforma MLB. Mais detalhes do carro só serão revelados durante o evento. Outros modelos que serão apresentados pela marca são o 911 Speedster e o 718 Boxster GTS.

Porsche Cayenne

Volkswagen Polo - A sexta geração do Polo é uma das novidades da Volkswagen para o Salão de Frankfurt. Feito sobre a plataforma MQB, a mesma que já é utilizada na fábrica da marca no Paraná na construção do Golf, Audi A3 sedã e Audi Q3, o Polo tem 4,05 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,45 m de altura, com um entre-eixos de 2,56 m. Em sua versão de topo, a GTI, o Polo terá o motor 2.0 TSI do Golf, com 200 cv com opções de transmissão manual de seis marchas ou a DSG, automatizada de dupla embreagem, de sete marchas. No Brasil, o carro é produzido na planta de São Bernardo do Campo (SP) e tem previsão de início das vendas para ocorrer entre novembro e dezembro de 2017.

Volkswagen Polo

Volkswagen T-Roc - Com a mesma plataforma MQB, o Volkswagen T-Roc é um SUV compacto que aposta no estilo esportivo, motores turbinados e amplas possibilidades de personalização. Serão seis opções de motores: três a gasolina TSI e três a diesel TDI, todos com turbo. De acordo com a marca, a versão mais potente contará com um propulsor de 190 cv. O SUV compacto deve chegar ao Brasil em 2018 para cumprir parte da estratégia de expansão da gama de utilitários da fabricante.

Volkswagen T-Roc


Autor: Victor Alves (Auto Press)
Fotos: Divulgação