Ao longo das últimas décadas, os Salões Automotivos acabaram se tornando grandes eventos reconhecidos não apenas pelo mercado em questão, mas também pelo público em geral, sempre atraído pela chance de ficar próximo das mais recentes novidades das montadoras. Mas, nos últimos anos, a discussão sobre a real relevância deste tipo de evento surgiu com força.

Salão de Frankfurt não terá algumas marcas de peso

E as informações mais recentes relacionadas as montadoras que confirmaram presença no Salão de Frankfurt acaba se tornando mais um argumento nesta discussão. Marcas relevantes e de peso não estarão presentes neste que é o maior evento do setor na Alemanha. São marcas importantes, algumas até com sede no próprio mercado europeu.

De acordo com as informações que foram publicadas pelo site Automotive News Europe, dentre as marcas que confirmaram sua ausência no evento estão Alfa Romeo, DS, Fiat, Infiniti, Jeep, Mitsubishi, Nissan, Peugeot e Volvo. Juntas, as montadoras que não terão um espaço reservado na feira representam 20% das vendas globais automotivas na Europa.

Anteriormente uma das principais “desculpas” que eram dadas pelas empresas que não eram vistas no Salão era o fato de que elas não teriam lançamentos relevantes para apresentar ao público naquele momento. Mas parece que este não é o mais o caso. Por exemplo, a Volvo está avançada com o seu XC40, que deve se tornar o seu crossover de entrada. Mesmo assim, a montadora não vai estar presente no salão alemão.

Salão de Frankfurt não terá algumas marcas de peso

Uma estratégia que está sendo adotada pelas companhias, até mesmo para reduzir os gastos com este tipo de evento, é focar em um grande salão para todo o mercado europeu. Neste caso, o Salão de Genebra está sendo o escolhido para apresentar as grandes novidades das empresas para o velho continente. Com isso, outros salões tradicionais, como Frankfurt e Paris, estão sendo esvaziados.

Publicamente alguns executivos de montadoras falam abertamente sobre sua preferência em relação aos eventos. Roelant de Waard, chefe de vendas e marketing da Ford da Europa, por exemplo, afirma que Genebra consegue ter um evento mais democrático, uma vez que a organização limita o quanto cada empresa pode gastar no seu estande. Desta forma, não existe uma companhia dominando o evento como um todo. Também não existe uma preferência pelas marcas locais em Genebra.

Outro fator importante é a tendência das montadoras de realizar seus eventos próprios.