Fenatran 2013

São Paulo/SP - Num mundo de gigantes, todos pensam grande. Planos de expansão e exibições de força deram o tom da Fenatran 2013. Realizada de 28 de outubro a 1º de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, a 19ª edição do salão internacional do transporte reuniu 376 expositores de 15 países. Todos dispostos a impressionar um número estimado de 60 mil visitantes – em grande parte formado por empresários do setor de transportes. Mais uma vez, os extrapesados são a grande vedete do evento – afinal, o segmento promete movimentar mais de R$ 14 bilhões em vendas no Brasil em 2013. Cifras que atraíram novas marcas – como a holandesa DAF e a chinesa MetroSchacman –, que prometem tornar o confronto dos extrapesados cada vez mais duro. 

Se o negócio é partir para a briga, exibir alguma “musculatura” pode ajudar a intimidar os adversários. Talvez por isso, alguns fabricantes deram destaque na Fenatran a modelos que poderiam ser chamados de “hiper-extrapesados”. São caminhões com capacidade para mover até 250 toneladas, destinados ao transporte de cargas grandes, pesadas e indivisíveis – como peças de hidrelétricas ou de plataformas petrolíferas, por exemplo. Torque e potência hipertrofiados são características comuns a esse gênero de caminhão  Para atender esse subnicho, a Mercedes-Benz importou da Alemanha o Actros 4160 AK SLT, com tração 8X8, enquanto a sueca Scania valorizou a produção nacional do R Highline 620 8X4 na sua fábrica em São Bernardo do Campo. Já a Volvo pegou – literalmente – pesado. Trouxe da Suécia o FH16 750 – simplesmente o caminhão mais potente do mundo, com seu motor de 16 litros e 750 cavalos. 

Também no segmento extrapesado, mas sem tanto exagero, as marcas MAN, Iveco e DAF exibiram suas novidades. Na marca alemã, o TGX 29.480 surgiu para mostrar como será o caminhão mais potente da linha, com seus 480 cv. A Iveco colocou as luzes mais fortes sobre o estiloso Hi-Way, o último lançamento da fábrica mineira de Sete Lagoas. E os holandeses da DAF comemoraram a apresentação do extrapesado XF 105 “made in Brazil”, o primeiro produto da unidade industrial de Ponta Grossa, no Paraná – é a primeira fora da Europa. 

Mas, apesar de seu inegável prestígio, nem só de extrapesados vive o setor de transportes. Veículos menores é que dão capilaridade ao sistema de entregas, principalmente nas grandes cidades. O VUC – veículo urbano de carga – HD 78 e o furgão HR, produzidos em Goiás, foram os destaques da Hyundai. Nesse conceito urbano, além de mostrar os caminhões leves Cargo 816 e Cargo 1119, a Ford fez a “avant première” do novo furgão Transit, que será lançado no Brasil em 2014. Irá encarar a nova Sprinter, que acaba de ser lançada pela Mercedes. A Fiat apresentou os compactos de carga Uno Furgão e Fiorino, enquanto a Renault mostrou versões do furgão Master e comemorou as primeiras seis unidades vendidas no país da furgonete elétrica Kangoo Maxi Z.E. – adquiridas pela filial brasileira da FedEx.

Além de novos produtos, alguns aproveitaram para anunciar investimentos. A mais ambiciosa foi Mercedes, que avisou que pretende investir R$ 1 bilhão até 2015 em suas unidades industriais brasileiras, destinados a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e a nacionalização da linha de caminhões extrapesados Actros. Tudo com o assumido objetivo de retomar a liderança das vendas no Brasil, perdida há mais de uma década para a compatriota MAN/Volkswagen.

Disputando espaço com os fabricantes de veículos, muitos implementadores também rentabilizaram a Fenatran. A paranaense Noma apresentou quatro novas linhas  de carretas: basculante em alumínio, basculante meia cana vanderleia, tanque inox e silo rodoviário. Já a gaúcha Randon expôs a sua Linha R, constituída de graneleiro, sider, frigorífico, furgão, carrega-tudo e basculante. A Temakeria Móvel, apresentada pelo Grupo VIC, e o Estúdio-Cozinha Móvel, da Truckvan, juntaram gente na hora do lanche. No setor de logística, um dos destaques foi a BgmRodotec. A empresa paulistana exibiu novas integrações do software para gestão de transportes Globus, que oferece acesso através de smartphones e tablets. Afinal, no setor de transportes, só a força bruta não resolve – é preciso haver inteligência por trás do negócio.

Destaques da Fenatran 2013

DAF XF 105 - Controlada pelo grupo norte-americano Paccar, que é o quarto maior fabricante de caminhões do mundo, a holandesa DAF exibiu orgulhosamente várias unidades do seu primeiro modelo produzido na fábrica da cidade paranaense de Ponta Grossa. O extrapesado XF105 pretende disputar o segmento de extrapesados “premium”, que incorpora mais conforto e itens tecnológicos. De quebra, estavam no estande os dois próximos produtos da fábrica paranaense: o semipesado CF e o médio LF. “Pretendemos atingir 10% de market share em cinco anos”, avisou Marco Antonio Davila, presidente da DAF Brasil.

DAF XF, CF, LF

Fiat Fiorino - A Fiat é líder há 11 anos no mercado brasileiro de comerciais leves, principalmente por conta da “best seller” picape Strada, que acaba de adicionar uma terceira porta à versão Cabine Dupla. Para tentar reforçar a liderança, a marca italiana aproveitou o evento paulistano para apresentar os novos Uno Furgão e  Fiorino. O novo Fiorino recebe design na atualizado versão 2014 e será lançado no final de novembro no mercado brasileiro com motorização 1.4 EVO Flex, que prioriza torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível. Havia algumas versões do Fiorino no estande da Fiat, inclusive um transformado em ambulância.

Fiat Fiorino

Ford Transit - A marca norte-americana escolheu a Fenatran para fazer a pré-estreia da nova Transit, exibida na versão furgão. O modelo – produzido em Kocaeli, na parte asiática da Turquia – é líder de vendas na Europa há décadas. Nessa nova geração, será lançado também nos Estados Unidos e deverá atender 116 mercados nos seis continentes. Ou seja, irá se tornar um produto global – atual obsessão da Ford. A nova Transit ganhou um design mais moderno e, segundo o fabricante, incorpora tecnologias focadas no desempenho e economia.

Ford Transit

Hyundai HD 78 - Para valorizar a versatilidade de seu VUC – veículo urbano de carga –, a sul-coreana Hyundai expôs na Fenatran quatro unidades do HD78, com os implementos verdura/fruta, unidade médica móvel, loja e tela de leds – uma espécie de “cinema ambulante”. Exibiu até uma versão conceitual 4X4 do modelo, que é produzido na fábrica da CAOA Montadora de Veículos, na cidade goiana de Anápolis. Segundo o fabricante, o HD78 é ideal para implementação e pode ser utilizado, entre outras coisas, como baú de carga seca, plataforma de veículos, prancha, caçamba, basculante, ambulância, transporte de lixo, baú para congelados, mini hospital, gabinete dentário móvel e caminhão oficina. O preço do HD 78 parte de R$ 95 mil.

Hyundai HD

Iveco Hi-Way - A fabricante italiana, que produz no Brasil na unidade industrial da cidade mineira de Sete Lagoas, deu destaque em seu estande à característica de ser “full liner”. Ou seja, oferece desde os comerciais leves da linha Daily ao caminhão off-road Trakker, passando pelo blindado militar Guarani e pelos ônibus CityClass. Mas o “xodó” da marca – com direito a pedestal e tudo – era mesmo o novato Hi-Way. Eleito em votação da imprensa especializada internacional como “Truck of the Year 2013”, o extrapesado para cargas acima de 45 toneladas é oferecido no Brasil com três opções de potência para o motor de 13 litros da FPT Industrial: 440, 480 e 560 cv.

Iveco Hi-Way

MAN TGX 29.480 6X4 - Líder de vendas de caminhões no mercado brasileiro, a MAN/Volkswagen aproveitou a Fenatran para fazer a primeira apresentação do cavalo mecânico MAN TGX 29.480 6X4, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2014. Produzido na fábrica de Resende, no Sul do estado do Rio de Janeiro, o TGX 29.480 já incorpora o novo design das cabines da MAN e é focado em operações rodoviárias de transporte de cargas de médias e altas densidades com PBTC de 57 a 74 toneladas, para longas distâncias. É equipado com eixos traseiros sem redução nos cubos da roda e com capacidade máxima de tração de 80 toneladas. Com seus 480 cv, será o caminhão mais potente da linha no Brasil.

MAN TGX 29.489

Mercedes-Benz Actros 4160 AK SLT -  Produzido na Alemanha, o caminhão extrapesado gigante para 250 toneladas foi o destaque da Mercedes-Benz na Fenatran. Com tração 8X8 e movido por um motor V8 de 598 cv, o Actros 4160 AK SLT é indicado para transporte de cargas indivisíveis e foi adquirido pela paulista Megatranz, maior empresa da América Latina no segmento de transporte terrestre de cargas com peso superior a 100 toneladas. “Com esse veículo, reafirmamos a posição da marca como geradora de soluções para todas as demandas do mercado”, afirmou Joachim Maier, vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz do Brasil. A empresa também anunciou que a plataforma Fleetboard, para gerenciamento de frotas, agora é de série em toda a linha de caminhões da marca.

Mercedes Actros V8

Renault Kangoo Maxi Z.E. - Além de mostrar algumas das múltiplas possibilidades de utilização da renovada linha Master de comerciais leves, a marca francesa aproveitou o evento para fazer um pouco de marketing ecológico. Deu destaque no estande a um dos seis modelos furgão Kangoo Maxi Z.E., movidos a eletricidade, comercializados com a filial brasileira da FedEx, a maior empresa de transporte expresso do mundo. O modelo tem capacidade de transportar até 650 kg de carga e autonomia aproximada de 120 km.

Renault Kangoo Z.E.

Scania R 620 8X4 - A maior novidade era a linha Streamline das cabines rodoviárias G, R e R Highline, com foco na economia de combustível e na oferta combinada de serviços. Mas quem chamou a atenção mesmo foi o “forçudo” R Highline 620 8X4. O extrapesado off-road para cargas indivisíveis é equipado com motor V8 de 620 cv de potência e torque de 306 kgfm – é o mais potente produzido no Brasil. Tem capacidade máxima de tração de 250 toneladas e conta com caixa automatizada Opticruise e freio Retarder.

Scania R Highline 620 8X4

Volvo FH 16 750 - O caminhão mais potente do mundo não poderia deixar de ser um dos destaques da Fenatran 2013. Importando da Suécia, o FH 16 750, com seu motor de 16 litros de 750 cavalos e configuração 8X4, entrega brutais 362 kgfm já em 1050 rpm e é capaz de tracionar até 250 toneladas. “Essa força toda possibilita manter velocidades médias mais altas, mesmo nas subidas, para garantir mais produtividade”, explica Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo. O FH 16 vem com câmbio I-Shift, câmara auxiliar de ré, teto solar, direção elétrica, freios EBS com VEB e Retarder, que alcançam 1.180 cv de potência, suspensão eletrônica traseira ECS, geladeira e lanternas traseiras de leds. 

Volvo F16 750


Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Carta Z Notícias