A Fiat apresentou no Brasil a nova geração do utilitário Ducato, que chega às lojas neste mês de fevereiro. O modelo da marca italiana chega por aqui exatos 12 anos depois de ter chegado à Europa e manteve o mesmo visual com que foi lançado em 2006. Agora, o furgão é o de terceira geração nos dois mercados, só que por lá ele tem, desde 2014, um visual mais moderno. De qualquer maneira, em relação ao modelo que era vendido por aqui até agora, houve uma grande evolução, pois a segunda geração, que era vendida por aqui até agora, era um projeto de 1993. Com a atualização, a Fiat aposta que suas características tendem a melhorar a competitividade no segmento, com mais versatilidade e eficiência.

Fiat Ducato

O Fiat Ducato está maior, mais moderno e tem 13 configurações. São três furgões de carga e duas ambulâncias, chamadas de Cargo, quatro opções de passageiros e outra com acesso para cadeirantes, batizadas de Minibus, duas Multi, destinadas a transformações e ainda uma inédita chassi-cabine, para o segmento de transportes de cargas com implementos. A novidade foi possível devido ao projeto, que incorpora chassi mais largo e para-choque traseiro integrado. Entre os tamanhos de carrocerias, há uma inédita opção extralonga, com 6,35 m de comprimento, disponível nas configurações Minibus e Multi. Os preços começam em R$ 108.500, para a versão chassi-cabine. Ducato Furgão, com chassi curto, médio e longo, parte de R$ 111.190, R$ 121.500 e R$ 126.900, respectivamente. Ducato Multi custa R$ 131.100 com chassi longo e R$ 139.900 com chassi extralongo. Já o Minibus longo sai a R$ 151.900 e o extralongo, a R$ 163.900.

Fiat Ducato

A frente é marcada pelo para-brisa amplo, capô mais curto, para-choque dianteiro grande que se une às molduras laterais e faróis em posição mais alta e bem volumosos. Na lateral, frisos protetores aparecem por toda a extensão e novas guias de deslizamento na parte superior facilitam o movimento da porta deslizante. As maçanetas têm novo desenho que, segundo a fabricante, são indicadas para serem abertas tanto com a mão direita quanto com a esquerda. Para-choques traseiros integrados nas laterais e com plataforma metálica antideslizante também ajudam o acesso à área de cargas e as portas traseiras têm frisos na parte inferior para proteção contra choques e podem ser abertas até 270°, além de serem mais altas. Já o piso é mais baixo, a 47,4 cm do solo.

Fiat Ducato

Em relação às medidas, o Ducato é 16 cm mais longo nas versões com entre-eixos curto, 26 cm maior nas de entre-eixos médio e tem 34,5 cm a mais nos de medida longa. Já altura subiu até 10 cm na carroceria com teto baixo e 5 cm com teto alto. A largura foi ampliada em 6 cm na parte central, 7 cm na parte traseira e 9 cm na parte frontal. As alterações possibilitaram um aumento de 15% na capacidade volumétrica da área de carga e um peso máximo 250 kg maior nas versões envidraçadas, Multi e Minibus – chegam a 3.750 kg. 

Fiat Ducato

O para-brisas ampliado melhorou a visibilidade, aliado a um novo desenho de janela lateral. Há também sistema de câmara de ré disponível. E a Fiat promete redução de 5 dB de ruídos no habitáculo, em função de alterações nas suspensões, no motor, na carroceria, nos materiais e no tratamento isolante acústico. Volante com opção de comandos de áudio, quadro de instrumentos com computador de bordo multifuncional e painel dividido em módulos são alguns dos itens que a marca valoriza, além de caixa de ar-condicionado redimensionada e difusores mais bem distribuídos, com condensador maior, para melhorar a climatização.

Fiat Ducato

No conjunto mecânico, o câmbio ganhou a sexta marcha e o propulsor 2.3 turbodiesel, o mesmo de antes, passou por algumas evoluções para ficar mais vigoroso e eficiente. Ganhou 3 cv de potência e 0,5 kgfm de torque, resultando agora em um total de 130 cv a 3.600 rpm e 32,7 kgfm a 1.800 giros. Com as novidades, a Fiat promete uma redução de até 10% no consumo de diesel em relação ao modelo anterior. Fato que, somado ao aumento de 10 litros no tanque de combustível, agora capaz de levar 90 litros, pode fazer a autonomia do Ducato 2018 subir de modo significativo. O motor é equipado com o sistema EGR, que recircula os gases de escape e se adequa às normas estabelecidas pela Proconve L6/Euro 5, dispensando a utilização do Arla 32 e reduzindo o custo.

Fiat lança nova geração do Ducato no Brasil

A suspensão dianteira do Ducato tem rodas independentes e travessa completamente nova presa à carroceria. A traseira recebeu molas fixadas à carroceria e tem eixo rígido e molas longitudinais calibradas de acordo com cada versão e o tipo de uso. Graças às mudanças promovidas, a marca italiana estima em 30% a redução no desgaste dos pneus – mais uma vez, com foco no barateamento da manutenção, algo bastante valorizado nos veículos comerciais. Controles eletrônicos de tração e de estabilidade também estão entre os itens disponíveis, além de freios a disco nas quatro rodas e assistente para partida em rampas.


Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação