Setembro marca o mês em que a Ford lança a nova linha de um de seus maiores sucessos no mercado nacional, o EcoSport, considerada o primeiro SUV urbano produzido no país. Derivado da linha Fiesta, um sucesso mundial, o EcoSport teve grande aceitação entre a classe média, que procurava um jipinho confortável e de grande design.

O novo Ecosport tem tudo para fazer sucesso entre seus novos clientes que já gostavam do carro desde 2003, seu lançamento, até os que querem um SUV compacto, de uso urbano, mas que se dê muito bem em qualquer terreno, em caminhos de praia e que até se arrisque a ultrapassar riachos. O novo EcoSport cumpre os desafios, vai bem na cidade, vai bem no off-road, até arrisca a se dar bem na água e em terrenos mais selvagens, sem deixar o conforto de lado.

Agora, o novo Ecosport chega na versão de entrada FreeStyle 1.6 16v. Em comunicado da Ford, o novo EcoSport tem preço inicial sugerido de 53.490 reais, enquanto a Freestyle custará 59.990 reais e a top de linha, Titanium 2.0, 70.190 reais. Agora é uma alternativa que passará a ser a de seguro mais barato no mercado e também a de preço mais barato no mercado, pelo menos R$ 20.000,00 a menos do que os importados Hyundai ix35, Kia Sportage e Mitsubishi ASX, seus concorrentes diretos. Seu principal concorrente nacional será o Renault Duster, cujo preço começa em 48.170 reais, mas que não tem as opções que o novo EcoSport terá.

A primeira novidade do EcoSport é que ela deixa de ser apenas nacional para ser também mundial. Continua com produção na Bahia e será montada na China, na Índia e na Tailândia, uma forma de baratear custos e fazer com que a produção seja maior para os outros países. Aqui no Brasil a produção será apenas para mercado interno.

O Design

Novo Ford EcoSport

Impressiona a mudança de design do novo EcoSport. Agora, as linhas quadradas deram vez à nova tendência do segmento, com linhas grandes e angulosas e novos desenhos. Os faróis se estreitaram, agora têm feixes de leds de iluminação diurna e acompanham o desenho de capô à para-lamas em parábola, causando efeito imponente. Os faróis de neblina seguem a tendência de serem embutidos e a grade dianteira tem desenho novo em três partes.

Nova Ecosport

As linhas do teto, coluna e capô se integram de forma suave e a traseira dá a impressão de ser mais alta, já que o vidro é menor e há uma máscara escura por todo o perímetro da janela, um visual muito semelhante ao Land Rover Evoque, a principal inspiração para o modelo. O conjunto é equilibrado, sóbrio e ousado também, com linhas charmosas. O carro ficou mais musculoso, mas também mais aerodinâmico. As opções de cores são grandes, dois tons de prata, grafite, branco, preto, vermelho e azul e a cor de lançamento, o Laranja Havana.

Motorização

A começar pela versão de entrada, a FreeStyle, o motor apresenta ótimo desempenho, com motor Sigma 1.6, 16 válvulas, que tem potência máxima de 110 cavalos à gasolina ou 115 à álcool, é feito em alumínio e mais leve que o do EcoSport anterior, tem a tecnologia Ford Rocam de 8 válvulas.

Motor nova Ecosport

O funcionamento é silencioso, sem muita vibração, mesmo quando em solo urbano e a aceleração máxima é exigida. O uso fora de estrada também é silencioso, e é onde o motor se mostra muito dinâmico e com bom torque. A Ford divulga as velocidades máximas, velocidade máxima limitada eletronicamente em 180 km/hora, faz de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos (gasolina) e 12,4 (álcool) e consumo médio urbano de 7 km/l (álcool) e 10,2 km/l (gasolina) e de 8,4 km/l (álcool) e 12,2km/l (gasolina) na estrada.

O câmbio do novo EcoSport é manual, de cinco velocidades. Sem sustos, o câmbio tem engates precisos e tem um uso mais esportivo com as mudanças manuais. Não há a opção de uma caixa automática.

Experiência de Uso

A dirigibilidade do EcoSport acerta no tamanho da direção, que é confortável e não exige esforço. Os comandos de música e telefone estão do lado esquerdo, o que facilita o acesso do motorista. Além disso, o volante é muito firme, principalmente em velocidades altas.

Interior nova Ecosport

A suspensão é rígida sem ser dura demais. Outra decisão acertada foi o assistente de partida em rampa, em que o freio fica acionado entre 2 e 3 segundos, tempo suficiente para tirar o pé do freio e acelerar sem que o carro volte para trás. O controle de estabilidade e de tração, que fica acionado o tempo todo, dá sempre a sensação de que o carro se segura bem nas curvas mais rápidas nas situações mais radicais.

Painel nova Ecosport

Conforto

Outra coisa que mudou bastante, agora bem melhor do que o primeiro modelo de 2003 é a questão conforto. Agora, o novo EcoSport tem bom acabamento, comandos bem posicionado e painel completo de boa visualização, com interior satisfatório. O ar condicionado faz um pouco de barulho, mas nada que interfira no conforto de modo geral. Além disso, o sistema de conectividade é simples, sendo fácil sincronizar player e telefone.

Interior nova Ecosport

São vários acessórios para o motorista, dentre eles, porta-volumes, tomada USB, duas tomadas USB de 12 volts (na frente e no banco de trás) e descansa-braço direito para o motorista (infelizmente o passageiro não possui esse item, o que causa estranhamento).

Interior nova Ecosport

O ponto negativo fica para a falta de luz no porta-luvas e de alça para segurar as mãos. O porta malas é discreto e tem capacidade de 362 litros. Os itens de tecnologia são bons, contando com computador de bordo completo, sistema Key Less para abertura de portas e partida sem chave, sensor de estacionamento com aviso sonoro e grafismo de distância no retrovisor, sensor de chuva e acendimento automático de faróis.

Porta malas nova Ecosport

Segurança

Seguindo o modelo europeu, o novo EcoSport tem pacote completo, freios ABS, air bag duplo na frente, dois laterais e dois tipo “cortinas”, apoios de cabeças em todos os bancos, controle de estabilidade e tração, com acionamento no painel digital. Carro ágil, firme e transmite segurança.

Vídeo

Confira o vídeo, onde mostra o novo EcoSport em vários ângulos e mais detalhes do seu interior:

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