A Honda confirmou mais uma tragédia fatal envolvendo falha nos airbags produzidos pela empresa Takata. O caso ficou conhecido como “airbags mortias” justamente por ter causado outras mortes por falha no sistema que justamente deveria proteger e reduzir as chances de fatalidade em casos de acidentes com carros.

Airbags mortais: mais uma morte registrada por falha no sistema de segurança

De acordo com as informações que forma confirmadas pela empresa e repercutidas pela imprensa internacional, a vítima é um homem que não estava trafegando. Na verdade, ele estava reparando um Accord 2001 quando o airbag estourou. O caso teria acontecido em junho de 2016 na Flórida, nos Estados Unidos, mas somente agora foi confirmada que a morte realmente está relacionada com as falhas nos airbags.

O defeito que acabou se replicando em milhares de equipamentos distribuídos para as mais variadas montadoras ao redor do planeta faz com que o equipamento seja corrompido. No caso, a quantidade de tempo que o dispositivo responsável pelo acionamento do airbag fica exposto ao calor e a unidade começa a trincar. Quando ele precisa ser utilizado, a abertura acontece de uma forma muito mais violenta do que deveria, atirando estilhaços de metal contra os ocupantes do carro.

Apesar deste caso não ter acontecido depois de uma batida do veículo, o que foi o caso da grande maioria das fatalidades envolvendo os airbags mortais, a morte vai entrar para a conta e deve causar mais um processo contra a Takata.

Airbags mortais: mais uma morte registrada por falha no sistema de segurança

A Honda confirma que o Accord que estava passando por uma manutenção no momento do incidente realmente era um dos mais de 300 mil carros que foram englobados no grande programa de recall que atingiu as montadoras que compravam os sistemas de segurança da Takata.

Neste caso, a montadora confirma que encontrou dificuldade para fazer com que os motoristas realmente levassem os seus carros para reparo. Este é um problema que costuma acontecer com uma certa frequência quando o recall atinge carros que já foram lançados há alguns anos. A montadora afirma que enviou mais de 12 notificações para os proprietários, mas eles nunca atenderem aos chamados para levar o carro para troca do airbag.

Recentemente a Takata entrou com pedido de recuperação judicial e deverá pagar cerca de US$ 1 bilhão para compensação de fabricantes e vítimas de acidentes relacionados ao defeito.